Moto Morini inicia montagem no Brasil e estreia no Festival Interlagos

Nova marca italiana inicia montagem no Brasil, com expectativa de figurar entre as 10 mais vendidas do país em três anos
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15.05.2025 às 03:16
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Nova marca italiana inicia montagem no Brasil, com expectativa de figurar entre as 10 mais vendidas do país em três anos

A tradicional fabricante italiana Moto Morini iniciou oficialmente a montagem de suas primeiras motos no Brasil na última quarta-feira (07). A operação teve início na fábrica do Grupo DBS, localizada no Polo Industrial de Manaus (AM). A marca tem a expectativa de figurar entre as 10 maiores em emplacamentos no país nos próximos três anos.

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Gunther Hofstatter, diretor de Vendas e Pós-Vendas da Moto Morini Brasil, destacou a importância deste momento para o mercado brasileiro de duas rodas. "Esse é um marco extremamente relevante para os motociclistas e o mercado de duas rodas brasileiro. Representa o renascimento da escola italiana de motos no nosso país — uma escola de vanguarda, que criou os conceitos de luxo, estilo e performance, e que, por muitos anos, não esteve completamente suportada e abastecida no nosso país", afirmou.

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A escolha da Zona Franca de Manaus para a instalação da fábrica foi estratégica. "É o mercado de maior relevância, é onde a estrutura fabril e industrial se coloca, onde a mão de obra se instala, e com isso conseguimos trazer cada vez mais competitividade nos nossos preços e agressividade nas nossas produções, para que a gente consiga abastecer o mercado brasileiro da forma que ele merece", explicou Gunther.

O projeto da Moto Morini no Brasil vem sendo estruturado há pelo menos dois anos. "Não nos vemos como uma engrenagem isolada, mas como parte de um ecossistema composto por fornecedores, concessionários, cadeias de suprimento e clientes. Estamos aqui com um projeto de longo prazo, trazendo o melhor em design, luxo e performance para o consumidor brasileiro", acrescentou.

A chegada da marca ao Brasil não foi simples. Gunther relembra que o caminho até Manaus foi cheio de obstáculos. "O mercado brasileiro não é para amadores. Enfrentamos desafios que vão desde a comunicação com a matriz, passando por barreiras culturais e linguísticas, até as exigências burocráticas e técnicas para homologação dos veículos e adaptação ao nosso combustível", explicou.

Um dos grandes aprendizados, segundo ele, foi perceber que o motociclista brasileiro busca mais do que locomoção. “Ele busca uma experiência, uma imersão em uma cultura. É isso que queremos oferecer: a entrada para a família Moto Morini, com toda a herança italiana que isso carrega”, comentou Gunther.

O modelo escolhido para o início da produção é o CKD (Completely Knocked Down), no qual as motos são montadas localmente a partir de kits importados. A estratégia visa garantir competitividade e adaptação técnica.

“O modelo CKD demonstra que a Moto Morini veio para ficar. Ele permite não só preços mais agressivos como também a adaptação do produto às nossas condições, como o tipo de combustível e o clima. Já começamos com uma boa parcela de componentes nacionalizados, e isso vai aumentar com a entrada de modelos de menor cilindrada, como os de 350cc e 450cc”, detalhou.

A marca tem um plano robusto para conquistar espaço no país, baseado em três pilares principais: expansão do portfólio, rede de concessionárias e volume de vendas. "Hoje já temos mais de 12 modelos no portfólio global e pretendemos trazer todos para o Brasil, com motos que vão de 350 a 1.200 cilindradas, nos mais diversos estilos, do touring ao adventure", explicou Gunther.

A primeira concessionária da marca será inaugurada em junho em Santo André (SP), com previsão de alcançar 10 a 12 lojas nas principais capitais brasileiras até 2027. A meta é ousada: chegar a 5 mil motos vendidas por ano em três anos, entrando para o top 10 de emplacamentos no país.

Apesar de se posicionar como marca premium, a Moto Morini pretende conquistar o público também pela relação custo-benefício. “A Moto Morini não é uma moto de uso comum, ela é a porta de entrada para o universo premium. Trazemos pneus Pirelli, freios Brembo, suspensão Marzocchi, eletrônica Bosch e painéis TFT de última geração — tudo isso com um posicionamento de preço acessível”, pontuou Gunther.

Além da qualidade dos componentes, a experiência de pós-venda será um diferencial. “Nossa rede será treinada para oferecer atendimento de alto padrão e um pós-venda ágil e eficiente, com peças disponíveis e suporte técnico rápido”, finalizou Gunther.

Modelos que virão para o Brasil:

X-Cape

Best seller da marca, é uma crossover projetada para oferecer desempenho versátil tanto no asfalto quanto em terrenos mais desafiadores. Equipada com motor bicilíndrico de 649cc, potência de 60 cv e torque de 56 Nm, se destaca pelo conforto e tecnologia, trazendo painel TFT de 7 polegadas, freios Brembo e suspensões ajustáveis da Marzocchi. Seu design robusto e aerodinâmico reforça sua identidade aventureira, sendo uma opção ideal para quem busca emoção e segurança em qualquer tipo de trajeto.

Seiemezzo

Será lançada nas versões Street e Scrambler, ambas com motor de 649cc, potência de 60 cv e torque de 54 Nm. A versão Street traz um design urbano e esportivo, enquanto a Scrambler aposta em um visual mais voltado ao off-road, com guidão mais elevado e pneus mistos. Ambas contam com suspensão KYB, painel TFT colorido e freios Brembo, garantindo uma experiência de pilotagem precisa e segura.

Calibro 700

Chega ao país como a grande novidade da Moto Morini no segmento custom. Com motor bicilíndrico de 693cc, potência de 70 cv e torque de 68 Nm, promete unir robustez e estilo marcante. A versão Bagger vem equipada com malas laterais integradas e para-brisa elevado, sendo pensada para longas viagens, enquanto a Custom mantém o visual clássico das cruisers, com banco baixo, guidão largo e um design minimalista. Ambas contam com suspensão dianteira invertida, sistema de freios ABS da Bosch e tecnologia embarcada para garantir segurança e desempenho superiores.

Quem é a Morini?

Fundada em 1937 na província de Bolonha, a Morini foi criada por Alfonso Morini, mecânico, designer e piloto, que ao longo de sua vida assinou a criação de inúmeras motos vencedoras no mundo das corridas. Desde então, a paixão pelo universo de duas rodas e a obstinação de fazer sempre o melhor pelo motociclismo têm guiado a trajetória da marca, mesmo após a destruição da montadora durante a Segunda Guerra e sua completa reconstrução, anos depois, o que tornou a Morini uma verdadeira lenda na indústria de motocicletas italianas.

Nos anos 1970, a Moto Morini se tornou uma das primeiras fabricantes a introduzir um sistema de ignição eletrônica em uma motocicleta de produção em massa, com o icônico modelo 3 ½ (350cc), tornando-se um marco na história da engenharia de motos. Em quase nove décadas de história, a marca tem sido sinônimo de herança e paixão pelas duas rodas.

Com sede em Trivolzio, na região da Lombardia, a Moto Morini se destaca pelo investimento em tecnologia e na experiência de pilotagem. Desde 2018, a empresa mantém seu parque industrial em Taizhou, na China, onde investe continuamente em tecnologia e design europeu.

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