Novo Citroën C3 é registrado no Brasil e pode estrear novidade no hatch
O novo visual do Citroën C3 foi registrado pela marca francesa no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Apesar do pedido de patente ser dividido em peças, conseguimos identificar que se trata do C3 europeu, que já é vendido no Velho Continente até em versões híbridas e elétricas.
Para quem não está familiarizado, o registro no INPI é mais que apenas um registro, mas uma primeira intenção da marca de trazer o veículo para o nosso mercado. Com a patente, a Citroën evita que outra montadora consiga utilizar a linguagem visual em outro carro.
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Em termos de porte, o C3 não se diferencia tanto do atual, com altura um pouco maior do solo (quase um SUV), ondulações nas folhas das portas. No entanto, não tem como notar que o esse C3 já vem com novo logo da Citroën.
Assim, o hatch pode ser o primeiro a estrear a nova linguagem do duplo Chevron, que foi atualizado em 2022, enquanto o Brasil seguiu com o antigo de 2016, até mesmo nos recentes lançamentos, como C3 Aircross e Basalt. Curiosamente apenas a chave mesmo ganhou a atualização do logotipo.
Um olhar mais atento vai notar uma preocupação maior em formas no para-choque dianteiro e acabamento. A grade frontal recebe o logo e liga os dois faróis, que são de LED na Europa.
Na traseira, a peça da lanterna é parecida com o que já temos, mas traz um desenho interno diferente e traz iluminação de LED. Ambas são ligadas por uma barra preta. Tanto para-choque traseiro quanto parte da tampa do porta-malas recebem formas mais abauladas, tudo para dar um ar de músculos para o hatch.
Por dentro, como a proposta do C3 também é de ser um carro “popular” na Europa, o acabamento é mais simples. Mesmo assim, o hatch europeu recebe maior diversidade de materiais, ainda que rígidos. No Brasil, a finalização do interior deve ser mais simples.
Mesmo assim, o volante abandona o formato totalmente redondo para ter as bases achatadas. Outro detalhe curioso é que o painel de instrumentos é basicamente uma área estreita na porção superior do painel, ao que já vimos no New Honda Civic da oitava geração.
Na versão mais básica, o C3 europeu recebe o motor 1.2 turbo, que para o grupo Stellantis na Europa é como se fosse o novo T200, o qual oferta até 130 cv e 20,4 kgfm de torque. Já no 1.2 aspirado a potência é de 100 cv.
Assim como em Fiat Pulse e Fastback, o C3 também tem versão híbrida, mas com sistema elétrico de 48V que oferta até 28 cv, enquanto por aqui é de 12V. Ainda há a versão elétrica que oferta 135 cv e uma autonomia no ciclo europeu de até 320 km.
Para o Brasil, ainda não há previsão de chegada para um novo Citroën C3. A última atualização foi o lançamento da versão You!, a única com motor T200 da linha C3.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.