Bajaj, Shineray e Royal Enfield foram as marcas de motos que mais cresceram

Marcas dobraram (ou ficaram perto disso) de tamanho em vendas nos primeiros três meses do ano
AD
Por
21.04.2025 às 03:01
Compartilhe:
Marcas dobraram (ou ficaram perto disso) de tamanho em vendas nos primeiros três meses do ano

O mercado de motos continua sua longa trajetória de crescimento em vendas em 2025. Passado o primeiro trimestre do ano, o resultado acumulado do período mostra que houve um incremento de 9,6% nas vendas de motocicletas, atingindo um total de 473.927 unidades emplacadas, de acordo com a Fenabrave (a associação das concessionárias), contra 432.293 emplacamentos de janeiro a março de 2024.

Nesta onda favorável às duas rodas, é interessante notar que o desempenho das marcas menores tem surpreendido e, de certa forma, impulsionado o mercado como um todo. Dentre os casos mais emblemáticos de crescimento na comparação de 2024 com 2025, até o momento, é o da Bajaj. A marca cresceu quase 250% sobre as vendas do ano passado, alcançando 5.466 unidades vendidas, ante às 1.565 de antes.

Você também pode se interessar por:

A chinesa Shineray, que aumentou seu portfólio nos últimos meses com novos lançamentos no segmento de entrada, também surpreendeu no primeiro trimestre: cresceu 117,2%, chegando a 26.711 emplacamentos, contra 12.297 unidades vendidas no primeiro trimestre de 2024. Na comparação destes dois períodos, a Royal Enfield foi outra que quase sobrou de tamanho, com 96,5% de incremento ao seu resultado: 6.363 unidades ante 3.238.

A Avelloz, que basicamente vende apenas scooters e tem mais volume na região Nordeste também obteve um crescimento notável nestes últimos três meses. Foram 6.464 unidades vendidas, contra 3.446 do ano passado até fim de março.

Porém, ainda que essas marcas estejam vivendo um bom momento, ainda estão muito longe de ameaçar as duas principais marcas de motos do Brasil. Honda e Yamaha continuam com folga à frente, ainda que suas participações de mercado tenham diminuído. No caso da Honda, a líder fechou o primeiro trimestre com um número absoluto maior do que o do ano passado, conseguindo um crescimento de 6,2% no período (324.825 unidades contra 305.954), mas sua participação baixou de 69,7% para 67,4%. Já a Yamaha vendeu menos motos do que no ano passado. Foram 69.880 unidades diante das 74.085 de 2024, uma queda de -5,7%, e a fatia de mercado caiu de 17,8% para 13,9%.

Veja o ranking das marcas mais vendidas do Brasil no primeiro trimestre de 2025:

Marca

Acumulado 1º trimestre 2025

Acumulado 1º trimestre 2024

Variação (%)

Honda

324.825

305.954

6,2

Yamaha

69.880

74.085

-5,7

Shineray

26.711

12.297

117,2

Mottu

13.306

15.011

-11,4

Avelloz

6.464

3.446

87,6

Royal Enfield

6.363

3.238

96,5

Bajaj

5.466

1.565

249,3

Haojue

5.014

4.484

11,8

BMW

2.961

3.145

-5,9

Triumph

2.584

1.677

54,1

Já com relação aos modelos, as fotografias de 2024 e 2025 são muito semelhantes. Tratam-se dos mesmos modelos compondo o Top 10. Entre elas, a Honda Pop 110i foi a que mais cresceu nos primeiros três meses, obtendo um aumento de 42,7% (chegando a 53.063 unidades vendidas). A Honda CB 300F também teve um desempenho importante, conseguindo crescer 28,4% no mercado, passando das 15 mil unidades vendidas.

Veja o ranking das 10 motos mais vendidas do Brasil no primeiro trimestre de 2025:

Modelo

Acumulado 1º trimestre 2025

Acumulado 1º trimestre 2024

Variação (%)

Honda CG

104.216

102.931

1,2

Honda Biz

62.370

72.084

-13,5

Honda Pop 110i

53.063

37.186

42,7

Honda NXR 160

40.692

36.232

12,3

Honda CB 300F

15.352

11.955

28,4

Mottu Sport 110i

13.306

15.011

-11,4

Honda PCX 160

12.808

13.927

-8

Yamaha Factor 150

12.420

11.376

9,2

Yamaha XTZ 250 Lander

9.811

10.019

-2,1

Honda XRE 300 Sahara

9.584

11.201

-14,4