Comece 2026 de carro novo. Encontre seu próximo veículo aqui.

Como Jeep Renegade saiu de projeto global para jabuticaba brasileira nos últimos anos

SUV compacto deu holofote ao segmento que hoje é o querido dos brasileiros
Por
14.01.2026 às 18:00 • Atualizado em 16.01.2026
Compartilhe:

Em 2014, a FCA tomou uma importante atitude - muito antes de se juntar a PSA e formar a Stellantis: ter um SUV compacto. A primeira aparição do produto se deu no Salão de Genebra daquele mesmo ano, na Suíça, e o modelo passou a ser fabricado na Europa.

O Jeep Renegade foi produzido em Melfi, na Itália, Rüsselsheim, na Alemanha, e Goiana (PE), no Brasil. Desde o início, sempre foi construído sobre a plataforma Small Wide 4x4, alimentando-se com boa parte do projeto do Fiat 500X, incluindo a arquitetura, tração e suspensão, por exemplo.

Você também pode se interessar por:

A ideia da FCA era a de criar um projeto global, afinal, interessava a diversos mercados, com uma base modular, características de um modelo militar - que marca a história da marca mundialmente - e com preço competitivo, em um mercado que começava a ganhar força.

No Brasil, deu certo. Seu primeiro ano de vendas foi 2015, com quase 40 mil unidades emplacadas. A partir do Renegade, uma família de carros nasceu no mercado nacional. A base Small Wide 4x4 deu vida à Jeep Compass, Jeep Commander, Fiat Toro e Ram Rampage. Todos são fabricados em Goiana (PE) até hoje.

Na contramão do sucesso no mercado nacional, quando chegou ao auge de vendas com mais de 70 mil emplacamentos, o Renegade via, em 2021, sua representatividade diminuir em outros mercados. Foi seu último ano na Europa e México, e começo do fim de sua trajetória na China e Argentina. Em 2024, o modelo estava no catálogo apenas nos EUA, Canadá e Brasil. Dois anos depois, começa à venda apenas por aqui.

Reprodução/Mobiauto

Reprodução/Mobiauto

O Jeep Renegade não foi pioneiro no Brasil, mas é importante no segmento de SUVs compactos. Ele é quem trouxe os holofotes para a categoria criada pelo Ford EcoSport no início deste século, e que se tornou a preferida dos brasileiros.

Com 10 anos de mercado, o Jeep Renegade já tem um futuro definido, e será um pouco diferente dos planos globais que deram vida ao SUV. O novo Jeep Renegade já é visto em testes, rodando camuflado, no território nacional. E uma renovação é aguardada para o segundo semestre deste ano, ou primeiro do ano que vem.

Enquanto isso, uma nova geração é planejada e deve ser lançada em 2028. Mobiauto publicou em 2024 a possibilidade dela ser apresentada em 2027, mas o prazo apertado pode fazê-la vir depois do esperado. Essa nova geração será produzida sobre a base Smart Car, que veremos no sucessor do Fiat Argo e na nova geração de Pulse, Fastback e Strada.

E deve ter como destino apenas o mercado brasileiro. E é por isso que será mais um caso de "jabuticaba brasileira", expressão que indica que o produto será exclusivamente brasileiro, assim como o fruto.

Boa notícia para os fãs do veículo é que as mudanças devem ser mais substanciais que as que vimos na última atualização, com alteração das versões e lista de equipamentos. O Jeep Renegade deve ganhar uma renovação visual leve interna e externa, e adição de um conjunto híbrido de 48V.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Por

Gerente de conteúdo

Compartilhe este artigo:

Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.