Como é o SUV de luxo da GWM que virá ao Brasil com 480 cv e fazendo 250 km/l

Wey virá ao Brasil para brigar com Audi, BMW e Mercedes-Benz
Renan Rodrigues
Por
24.04.2024 às 11:32
Wey virá ao Brasil para brigar com Audi, BMW e Mercedes-Benz

As marcas chinesas possuem uma dinâmica diferente das ocidentais. Seja no tempo de vida de um visual, que é muito mais curto, seja no fato de praticamente todas serem grandes conglomerados de marcas. A GWM, por exemplo, é como se fosse a Stellantis, enquanto Haval e Ora, que já estão no Brasil, seriam Fiat e Peugeot, digamos.

A GWM também já confirmou a chegada de Tank, dedicada a SUVs off-road premium, além da Poer, que é a marca de comerciais. No entanto, agora, segundo o jornalista Guilherme Fontana, da Revista Quatro Rodas, a Wey, marcade luxo do grupo, fará sua estreia no Brasil.

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Segundo a publicação, o Wey 05 será o responsável pela estreia da marca aqui no Brasil. O modelo, que também é chamado de Wey Coffee 01 na China. No entanto, o nome foi alterado pois a marca entende que o público europeu, onde ele também será vendido, não aceitaria bem o nome.

Vale lembrar que a Wey já registrou um veículo no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Na ocasião, o Macchiato, um SUV com porte de Toyota Corolla Cross teve sua patente protegida pela própria Wey e não pela GWM, que atua no Brasil como marca.

O GWM Wey 05 tem 4,87 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,69 m de altura e enormes 2,91 metros de entre-eixos. Esse porte é próximo do Hyundai Palisade, por exemplo, que chegará ao Brasil este ano com capacidade para oito passageiros.

No interior, o SUV tem acabamento de alto nível e três telas, como nos Land Rover. Uma para o quadro de instrumentos, a segunda é a central multimídia e a terceira é voltada para os comandos do ar-condicionado. Um dos destaques é o sistema de iluminação interna, que promete 256 cores diferentes.

Como é de se esperar, o SUV é muito bem equipado. Há abertura e fechamento elétricos da tampa do porta-malas, câmera 360°, bancos revestidos em Alcantara, head-up display com realidade aumentada, bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, bancos traseiros com aquecimento, teto solar panorâmico, assistente automático de estacionamento e sistemas de condução semiautônoma nível 3.

Consumo de 250 km/l

Um dos destaques do Wey 01 está no consumo de combustível. O modelo é um híbrido plug-in e graças a isso obtém consumo tão relevante, ao menos de acordo com o WLTP. Vale ressaltar que ao acabar a autonomia da bateria, o consumo será muito mais alto.

O conjunto do Wey 01 combina um motor 2.0 turbo com dois motores elétricos para chegar aos 483 cv e 86,3 kgfm de torque. Com tração integral, o modelo faz de 0 a 100 km/h em 5 segundos. O câmbio é automático de nove marchas.

As baterias são de 39,7 kWh, que garantem 146 km de autonomia no modo elétrico. Aliás, as baterias podem ser carregadas com potência de até 50 kW. Segundo a Quatro Rodas, ainda não há data certa para chega ou preço definido.

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