Jeep Avenger terá receita de Peugeot 2008, mas venderá mais; entenda
Que o Jeep Avenger terá a missão do Renegade em nosso mercado, a Mobiauto já explicou. Mas você sabia que ele terá a mesma receita do Peugeot 2008 para fazer isso?
Sim. Para entender melhor essa situação, vale voltar no tempo e relembrar que a formação da Stellantis se deu pela junção da PSA (grupo formado principalmente por Citroën e Peugeot) e FCA (dona de Fiat, Jeep, entre outras marcas).
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A partir disso, os novos produtos já com “etiqueta” Stellantis passaram a compartilhar tecnologias. Seja novos motores, softwares, telas e até mesmo plataformas.
A nova geração do Peugeot 2008, lançada no Brasil no ano passado, é uma prova disso. Enquanto na Europa o produto existe desde 20xx e usa arquitetura e motores PSA, por aqui mescla o usa base CMP com adição de motor Turbo 200 + câmbio CVT, que pertencem a FCA.
O resultado foi acima do esperando. O bom motor Turbo 200, que é o 1.0 turbo flex de até 130 cv e 20,4 kgfm e que trabalha junto de um câmbio CVT (com 7 trocas simuladas) espertinho, encontrou uma plataforma moderna, modular e robusta.
Esse casamento deu aos brasileiros um SUV de bom desempenho, consumo e dirigibilidade. E a tal fama da Peugeot tem virado apenas uma coisa do passado, já que os conjuntos mecânicos passam mais confiança agora.
A receita do Jeep Avenger será essa também. O produto já foi construído sob o guarda-chuva da Stellantis e entrou em produção em 2023 para alimentar o mercado europeu.
Para a Europa, ele usa arquitetura e motor Peugeot. Construído sobre a plataforma CMP, o SUV compacto ainda usa motores 1.2 THP híbrido e elétrico.
Em nosso mercado, o Avenger sera um pouco diferente. Manterá a arquitetura CMP e usará o motor Turbo 200, falado acima, e que é o mesmo conjunto plataforma-motor-cambio usados pelo Peugeot 2008 por aqui.
Mas o que o SUV mais barato da Jeep fará para emplacar mais que o Peugeot 2008? São alguns fatores que farão o Avenger ter vantagem sobre o irmão da marca francesa.
O primeiro ponto é o histórico da Jeep no Brasil. A marca americana tem Renegade, Compass e Commander por aqui, que são três SUVs bons de venda e renomados.
Todos eles construíram uma imagem positiva para a empresa, que mantém bons volumes de venda desde que aplicou a fabricação nacional, com o polo de Goiaba (PE).
A Peugeot, no entanto, segue no trabalho de reconstrução de marca, tentando mostrar aos brasileiros que os erros do passado não serão mais cometidos e que estão em uma nova fase.
O segundo ponto a favor do Avenger será justamente a fabricação nacional. O 2008 é importado da Argentina e existe certa limitação de unidades por causa da dependência da produção do país vizinho, e também do volume de unidades importadas.
O novo SUV da Jeep será fabricado em Betim (MG), o que dá a marca mais autonomia para lidar com volume e abastecimento da rede - ponto crucial para os emplacamentos.
Com esses dois pontos na mesa, não há como negar que o Jeep Avenger terá mais vendas, embora seja um carro estruturalmente bastante parecido com o Peugeot 2008. O novo SUV deve chegar entre o fim deste ano e início do próximo para ser um mini-Renegade no Brasil e aumentar os volume de vendas da marca no Brasil. Seus preços devem ficar entre R$ 110 e R$ 150 mil.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.