Citroën C3 YOU! 2025: testamos o consumo do hatch na cidade e estrada
O Citroën C3 YOU! surgiu quase como um Oasis em meio à linha do hatch compacto. Afinal, é o único com motor turbo e câmbio automático do modelo. Mas como tudo tem um preço, o compacto é oferecido atualmente por R$ 103.990, um salto de mais de R$ 13.000 para as versões convencionais.
Lançado em agosto de 2024, o C3 YOU! chegou com outra proposta. Em vez do hatch com acabamento básico, focado em consumo com motor aspirado, a versão topo de linha do C3 tem 55 cv a mais de potência e quase 10 kg a mais de torque que a anterior. Diferença grande.
Você tambem pode se interessar por:
- Citroën C3 não pode carregar nada no teto, nem puxar carga; entenda
- Citroen C3 2025 abandona velho 1.6 para ser turbinado igual ao Fiat Pulse
- Avaliação: Citroën C3 2023 mostra se aguenta o tranco em teste de 1.200 km
- Novo Citroën C3: o que o modelo europeu tem que queríamos no nosso
Pois foi exatamente essa versão que a Mobiauto testou. O objetivo é ver se o motor Turbo200 faz tanta diferença assim no consumo do C3 YOU!.
Citroën C3 YOU! 2025 – consumo
O perfil de consumo do C3 YOU! é bem diferente dos irmãos de linha. Tanto que o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro atesta um consumo de 7,8 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada com etanol e 11 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada com gasolina.
No nosso teste, rodamos 578,1 km no ciclo rodoviário (sempre com gasolina) com quase um tanque de combustível e sempre com o ar-condicionado ligado. Após o abastecimento, podemos aferir o gasto de 13,5 km/l na estrada.
Já no ciclo urbano, o repórter Lucas Frasson rodou 125,4 km em diferentes tipos de tráfego, do mais travado com trânsito carregado até o mais fluído. Sendo assim, o C3 YOU! fez 10,9 km/l na cidade. Com isso, o hatch superou as expectativas na estrada e praticamente o mesmo desempenho na cidade que o apontado pelo Inmetro.
Citroën C3 YOU! 2025 – Desempenho
O câmbio automático de sete marchas simuladas dá uma boa segurada no C3 You, mas o torque entregue a 1.750 rpm vai permitir acelerações e ultrapassagens sem problemas. Afinal, o C3 You! tem apenas 1.115 kg em ordem de marcha.
Mas caso você queira apimentar ainda mais a condução, o C3 You! ainda tem o modo Sport. Uma pena que a suspensão do tipo McPherson na dianteira e eixo de torção não sejam preparadas para uma tocada mais esportiva de fato. Os ângulos de ataque, saída e altura do solo são dignos de um SUV e a calibração do amortecimento deixa o hatch mais instável em velocidades mais altas.
Apesar de estarem no mesmo grupo (Stellantis), o Peugeot 208 (Allure e GT) com o motor turbo oferece uma direção mais direta, com respostas mais rápidas. Mesmo assim, o C3 YOU! aproveita bem os até 130 cv disponíveis e os 20,4 kgfm de torque.
Citroën C3 YOU! 2025 – Concorrentes
- Peugeot 208 Allure – R$ 113.990
- VW Polo Sense – R$ 107.890
- Chevrolet Onix AT Turbo – R$ 104.690
- Hyundai Hb20 Comfort Plus Tech – R$ 117.510
Citroën C3 2025 – Preços e versões
- Citroën C3 Live 1.0 MT – R$ 80.700
- Citroën C3 Live Pack 1.0 MT – R$ 88.900
- Citroën C3 Feel 1.0 MT – R$ 91.600
- Citroën C3 YOU! – R$ 103.900
Citroën C3 YOU! 2025 – Ficha técnica
- Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três
cilindros em linha, turbo, flex, injeção direta
Potência: 125/130 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol)
Torque: 20,4 kgfm a 1.750 rpm (gasolina/etanol)
Câmbio: automático do tipo CVT com 7 marchas simuladas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 8,5/8,4 segundos (gasolina/etanol)
Velocidade máxima: 194/192 km/h (gasolina/etanol) - Citroën C3 You! 2025 (Inmetro): 7,8 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada com etanol e 11 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada com gasolina
- Dimensões: 3,98 metros de comprimento, 1,58 m de altura, 2,01 m de largura e 2,54 m de entre-eixos, 315 litros de porta-malas e 47 litros de tanque de combustível
Citroën C3 YOU! – Itens de série
- Câmbio automático CVT de sete marchas, com trocas sequenciais e três modos de condução
- Citroën Connect Touchscreen de 10,25” com Android Auto e Apple Carplay sem fio com comandos no volante
- Controle de tração e estabilidade com assistente de partida em rampa
- Três entradas USB
- Chave canivete
- Luzes de condução diurna (DRL) com leds
- Seis alto-falantes
- Ar-condicionado
- Direção elétrica
- Câmera de ré
- Monitoramento de pressão dos pneus
- Indicador de troca de marcha
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Retrovisores elétricos
- Vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch
- Rodas de 15” de liga leve escurecidas com pneus 195/65
- Travas elétricas com acionamento por telecomando da chave
- Alarme
- Bocal do combustível com destravamento elétrico
- Barras longitudinais no teto
Os testes de consumo feitos pela Mobiauto são realizados após abastecimento sempre no mesmo posto e bomba de combustível. O resultado é aferido com o cálculo de distância percorrida versus a quantidade de litros abastecido na bomba.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.