GWM Haval H6 PHEV x BYD Song Plus: qual melhor SUV híbrido plug-in?

Um ataca pelo desempenho e nível de equipamentos e o outro pelo consumo e acabamento, faça sua escolha
Diego Dias
Por
20.12.2023 às 20:30
Um ataca pelo desempenho e nível de equipamentos e o outro pelo consumo e acabamento, faça sua escolha

Sem dúvidas o ano de 2023 ficou marcado pela nova concorrência dos carros chineses, que movimentou tanto o mercado de elétricos quanto o de híbridos plug-in. Falando desse segundo segmento, dois SUVs se destacaram neste ano: GWM Haval H6 PHEV e BYD Song Plus, utilitários que brigam pelo mesmo consumidor embora atendam propostas distintas de uso.

Com isso em mente, elegemos esses dois grandes SUVs para um comparativo na faixa dos R$ 270 mil. São utilitários de porte médio-grande, que trazem em comum uma motorização híbrida plug-in (recarregável) na tomada, bastante espaço interno e bom nível de equipamentos de série e segurança.

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GWM Haval H6 acumula 8.619 unidades vendidas nos primeiros 11 meses do ano (contabilizando as versões HEV e PHEV), enquanto o BYD Song Plus já vendeu, sozinho, 5.787 carros no mesmo período.

Sem mais delongas, vamos apontar aqui como ambos os utilitários se saíram neste comparativo em uma análise de 10 itens. Como padrão, a avaliação na Mobiauto se dá de dois em dois, com a menor nota sendo 2 e a maior 10. Vamos agora ao comparativo:

1. Preço

Com preço na faixa dos R$ 270 mil, tanto o GWM Haval H6 PHEV quanto o BYD Song Plus empatam nesse quesito, ficando separados por apenas R$ 990. Por isso também empatam na nota em nosso comparativo. Ambos apelam para um valor que, se está distante da realidade de muitos brasileiros, de contrapartida também apostam num pacote muito completo de equipamentos e tecnologia da motorização híbrida plug-in.

Sem dúvidas mexeu com o mercado nacional e incomodaram muita gente. O reflexo está aí: basta ver o número de emplacamentos da dupla ao longo de 2023, com o BYD Song Plus até passando em novembro o Toyota Corolla Cross.

Preço Nota
GWM Haval H6 PHEV: R$ 269.000
8
BYD Song Plus: R$ 269.990
8

2. Design

Embora design seja o critério mais subjetivo de se analisar, ele está entre os mais importantes também porque é o que chama a atenção à primeira vista do consumidor. O BYD Song Plus traz uma linguagem de design agradável e com perfil mais próximo ao de um carro de passeio tradicional, destacando a grade frontal bem grande com uma barra mais espessa na porção superior.

O ponto mais sem identidade é o estilo dos faróis, que acabam remetendo a carros sul-coreanos da década passada. Na traseira aposta em uma lanterna inteiriça que vem se repetindo na indústria, mas que traz um desenho bem executado e o dizeres Build Your Dreams (abreviação de BYD) logo abaixo.

O Haval H6 PHEV, por sua vez, traz um porte maior mesmo sendo um pouco menor em comprimento na ficha técnica. Seu desenho é mais típico de utilitário esportivo, evocando robustez com suas caixas de rodas demarcadas, linha de cintura alta e capô mais elevado e volumoso.

Ele não nega inspirações no Peugeot 3008 com sua grade que se molda ao desenho da carroceria com vários elementos retangulares, mas os faróis recortados ostentam elementos mais autorais. Tem lanternas também inteiriças, mas que resultam também na sensação de largura e, consequentemente, maior impressão de tamanho.

Design Nota
GWM Haval H6 PHEV
8
BYD Song Plus
6

3. Espaço

Eis aqui outro quesito que houve empate: o espaço. Não importa se você levar para a sua casa o SUV da BYD ou GWM, pois ambos dão uma aula de espaço interno. O Song Plus tem 2,76 metros de entre-eixos, distância mais do que suficiente para acomodar motorista e passageiros, dando bastante folga no banco de trás.

O Haval H6 PHEV não fica atrás e tem 2,73 metros de entre-eixos, assim sendo um pouco menor, mas que no efeito prático não compromete o habitáculo. Levamos em consideração também o tamanho do porta-malas, mas eles também quase empatam: 574 litros para o BYD e 560 litros para o GWM.

Espaço Nota
GWM Haval H6 PHEV
10
BYD Song Plus
10

4. Acabamento

Outro quesito que muitos consumidores levam em consideração na hora da compra: o acabamento. Não é para menos, pois você ficará a maior parte do tempo dentro do carro dirigindo e não só olhando para ele. Nesse ponto o BYD Song Plus sai em vantagem perante o GWM Haval H6 PHEV, mas não porque o segundo é ruim nesse aspecto, longe disso, mas porque o SUV da BYD capricha e muito e fica praticamente no mesmo nível de carros de marcas premium, não devendo nada aos alemães.

O Song Plus tem painel todo emborrachado e diversos apliques em couro, combinando ainda elementos em preto brilhante e que imita aço escovado. As portas traseiras têm o mesmo nível de cuidado das dianteiras nesse sentido, enquanto o GWM tem as portas de trás em plástico e apenas com o apoio de braço revestido. Tem também painel e portas dianteiras bem cuidados com materiais suaves ao toque, mas fica um passo atrás.

Acabamento Nota
GWM Haval H6 PHEV
8
BYD Song Plus
10

5. Itens de série

Ambos os utilitários estão bem servidos na lista de equipamentos de série, algo que é previsto para SUVs na faixa de R$ 270.000. Ambos trazem equipamentos obrigatórios para um veículo desta categoria, como central multimídia com espelhamento de smartphone, que é sem fio somente para o Haval H6.

No caso do BYD Song Plus, a tela central precisa de cabos para espelhar e ainda estar na horizontal para funcionar o sistema. Há ainda teto solar panorâmico, carregador de celular por indução, bancos de couro e ajustes elétricos para os bancos dianteiros nos dois, mas apenas o utilitário da GWM tem ajuste lombar.

Vantagem ainda que o Haval H6 soma porta-malas com função “mãos livres” (basta passar a perna sob o para-choque para abri-lo), ar-condicionado com purificador de ar ionizado integrado, Wi-fi 4G com função hotspot, câmera 360 graus com função capô invisível e sistema head-up display que projeta informações no para-brisa, sendo configurável e podendo somar informações de GPS e mídia. O senão para o GWM fica para o sistema de som, que é bem inferior.

Itens de série Nota
GWM Haval H6 PHEV
10
BYD Song Plus
8

6. Itens de segurança

A segurança é levada muito a sério por ambos os utilitários, tanto que também empataram. Os dois têm os sistemas de assistência a condução, com piloto automático adaptativo com função “para e anda”, seis airbags, assistente de permanência em faixa, alerta de ponto cego, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, frenagem automática de emergência, alerta e frenagem de tráfego cruzado e reconhecimento de placas de trânsito (indicando até a velocidade da via).

O Haval H6 PHEV soma dois recursos interessantes: alerta e frenagem autônoma de tráfego cruzado em marcha à ré e desvio inteligente, que afasta o carro em 30 cm durante ultrapassagem de caminhões.

Itens de segurança Nota
GWM Haval H6 PHEV
10
BYD Song Plus
10

7. Desempenho

Uma das grandes diferenças entre o GWM Haval H6 PHEV e o BYD Song Plus é o desempenho, que é extremamente favorável ao SUV da Great Wall Motor. Isso porque estamos falando de um SUV 1.5 turbo com dois motores elétrico cuja potência combinada é de 393 cv, enquanto o torque de 77,7 kgfm é maior que de um Camaro V8 6.2, garantindo acelerações e retomadas surpreendentes.

Já o BYD Song Plus traz um conjunto que apenas não sobra, pois são 235 cv num utilitário de 1.700 kg. Ele é até agradável de dirigir, mas o rival de quase 400 cv deixa essa disputa um tanto complicada. Além disso, atenção para quando o SUV fica sem bateria no uso rodoviário, pois você terá apenas 110 cv e 13,8 kgfm sob o capô para mover o carro. Ficou fácil para o GWM aqui.

Desempenho Nota
GWM Haval H6 PHEV                                  10
BYD Song Plus
6

8. Consumo

Perdendo no desempenho, o BYD Song Plus contra-ataca no consumo – que pode até superar os números do Inmetro dependendo da topografia da região em que mora e de quanto é pesado seu pé no pedal da direita. Oficialmente o SUV da BYD faz 15,1 km/litro na cidade e 13,2 km/litro na estrada, números que, como já disse, podem ser ainda melhores. No caso do GWM Haval H6 PHEV, seu desempenho absurdo cobra por isso, mas até que é bom para um utilitário do seu porte: 11,7 km/litro na cidade e 10,4 km/l na estrada.

A característica de ambos é que favorecem o uso do motor elétrico em uso urbano, o que dá a impressão de se estar dirigindo um carro elétrico no dia a dia. O BYD Song Plus apontou autonomia de mais de 900 km com um tanque em nossos testes, mas a bateria maior do Haval H6 PHEV (34 kWh x 8,3 kWh) rende uma autonomia elétrica acima de 100 km. No entanto, no consumo direto o BYD leva uma ligeira vantagem.

Consumo Nota
GWM Haval H6 PHEV
8
BYD Song Plus
10

9. Conforto

Ponto para o Song Plus por aqui, pois a BYD parece ter preparado melhor ele para rodar pelas vias esburacadas Brasil afora. A maciez do conjunto de suspensão chama muito a atenção e torna a convivência diária muito fácil, sem contar que os bancos acomodam muito bem todos os ocupantes.

Não é que o GWM Haval H6 PHEV seja ruim em conforto, mas sua vocação mais esportiva pediu por um ajuste mais firme na suspensão (poderia até ser mais para mergulhar menos nas frenagens). Questão de propostas diferentes, mas o GWM perde essa.

Conforto Nota
GWM Haval H6 PHEV 8
BYD Song Plus
10

10. Revisões

Uma diferença de R$ 800 se considerarmos as quatro primeiras revisões dos utilitários, sendo a cada 12.000 km no GWM Haval H6 PHEV e a cada 10.000 km no BYD Song Plus. A favor do Haval está o preço menor ao longo dessas quatro revisões, sem contar também que o consumidor acaba rodando mais com o veículo neste período, chegando aos 48.000 km na quarta revisão programada na concessionária. É importante lembrar que a revisão pode ser por quilometragem acumulada ou por tempo, o que ocorrer primeiro.

Revisões Nota
GWM Haval H6 PHEV: R$ 4.560 8
BYD Song Plus: 5.360
6

GWM H6 PHEV 2024 – Ficha técnica

Motor: 1.5, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, turbo, gasolina, injeção direta, duplo comando de válvulas com variação em admissão e escape

Taxa de compressão: não divulgada

Potência combinada: 393 cv

Torque combinado: 77,7 kgfm

Motor elétrico: dual motor, dianteiro e traseiro

Potência motor elétrico: não divulgado

Torque motor elétrico: não divulgado

Peso/potência: 11,93 kg/cv

Peso/torque: 70,3 kg/kgfm

Câmbio: automático DHT, 2 marchas físicas e 9 modos de tração

Tração: integral

0 a 100 km/h: 4,9 s

Velocidade máxima: 180 km/h

Bateria elétrica: 34 kWh

Consumo Inmetro: 11,7 km/l na cidade; 10,4 km/l na estrada

Autonomia elétrica: 113 km (Inmetro)

Recarga: AC em 6,6 kWh e DC (rápida) em 48 kWh

Dimensões e capacidades: 4.683 mm de comprimento, 2.738 mm de entre-eixos, 1.886 mm de largura, 1.729 mm de altura, 560 litros de porta-malas, carga útil não divulgada, 55 litros de tanque de combustível, 2.040 kg de peso em ordem de marcha.

Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão McPherson (dianteira) e multilink (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira); diâmetro de giro, 10,6 m; coeficiente aerodinâmico não divulgado; vão livre do solo, 18,1 cm; ângulo de ataque, 23,7°; ângulo de saída, 27,9°; ângulo de transposição de rampas não divulgado; pneus, 235/55 R19; kit de reparo emergencial.

GWM Haval H6 PHEV 2024 – Itens de série

  • Faróis de LED com projetores e ajuste manual de altura do facho
  • Lanternas de LED
  • Console central de dois andares
  • Controle de estabilidade e tração com assistente de subida em rampas
  • Chave presencial com destravamento automático das portas
  • Partida do motor por botão
  • Volante multifuncional com ajuste manual de altura e profundidade
  • Porta-malas com abertura e fechamento elétrico e sistema hands free
  • Bancos dianteiros com ajustes elétricos
  • Quatro portas USB do tipo convencional
  • Ar-condicionado automático digital de duas zonas
  • Apoia braço traseiro com porta copos
  • Banco traseiro bipartido e rebatível
  • Quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas com computador de bordo integrado
  • Central multimídia de 12,3 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
  • Carregador de celular por indução
  • Freio de estacionamento eletrônico
  • Retrovisores externos elétricos
  • Câmera 360° para auxílio a manobras
  • Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
  • Assistente de estacionamento para vagas paralelas e em 90º
  • Assistente de manobra à ré por até 50 metros
  • Alerta de ponto cego
  • ACC (controle de cruzeiro adaptativo)
  • Frenagem automática de emergência
  • Assistência de permanência em faixa
  • Reconhecimento de placas de trânsito
  • Alerta de tráfego cruzado traseiro com frenagem automática
  • Seis airbags
  • Alerta de perigo em abertura de portas
  • Smart Dodge (ajusta o veículo ao passar ao lado de caminhões)
  • Smart Cornering (usa o ACC para identificar o raio da curva, faz a redução automática da velocidade e, ao sair dela, volta a acelerar para a velocidade de cruzeiro)
  • Teto solar panorâmico com abertura por comando de voz
  • Retrovisor interno antiofuscante
  • Iluminação interna ambiente
  • Porta-revistas traseiros

BYD Song Plus 2024 – Ficha técnica

Motor: 1.5 aspirado de ciclo Atkinson, quatro cilindros, duplo comando de válvulas com variação na admissão acionado por corrente associado a um propulsor elétrico.

Taxa de compressão: não divulgado

Potência: 110 cv

Torque: 13,7 kgfm

Potência motor elétrico: 179 cv

Torque motor elétrico: 32,2 kgfm

Potência combinada: 235 cv

Peso/potência: 15,45 kg/cv

Peso/torque: 123,2 kg/kgfm

Bateria elétrica: 8,3 kWh

Câmbio: automático do tipo CVT

Tração: Dianteira

0 a 100 km/h: 8,5 segundos

Velocidade máxima: 150 km/h

Consumo Inmetro: Cidade: 15,1 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada com gasolina

Autonomia elétrica: 28 km (Inmetro)

Recarga: somente AC em 3,3 Kwh

Dimensões: comprimento, 4.705 mm; entre-eixos, 2.765 mm; largura, 1.890 mm; altura, 1.680 mm; litros de porta-malas, 574; litros do tanque de combustível, 52; 1.700 kg de peso.

Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão McPherson (dianteira) e multilink (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira); diâmetro de giro, 10,6 m; coeficiente aerodinâmico não divulgado; vão livre do solo, 18,1 cm; ângulo de ataque, 23,7°; ângulo de saída, 27,9°; ângulo de transposição de rampas não divulgado; pneus, 235/55 R19; kit de reparo emergencial.

BYD Song Plus 2023 – Itens de série

  • Faróis full LED
  • Lanternas de LED
  • Ambient Light com 31 opções de cores
  • Sistema de Som Premium
  • Ar condicionado digital de duas zonas.
  • Teto solar com abertura e fechamento elétricos
  • Carregamento de celular por indução (Wireless)
  • Saída de ventilação traseira e entradas USB
  • Ajuste elétrico dos bancos dianteiros ajustáveis eletricamente e dotados de aquecimento e ventilação
  • Freio de estacionamento eletrônico com Auto-hold
  • Modos de condução Eco, Normal ou Sport
  • Modo de direção EV ou HEV
  • Central Multimídia Touch de 12,8” rotativo eletricamente
  • Painel 100% HD digital personalizável com 12.3 polegadas
  • Volante multifuncional com controles de áudio e tecnologias semiautônomas
  • Retrovisores externos com ajuste elétrico, escamoteáveis e com desembaçador elétrico
  • ACC | Piloto automático adaptativo inteligente com Stop&Go
  • 6 airbags (airbags dianteiros, laterais dianteiros, cortinas de ar laterais dianteiras e traseiras)
  • Assistente de permanência em faixa
  • Sensor de ponto cego
  • Reconhecimento de sinais de trânsito
  • Assistente de frenagem de emergência
  • Sistema eletrônico de estabilidade
  • Alerta de tráfego cruzado
  • Farol alto-automático
  • Câmeras com função panorâmica 360º HD 3D
  • Sensores de pressão dos pneus
  • Sistema ISOFIX

GWM Haval H6 PHEV ou BYD Song Plus – Qual vale mais a pena?

Sem dúvidas este foi um dos comparativos mais acirrados dos últimos tempos, tanto que a nota final ficou numa diferença de apenas 0,4 a favor do GWM Haval H6 PHEV, que vence este comparativo diante do BYD Song Plus. No entanto, foi no detalhe.

Pesou a favor do SUV da GWM a maior potência e torque, não só pelos números superlativos para a categoria, mas também porque é superior ao seu rival que depende muito da bateria carregada para render 235 cv. Do contrário, com carro carregado na estrada, você terá potência de carro compacto num SUV pesado, mas é algo que a BYD não vai demorar para corrigir.

Quesito GWM Haval H6 PHEV BYD Song Plus
Preço 8 8
Design 8 6
Espaço 10 10
Acabamento 8 10
Itens de série 10 8
Itens de segurança 10 10
Dsempenho 10 6
Consumo 8 10
Conforto 8 10
Revisões86
Nota Final8,88,4

Porém ambos têm suas qualidades e públicos, assim quem procurar o Haval H6 PHEV está atrás da sua proposta mais esportiva, porte mais robusto e lista de equipamentos um pequeno degrau maior – algo que agrada o consumidor brasileiro. Quem optar pelo BYD Song Plus terá nas mãos um SUV com ar mais refinado, sobretudo na cabine, bem como um modelo mais agradável no uso urbano diário e que pesa menos no bolso na hora de abastecer.

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