VW Polo Track: projeção mostra como pode ficar a futura versão

Polo Track: veja como deve ficar o novo hatch de entrada da VW.
Renan Bandeira
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16.09.2020 às 15:00
Polo Track: veja como deve ficar o novo hatch de entrada da VW.

 Conforme divulgado em primeira mão pela Mobiauto na última segunda-feira (14), a Volkswagen deverá produzir três novos modelos em Taubaté (SP). Um deles será o facelift do Polo, em compartilhamento com São Bernardo do Campo. O outro, o inédito Polo Track, a ser fabricado exclusivamente no local. 

O modelo não é novidade por aqui: trata-se de uma nova variante do Polo atual, só que com uma lista de itens de série muito enxuta, o que fará dele o veículo de entrada da marca no Brasil para o varejo, em substituição a Gol, Fox e Up!.

O inédito Polo Track tem boas chances de seguir com o visual da geração atual do Polo, sem receber a reestilização da linha Polo e Virtus 2022/23. Mas deve receber  novidades estéticas. 

Esta projeção de Kléber Silva, do Instagram @kdesignag, faz uma livre interpretação de como seria o seu visual. Baseado nas antigas versões Track e Gol e Up!, Silva prevê um Polo Track com apliques pretos nas caixas de rodas e pára-choques. 

Além disso, é esperado que o modelo conte com motor 1.0 MPI de três cilindros, naturalmente aspirado, que gera 75/84 cv de potência e 9,7/10,4 kgfm de torque (gasolina/etanol), aliado a câmbio manual de cinco marchas.

A produção do modelo em Taubaté faz parte do acordo entre Volkswagen e os sindicatos dos trabalhadores das sedes de São Bernardo do Campo (SP), São Carlos (SP), Taubaté (SP) e São José dos Pinhais.

Veículo será produzido em Taubaté (SP) e deve chegar ao mercado nacional em 2022 para ser o veículo de entrada da marca

O acordo foi aprovado por trabalhadores da planta de São Bernardo do Campo na última terça-feira (15), e deve ser votado nas demais unidades nos próximos dias.

Os acordos variam entre os complexos, uma vez que os sindicatos trabalharam detalhes com base na realidade de seus representados. No entanto, a base da proposta é a mesma:

  • PDV (plano de demissão voluntária) com adição de até 20 salários à tabela base;
  • extensão dos regimes de layoff;
  • extensão da redução de jornada com pagamento parcial de salários e 13º;
  • reajustes salariais apenas pela inflação e PPR (plano de participação em resultados) sem ganho real caso a produção da empresa no país não supere o mínimo de 580 mil unidades anuais, também com reajustes seguindo apenas a inflação.

Em troca, a empresa garante cinco anos de estabilidade aos funcionários remanescentes, e descongela investimentos previstos para o país e que foram paralisados devido à pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a apuração de Mobiauto, o principal candidato a terceiro produto previsto para Taubaté é o projeto A0 SUV ou VW 246, um hatch altinho - com mesmo estilo, só que maior que o Renault Kwid - que pode chegar como real sucessor do Gol, trazendo ainda uma configuração sedan para o lugar do Voyage.

Caso esse projeto não seja levado adiante no momento, quem viria para completar a gama produtiva da fábrica é o Nivus (projeto VW 270 3 CUV), em outro processo de produção compartilhada com São Bernardo do Campo. Todos usariam a plataforma modular MQB.

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