Bajaj, Shineray e Royal Enfield foram as marcas de motos que mais cresceram
O mercado de motos continua sua longa trajetória de crescimento em vendas em 2025. Passado o primeiro trimestre do ano, o resultado acumulado do período mostra que houve um incremento de 9,6% nas vendas de motocicletas, atingindo um total de 473.927 unidades emplacadas, de acordo com a Fenabrave (a associação das concessionárias), contra 432.293 emplacamentos de janeiro a março de 2024.
Nesta onda favorável às duas rodas, é interessante notar que o desempenho das marcas menores tem surpreendido e, de certa forma, impulsionado o mercado como um todo. Dentre os casos mais emblemáticos de crescimento na comparação de 2024 com 2025, até o momento, é o da Bajaj. A marca cresceu quase 250% sobre as vendas do ano passado, alcançando 5.466 unidades vendidas, ante às 1.565 de antes.
Você também pode se interessar por:
- Nova Himalayan 450 vale mais a pena que Honda Sahara e Yamaha Lander?
- Ducati lança moto de 1 cilindro mais potente do Brasil; veja lista com as 10 mais
- Honda XRE 190: prós, contras e os principais problemas
- Nova Yamaha Ténéré 700 ganha mudanças importantes e entra em pré-venda
A chinesa Shineray, que aumentou seu portfólio nos últimos meses com novos lançamentos no segmento de entrada, também surpreendeu no primeiro trimestre: cresceu 117,2%, chegando a 26.711 emplacamentos, contra 12.297 unidades vendidas no primeiro trimestre de 2024. Na comparação destes dois períodos, a Royal Enfield foi outra que quase sobrou de tamanho, com 96,5% de incremento ao seu resultado: 6.363 unidades ante 3.238.
A Avelloz, que basicamente vende apenas scooters e tem mais volume na região Nordeste também obteve um crescimento notável nestes últimos três meses. Foram 6.464 unidades vendidas, contra 3.446 do ano passado até fim de março.
Porém, ainda que essas marcas estejam vivendo um bom momento, ainda estão muito longe de ameaçar as duas principais marcas de motos do Brasil. Honda e Yamaha continuam com folga à frente, ainda que suas participações de mercado tenham diminuído. No caso da Honda, a líder fechou o primeiro trimestre com um número absoluto maior do que o do ano passado, conseguindo um crescimento de 6,2% no período (324.825 unidades contra 305.954), mas sua participação baixou de 69,7% para 67,4%. Já a Yamaha vendeu menos motos do que no ano passado. Foram 69.880 unidades diante das 74.085 de 2024, uma queda de -5,7%, e a fatia de mercado caiu de 17,8% para 13,9%.
Veja o ranking das marcas mais vendidas do Brasil no primeiro trimestre de 2025:
Marca |
Acumulado 1º trimestre 2025 |
Acumulado 1º trimestre 2024 |
Variação (%) |
Honda |
324.825 |
305.954 |
6,2 |
Yamaha |
69.880 |
74.085 |
-5,7 |
Shineray |
26.711 |
12.297 |
117,2 |
Mottu |
13.306 |
15.011 |
-11,4 |
Avelloz |
6.464 |
3.446 |
87,6 |
Royal Enfield |
6.363 |
3.238 |
96,5 |
Bajaj |
5.466 |
1.565 |
249,3 |
Haojue |
5.014 |
4.484 |
11,8 |
BMW |
2.961 |
3.145 |
-5,9 |
Triumph |
2.584 |
1.677 |
54,1 |
Já com relação aos modelos, as fotografias de 2024 e 2025 são muito semelhantes. Tratam-se dos mesmos modelos compondo o Top 10. Entre elas, a Honda Pop 110i foi a que mais cresceu nos primeiros três meses, obtendo um aumento de 42,7% (chegando a 53.063 unidades vendidas). A Honda CB 300F também teve um desempenho importante, conseguindo crescer 28,4% no mercado, passando das 15 mil unidades vendidas.
Veja o ranking das 10 motos mais vendidas do Brasil no primeiro trimestre de 2025:
Modelo |
Acumulado 1º trimestre 2025 |
Acumulado 1º trimestre 2024 |
Variação (%) |
104.216 |
102.931 |
1,2 |
|
62.370 |
72.084 |
-13,5 |
|
53.063 |
37.186 |
42,7 |
|
40.692 |
36.232 |
12,3 |
|
15.352 |
11.955 |
28,4 |
|
Mottu Sport 110i |
13.306 |
15.011 |
-11,4 |
12.808 |
13.927 |
-8 |
|
12.420 |
11.376 |
9,2 |
|
9.811 |
10.019 |
-2,1 |
|
9.584 |
11.201 |
-14,4 |