VW Taos sem camuflagem é um T-Cross tamanho G ou um mini-Tiguan?

Projeção do Overboost BR mostra como deve ficar o visual do SUV médio.
LF
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07.10.2020 às 09:00
Projeção do Overboost BR mostra como deve ficar o visual do SUV médio.

A Volkswagen vai apresentar mundialmente na noite da próxima terça-feira (13) o Taos, SUV compacto-médio que será lançado no Brasil no primeiro semestre de 2021 para brigar com o Jeep Compass. A produção será na Argentina, de onde o modelo virá importado ao Brasil.

A fabricante já mostrou como será o visual do modelo, embora ainda sob efeitos de uma camuflagem leve que mescla faixas azuis e pretas. Coube aos colegas do @overboostbr e do canal De Carona com o Leandro desvelar os traços do novo SUV por completo.

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Nesta projeção, o modelo enfim exibe seus traços sem confusões. E, conforme apontado pela Mobiauto, ele terá dianteira inspirada nos primos menores T-Cross e Nivus, com uma frente bicuda e grade que se afina do centro para os cantos.

Projeção do Overboost BR mostra como deve ficar o visual do SUV médio sem qualquer tipo de camuflagem. Apresentação será daqui a uma semana

No entanto, as divisórias das entradas de ar tanto superior quanto inferior são em colmeia. A tomada inferior, aliás, é bem ampla e deixa o para-choque dianteiro com um grande e talvez exagerado recorte. 

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Já os faróis, levemente afilados na parte interna e com luzes diurnas em LED na forma de L, remetem ao facelift do irmão maior Tiguan, que ainda não chegou ao Brasil (a previsão é que isso aconteça no ano que vem). 

Projeção do Overboost BR mostra como deve ficar o visual do SUV médio sem qualquer tipo de camuflagem. Apresentação será daqui a uma semana

Nas laterais, destaque para as rodas com cinco raios em forma de Y, outra solução própria do Taos sul-americano. Na projeção, Aspromonte imaginou como será o desenho delas com acabamento bicolor diamantado.

Já traseira conversa muito mais com o chinês VW Tharu, de quem o Taos deriva diretamente, trazendo desenho idêntico para lanternas e tampa do porta-malas. Mas a base do para-choque e as lanternas possuem arranjos internos exclusivos, com guias de LED que formam assinaturas de flechas. 

Aqui, também há mais proximidade com o Tiguan que com o T-Cross. Mas, afinal, ele se parece mais com qual dos dois SUVs os quais se posicionará de maneira intermeriária? O público irá dizer ao longo dos próximos meses.

Projeção do Overboost BR mostra como deve ficar o visual do SUV médio sem qualquer tipo de camuflagem. Apresentação será daqui a uma semana

Construído sobre a plataforma MQB-A, a mesma de Golf, Jetta e Tiguan, o Taos será comercializado no Brasil com motorização única: 1.4 TSI turboflex de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque com qualquer combustível, aliado a câmbio automático de seis marchas e com tração sempre dianteira.

É um propulsor desatualizado em relação ao mercado norte-americano, onde o SUV estreará um propulsor 1.5 TSI a gasolina de 160 cv (o torque ainda não foi divulgado), com caixa automática de oito velocidades, ou ainda com opção automatizada de dupla embreagem de seis marchas com tração integral.

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Voltando a falar da América do Sul, por aqui sua gama de versões será enxuta, formada provavelmente apenas pelas opções Comfortline e Highline, assim como o Nivus. Com isso, o modelo deve se posicionar na faixa de R$ 130 mil a R$ 150 mil.

Projeção do Overboost BR mostra como deve ficar o visual do SUV médio sem qualquer tipo de camuflagem. Apresentação será daqui a uma semana

Em termos de porte, o VW Taos terá 4,47 metros de comprimento, 1,84 m de largura e 1,62 m de altura. Será, respectivamente, 6 cm e 2 cm maior que o Jeep Compass nas duas primeiras dimensões, e 1,5 cm mais baixo na terceira.

Sua distância entre eixos de 2,68 m vem herdada do sedan Jetta e é aproximadamente 5 cm mais comprida que a do Compass. Seu volume de porta-malas de 455 litros também supera o do futuro rival, por 45 litros.

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Entre os principais itens de série, além dos faróis full-LED, estarão seis ou sete airbags, assistente autônomo de estacionamento, controle de cruzeiro adaptativo com frenagem autônoma emergencial, quadro de instrumentos 100% digital de 10,25 polegadas e central VW Play de 10 polegadas, que trará conexão com internet e central de apps.

Projeção do Overboost BR mostra como deve ficar o visual do SUV médio sem qualquer tipo de camuflagem. Apresentação será daqui a uma semana

Porém, no Taos, o sistema de entretenimento integrará carregador de celular sem fio, elemento que aparece no primeiro teaser do VW Play, mas não foi inserido nem no Nivus nem na linha 2021 do T-Cross. Caberá ao SUV maior estreá-lo.

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