Exclusivo: VW Polo Track será versão basicona para matar Gol, Fox e Up!

Projeto será lançado junto com a reestilização do hatch, no ano que vem.
LF
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14.09.2020 às 13:03
Projeto será lançado junto com a reestilização do hatch, no ano que vem.

Com Renan Bandeira

O acordo da Volkswagen com os sindicatos de suas quatro fábricas no Brasil – São Bernardo do Campo (SP), São Carlos (SP), São José dos Pinhais (PR) e Taubaté (SP) – vai permitir o descongelamento de alguns investimentos previstos pela fabricante e paralisados durante a pandemia do coronavírus.

Segundo apuração exclusiva da Mobiauto, para a fábrica de Taubaté a empresa já teria assegurado a produção de três novos produtos caso o plano de reestruturação seja aprovado.

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Um deles é o compartilhamento da produção do Polo reestilizado com a fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Conforme adiantado por nossa reportagem, o facelift do hatch está previsto para ser lançado no ano que vem, como ano-modelo 2022, junto com o sedan Virtus.

A medida garantiria a estreia da plataforma modular MQB em Taubaté, única da marca no país a ainda não operar com essa matriz. Afinal, atualmente a companhia produz no local os modelos Gol, Voyage, Saveiro e Up!, todos construídos sobre bases mais antigas.

Mais do que isso, Taubaté ficaria responsável com exclusividade pela produção do Polo Track, inédita versão básica do modelo que deve ser apresentada junto com o restante da gama reestilizada, sendo a grande novidade do hatch para a linha 2021/22.

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Ainda não há muitas informações a respeito do Polo Track, mas podemos esperar por uma lista enxuta de equipamentos e uso do motor 1.0 MPI, três-cilindros naturalmente aspirado de 84 cv com etanol, e câmbio manual de cinco marchas.

Deve, inclusive, manter o visual atual do modelo, sem reestilizações ou mudanças no acabamento interno. Segundo dos três produtos prometidos pela VW para Taubaté, o Polo “pé de boi” terá como missão atuar como novo modelo de entrada da Volkswagen no Brasil, substituindo de uma só vez os atuais Gol, Fox e Up!.

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Estes devem morrer até 2022, quando entra em vigor uma nova legislação que obriga controles de tração e estabilidade em todos os automóveis e comerciais leves vendidos no país. Daí a necessidade de oferecer uma versão mais acessível do Polo como substituta.

Porém, enquanto Fox e Up! têm como destino certo a aposentadoria, o futuro do Gol – carro mais vendido na história da indústria automotiva nacional – ainda segue indefinido. 

Isto porque a marca ainda estuda seguir com o projeto A0 SUV ou VW246, um hatch altinho com vão livre do solo generoso e dimensões compactas, aos moldes do Renault Kwid (embora um pouco maior).

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Este modelo ainda misterioso tem boas chances de surgir como nova geração do Gol, trazendo consigo uma derivação sedan. Isto porque Taubaté tem a preferência no acordo para produzir os substitutos de Gol e Voyage.

Se o A0 SUV é candidato a terceiro novo produto da VW em Taubaté, quem concorre com ele é o... Nivus, que também pode ter sua produção compartilhada entre São Bernardo do Campo e a fábrica do interior paulista, segundo apurado pela Mobiauto.

O acordo com os trabalhadores

A Volkswagen propôs um amplo acordo com os sindicatos das quatro fábricas que tem no Brasil (a de São Carlos produz apenas motores). Embora cada complexo tenha negociado detalhes de acordo com a realidade de seus trabalhadores, as bases são as mesmas.

Elas incluem um PDV (plano de demissão voluntária) com adição de até 20 salários à tabela base, extensão dos regimes de layoff, extensão da redução de jornada com pagamento parcial de salários e 13º, reajustes salariais apenas pela inflação e PPR (plano de participação em resultados) sem ganho real caso a produção da empresa no país não supere o mínimo de 580 mil unidades anuais, também com reajustes seguindo apenas a inflação. 

Em contrapartida, os trabalhadores que ficarem teriam estabilidade de emprego garantida por cinco anos. Além disso, a fábrica de São Bernardo do Campo teria prioridade para a produção de uma nova geração da Saveiro, enquanto Taubaté seria escolhida para fazer os novos Gol e Voyage. Já São José dos Pinhais segue credenciada para produzir a picape Tarok.

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