Nova Ram 1200 será a picape mais potente já fabricada no Brasil

Novata terá novos motores a disposição para se posicionar acima da Toro na prateleira da Stellantis, com opções 2.0 turbo a gasolina 2.2 diesel
Renan Bandeira
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02.03.2023 às 11:17 • Atualizado em 19.06.2023
Novata terá novos motores a disposição para se posicionar acima da Toro na prateleira da Stellantis, com opções 2.0 turbo a gasolina 2.2 diesel

O mercado de picapes está aquecido, e a categoria ensaia até um duelo com os SUVs neste ano. Após as apresentações de Chevrolet Montana e Ford F-150, um dos lançamentos mais esperados para 2023 agora é o da Ram Rampage  - novo produto da Stellantis que cobrirá a lacuna entre Fiat Toro e Ram 1500.

A nova picape usará a plataforma Small Wide 4x4 LWB, mesma base de Fiat Toro e os Jeep Renegade, Compass e Commander. Ou seja, diferente das irmãs maiores 1500, Classic, 2500 e 3500, a novata terá estrutura em monobloco e não cabine sobre chassi.

Mas não se engane pensando que será apenas uma Toro com emblema do carneiro. Afinal, a Rampage carregará todos os traços visuais que as Ram apresentam e deve ganhar um acabamento interno mais requintado para ficar sob o guarda-chuva da marca, além de motores mais fortes que os 1.3 turboflex e 2.0 turbodiesel usados pela prima da fabricante italiana.

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Motorização Ram Rampage

A nova Ram Rampage trabalhará com duas motorizações, como a Mobiauto já contou neste outro artigo, sendo uma delas 2.0 turbo diesel, para as versões mais básicas, que entrega 170 cv de potência e 38,8 kgfm de torque.

Enquanto as configurações de topo serão empurradas pelo mesmo motor turbo a gasolina presente no Jeep Wrangler tendo nada mais nada menos que 270 cv de potência e 40,8 kgfm de torque . Nos dois casos, teremos o gerenciamento feito por uma caixa automática de nove marchas da ZF, com opção de tração 4x4, bloqueio de diferencial e reduzida.

E é o motor com centelha que fará da Ram Rampage a mais potente picape já fabricada no Brasil. Ela supera não só Chevrolet S10 e Mitsubishi L200, seja com usina flex ou diesel, mas até a Dodge Dakota montada por aqui na virada do século, que tinha um V8 5.2 de 232 cv de potência e 40 kgfm de torque - e que foi o veículo mais potente do nosso mercado em sua época, além de o último V8 nacional.

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Vale lembrar que as picapes médias Volkswagen Amarok, Toyota Hilux, Ford Ranger, Nissan Frontier e Ford Maverick, não são produzidas no Brasil - e mesmo que fossem não ultrapassariam os números que a Ram 1200 deve alcançar com a usina a gasolina. As Ram 1500, Classic, 2500 e 3500, e a Ford F-150, que são mais potentes, também são importadas.

A produção em pré-série da nova Ram começa em maio deste ano. Assim, o lançamento deve ocorrer entre o segundo e o terceiro trimestres de 2023. 

Os valores da picape não devem começar a menos de R$ 300.000, podendo chegar a R$ 400.000 nas versões mais caras.

Projeções: Kleber Silva/@kdesignag 


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