Comece 2026 de carro novo. Encontre seu próximo veículo aqui.

Jeep Renegade: como o sistema híbrido pode fazer o SUV vender mais

Modelo será eletrificado em 2026 e quer espantar má fama existente desde seu lançamento
Por
20.01.2026 às 14:26 • Atualizado em 22.01.2026
Compartilhe:

O Jeep Renegade atingiu a importante marca de 700 mil unidades fabricadas no país no último dia 15. Para continuar bem nas vendas, o modelo será atualizado em 2026, já que passará por uma reestilização leve.

Acompanhado do novo visual, o Renegade terá uma importante mudança em sua motorização. O modelo ganhara o sistema híbrido de 48V acoplado com o motor T270 1.3 Turbo, e isso poderá espantar uma má fama do SUV.

Você também pode se interessar por:

O modelo foi lançado no Brasil em 2015 com duas motorizações. A primeira é a conhecida e.Torq 1,8 aspirado que garantia até 132 cv de potência e 19,1 kgfm de torque, o motor atuava com o câmbio manual de cinco marchas ou o automático de seis velocidades.

O conjunto era considerado “manco” por parte do mercado, e além do mais, seu consumo era ponto negativo do SUV, com os seguintes valores:

  • Cidade: 9,5 km/l na gasolina e 6,5/ km/l no etanol
  • Estrada: 10,9 km/l na gasolina e 7,6 km/l no etanol

Dois anos depois de seu lançamento, o conjunto recebeu uma atualização, e passou a render 139 cv e 19,3 kgfm.

A segunda era a opção do Renegade movido à diesel. O propulsor em questão era o Multijet 2.0 turbo e que garantia até 176 cv e 35,7 kgfm de torque. A usina é combinada com o câmbio automático de nove marchas e sistema de tração 4x4 sob demanda.

Com esse conjunto, o SUV garantia as seguintes dimensões segundo o Inmetro:

  • Cidade: 9,4 km/l
  • Estrada: 11,5 km/l

Na linha 2022, o Jeep Renegade passou a ser equipado com o motor 1.3 turboflex de 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque – atualmente são 176 cv graças à oitava fase do Proconve. A usina atua com a caixa automática de seis marchas fornecida pela Aisin, enquanto as variantes 4x4 mantiveram o câmbio automático de nove posições da ZF.

Reprodução/Mobiauto

Reprodução/Mobiauto

Atualmente há cinco versões do SUV disponíveis na linha 2026 e apenas uma delas é equipada com tração integral. Confira abaixo o consumo do Jeep Renegade com o propulsor 1.3 Turbo quando chegou no Renegade:

  • Cidade: 10,9 km/l na gasolina e 7,7/ km/l no etanol
  • Estrada: 12,7 km/l na gasolina e 9 km/l no etanol

Consumo do Renegade após a oitava fase do Proconve (atual):

  • Cidade: 11,1 km/l na gasolina e 7,8 km/l no etanol
  • Estrada: 12,4 km/l na gasolina e 8,9 km/l no etanol

Agora, graças ao novo sistema híbrido a expectativa é que pela primeira vez o Renegade seja considerado um modelo econômico. Isso porque, o SUV será que equipado com o sistema híbrido leve de 48V, e que é considerada mais robusta do que a de 12V encontradas no Fiat Fastback e Pulse.

Nos modelos do grupo Stellantis já encontrados no mercado, o sistema de 12V é um auxiliar e atua durante a partida, acelerações e retomadas, que são justamente os momentos de maior liberação de gases nocivos. Além disso, apenas o motor a combustão traciona as rodas.

Já no sistema de 48V, a parte elétrica é capaz de tracionar o carro e movê-lo em marcha ré, marcha lenta ou em baixas rotações. Dessa forma, é esperado que a nova opção híbrida entregue resultados mais perceptíveis de eficiência e desempenho, além de também contribuir mais para o meio ambiente.

Uma outra novidade está na troca do câmbio do SUV. Para as configurações híbridas do Renegade é esperado o acréscimo da transmissão automatizada de dupla embreagem, essa chamada de e-DCT e dedicada para os modelos híbridos do grupo Stellantis.

O conjunto híbrido com a reestilização será a combinação para o SUV alavancar nas vendas. Em 2025, o SUV emplacou 44.793 unidades. Além disso, graças a chegada do Jeep Avenger, que irá acontecer em 2026, o Renegade deixará de ser o modelo de entrada da marca no Brasil.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Por

Jornalista Automotivo

Compartilhe este artigo:

Formado em jornalismo desde 2024, sempre gostou muito do mundo automotivo, além de esporte e velocidade. Tem o prazer em se comunicar e levar informações para as pessoas.