Como Jeep Renegade saiu de projeto global para jabuticaba brasileira nos últimos anos
Em 2014, a FCA tomou uma importante atitude - muito antes de se juntar a PSA e formar a Stellantis: ter um SUV compacto. A primeira aparição do produto se deu no Salão de Genebra daquele mesmo ano, na Suíça, e o modelo passou a ser fabricado na Europa.
O Jeep Renegade foi produzido em Melfi, na Itália, Rüsselsheim, na Alemanha, e Goiana (PE), no Brasil. Desde o início, sempre foi construído sobre a plataforma Small Wide 4x4, alimentando-se com boa parte do projeto do Fiat 500X, incluindo a arquitetura, tração e suspensão, por exemplo.
Você também pode se interessar por:
- Quais modelos a Jeep lançará no Brasil em 2026?
- Como o Jeep Avenger pode ajudar Citroën Basalt e Aircross a se tornarem híbridos
- Novo Jeep Avenger: SUV pode repetir estratégia do Renegade nas versões
- Novo Jeep Avenger chegará em 2026 para ser o modelo mais barato da marca
A ideia da FCA era a de criar um projeto global, afinal, interessava a diversos mercados, com uma base modular, características de um modelo militar - que marca a história da marca mundialmente - e com preço competitivo, em um mercado que começava a ganhar força.
No Brasil, deu certo. Seu primeiro ano de vendas foi 2015, com quase 40 mil unidades emplacadas. A partir do Renegade, uma família de carros nasceu no mercado nacional. A base Small Wide 4x4 deu vida à Jeep Compass, Jeep Commander, Fiat Toro e Ram Rampage. Todos são fabricados em Goiana (PE) até hoje.
Na contramão do sucesso no mercado nacional, quando chegou ao auge de vendas com mais de 70 mil emplacamentos, o Renegade via, em 2021, sua representatividade diminuir em outros mercados. Foi seu último ano na Europa e México, e começo do fim de sua trajetória na China e Argentina. Em 2024, o modelo estava no catálogo apenas nos EUA, Canadá e Brasil. Dois anos depois, começa à venda apenas por aqui.
Reprodução/Mobiauto
O Jeep Renegade não foi pioneiro no Brasil, mas é importante no segmento de SUVs compactos. Ele é quem trouxe os holofotes para a categoria criada pelo Ford EcoSport no início deste século, e que se tornou a preferida dos brasileiros.
Com 10 anos de mercado, o Jeep Renegade já tem um futuro definido, e será um pouco diferente dos planos globais que deram vida ao SUV. O novo Jeep Renegade já é visto em testes, rodando camuflado, no território nacional. E uma renovação é aguardada para o segundo semestre deste ano, ou primeiro do ano que vem.
Enquanto isso, uma nova geração é planejada e deve ser lançada em 2028. Mobiauto publicou em 2024 a possibilidade dela ser apresentada em 2027, mas o prazo apertado pode fazê-la vir depois do esperado. Essa nova geração será produzida sobre a base Smart Car, que veremos no sucessor do Fiat Argo e na nova geração de Pulse, Fastback e Strada.
E deve ter como destino apenas o mercado brasileiro. E é por isso que será mais um caso de "jabuticaba brasileira", expressão que indica que o produto será exclusivamente brasileiro, assim como o fruto.
Boa notícia para os fãs do veículo é que as mudanças devem ser mais substanciais que as que vimos na última atualização, com alteração das versões e lista de equipamentos. O Jeep Renegade deve ganhar uma renovação visual leve interna e externa, e adição de um conjunto híbrido de 48V.
Por Renan Bandeira
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.
