Exclusivo: VW Polo Track será versão basicona para matar Gol, Fox e Up!

Projeto será lançado junto com a reestilização do hatch, no ano que vem, e será produzido exclusivamente em Taubaté (SP)

Imagem de Leonardo Felix

Leonardo Felix

Jornalista

14 de Setembro de 2020 às 19:51

·

Atualizado há 6 dias

Exclusivo: VW Polo Track será versão basicona para matar Gol, Fox e Up!

Imagem de Leonardo Felix

Leonardo Felix

Jornalista

14 de Setembro de 2020 às 19:51

·

Atualizado há 6 dias

Com Renan Bandeira

O acordo da Volkswagen com os sindicatos de suas quatro fábricas no Brasil – São Bernardo do Campo (SP), São Carlos (SP), São José dos Pinhais (PR) e Taubaté (SP) – vai permitir o descongelamento de alguns investimentos previstos pela fabricante e paralisados durante a pandemia do coronavírus.

Segundo apuração exclusiva da Mobiauto, para a fábrica de Taubaté a empresa já teria assegurado a produção de três novos produtos caso o plano de reestruturação seja aprovado.

Leia também: novo VW Gol e picape Tarok só saem do papel com demissões
Leia também: novo Nissan Versa: patinho feio vai virar cisne em outubro 

Um deles é o compartilhamento da produção do Polo reestilizado com a fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Conforme adiantado por nossa reportagem, o facelift do hatch está previsto para ser lançado no ano que vem, como ano-modelo 2022, junto com o sedan Virtus.

A medida garantiria a estreia da plataforma modular MQB em Taubaté, única da marca no país a ainda não operar com essa matriz. Afinal, atualmente a companhia produz no local os modelos Gol, Voyage, Saveiro e Up!, todos construídos sobre bases mais antigas.

Mais do que isso, Taubaté ficaria responsável com exclusividade pela produção do Polo Track, inédita versão básica do modelo que deve ser apresentada junto com o restante da gama reestilizada, sendo a grande novidade do hatch para a linha 2021/22.

Leia também: Radares escondidos passam a ser proibidos no Brasil

Ainda não há muitas informações a respeito do Polo Track, mas podemos esperar por uma lista enxuta de equipamentos e uso do motor 1.0 MPI, três-cilindros naturalmente aspirado de 84 cv com etanol, e câmbio manual de cinco marchas.

Deve, inclusive, manter o visual atual do modelo, sem reestilizações ou mudanças no acabamento interno. Segundo dos três produtos prometidos pela VW para Taubaté, o Polo “pé de boi” terá como missão atuar como novo modelo de entrada da Volkswagen no Brasil, substituindo de uma só vez os atuais Gol, Fox e Up!.

Leia também: Fiat Argo 2021 ganha emblema da Strada, perde versão e fica mais caro

Estes devem morrer até 2022, quando entra em vigor uma nova legislação que obriga controles de tração e estabilidade em todos os automóveis e comerciais leves vendidos no país. Daí a necessidade de oferecer uma versão mais acessível do Polo como substituta.

Porém, enquanto Fox e Up! têm como destino certo a aposentadoria, o futuro do Gol – carro mais vendido na história da indústria automotiva nacional – ainda segue indefinido. 

Isto porque a marca ainda estuda seguir com o projeto A0 SUV ou VW246, um hatch altinho com vão livre do solo generoso e dimensões compactas, aos moldes do Renault Kwid (embora um pouco maior).

Leia também: Kwid encarece e Mobi volta a ser o carro mais barato do Brasil

Este modelo ainda misterioso tem boas chances de surgir como nova geração do Gol, trazendo consigo uma derivação sedan. Isto porque Taubaté tem a preferência no acordo para produzir os substitutos de Gol e Voyage.

Se o A0 SUV é candidato a terceiro novo produto da VW em Taubaté, quem concorre com ele é o... Nivus, que também pode ter sua produção compartilhada entre São Bernardo do Campo e a fábrica do interior paulista, segundo apurado pela Mobiauto.

video - undefined

O acordo com os trabalhadores

A Volkswagen propôs um amplo acordo com os sindicatos das quatro fábricas que tem no Brasil (a de São Carlos produz apenas motores). Embora cada complexo tenha negociado detalhes de acordo com a realidade de seus trabalhadores, as bases são as mesmas.

Elas incluem um PDV (plano de demissão voluntária) com adição de até 20 salários à tabela base, extensão dos regimes de layoff, extensão da redução de jornada com pagamento parcial de salários e 13º, reajustes salariais apenas pela inflação e PPR (plano de participação em resultados) sem ganho real caso a produção da empresa no país não supere o mínimo de 580 mil unidades anuais, também com reajustes seguindo apenas a inflação. 

Em contrapartida, os trabalhadores que ficarem teriam estabilidade de emprego garantida por cinco anos. Além disso, a fábrica de São Bernardo do Campo teria prioridade para a produção de uma nova geração da Saveiro, enquanto Taubaté seria escolhida para fazer os novos Gol e Voyage. Já São José dos Pinhais segue credenciada para produzir a picape Tarok.

Talvez você também se interesse:

8 Carros automáticos 0 km de até 70 mil
SUVs novos de até 70 mil
10 Melhores carros com motor turbo de até 100 mil
5 SUVs usados de até 50 mil

Veja mais fotos do carro:

Comentários

Outras notícias

Notícias de Lançamentos que possam te interessar

Lançamentos

Fiat Argo 2021 ganha emblema da Strada, perde versão e fica mais caro

Linha 2021 do hatch terá emblema herdado da nova picape e parte de R$ 54.000

Lançamentos

Avaliação: novo Peugeot 208 1.6 tem chance contra Onix, HB20 e Polo?

Testamos a versão Griffe, a mais completa (a cara) da nova geração do hatch

Lançamentos

Novo Peugeot 208 2021: preços, versões e equipamentos

Novo Peugeot chega a partir de R$ 74.990, confira versões, preços e itens de série de todas as versões.

Lançamentos

Novo Renault Sandero surge com jeitão de Polo e motores 1.0 e 1.3 turbo

Terceira geração de Sandero, Logan e Stepway foi revelada. Veja quando chega ao Brasil.

Outras notícias

Notícias de Lançamentos que possam te interessar

Lançamentos

Fiat Argo 2021 ganha emblema da Strada, perde versão e fica mais caro

Linha 2021 do hatch terá emblema herdado da nova picape e parte de R$ 54.000

As últimas notícias

Novidades, eventos, avaliações e muito mais

Comparativo

Novo Peugeot 208 de entrada ou Chevrolet Onix e Hyundai HB20 de topo?

Comparamos design, espaço, desempenho, consumo e equipamentos do Novo Peugeot 208, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix, confira.

Lançamentos

Nova Fiat Toro: motor turbo de 180 cv, cluster em 3D e central gigante

Projeção do Overboost BR mostra como ficará a picape reestilizada na linha 2022

Lançamentos

Honda WR-V 2021 tem mesma cara, mas enfim ganha ESP e nova versão

Aventureiro mudou pouco no visual, mas expandiu gama e ganhou itens essenciais de segurança.

Lançamentos

Novo VW Taos: saiba tudo sobre o SUV que ficará entre T-Cross e Tiguan

VW Taos, esse é o nome do novo rival do Jeep Compass no Brasil

As últimas notícias

Novidades, eventos, avaliações e muito mais

Comparativo

Novo Peugeot 208 de entrada ou Chevrolet Onix e Hyundai HB20 de topo?

Comparamos design, espaço, desempenho, consumo e equipamentos do Novo Peugeot 208, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix, confira.