IPVA 2022 poderá ser parcelado em até 5 vezes no Estado de SP

Assembleia Legislativa (Alesp) publicou no Diário Oficial do Estado a proposta para ampliar o número máximo de parcelas para quitação do imposto
Renan Bandeira
Por
15.12.2021 às 19:49 • Atualizado em 23.12.2021
Assembleia Legislativa (Alesp) publicou no Diário Oficial do Estado a proposta para ampliar o número máximo de parcelas para quitação do imposto

O governador de São Paulo, João Doria, encaminhou à Assembleia Legislativa (Alesp) uma proposta para aumentar o parcelamento máximo de quitação do IPVA, e dar um respiro para proprietários de carros registrados no estado.

O documento enviado na última segunda-feira (13) modifica o Projeto de Lei 868/2021, passando de três para cinco o número de parcelas máximas e estendendo a isenção do imposto para autistas, entre os beneficiados PCDs.

Anuncie seu carro na Mobiauto 

As mudanças já foram registradas pela Alesp no Diário Oficial do Estado na última terça-feira (14). A primeira delas ainda precisa ter o número de parcelas fixado pelo Poder Executivo, embora Doria já tenha confirmado que o limite será de cinco, em entrevista coletiva no último sábado (11), no Litoral Paulista. 

O governador ainda afirmou que a medida será aplicada sobre o licenciamento de novos veículos também, a partir de 2 de janeiro de 2022.

Já a isenção de imposto para autistas, está valendo. Ela pode ser aplicada apenas sobre um veículo, como já acontece com os deficientes físicos, sensoriais, intelectuais ou mentais - de natureza moderada, grave ou gravíssima - ou seu representante legal.

Leia também: Multa de trânsito: como indicar motorista infrator pela internet

Mais parcelas aliviam o aumento do imposto

Com o aumento do número de parcelas, os proprietários de veículos registrados no estado de São Paulo terão uma mãozinha para quitar o imposto. Afinal, como a Mobiauto já contou neste outro artigo, a escalada de preços entre seminovos e usados durante este ano elevará (bastante) o valor do IPVA em 2022.

Inclusive, você pode consultar o valor da taxa para os carros mais vendidos aqui. Vale lembrar que São Paulo é um dos estados com a maior alíquota para esse imposto, com 4% para carros de passeio a gasolina ou flex.

Imagens: rafapress/Shuttestock

Talvez você também se interesse: 

Volvo XC40 mata o motor a combustão e passa a ser só elétrico no Brasil

Audi voltará a montar carros no Brasil pela terceira vez
Avaliação: novo Honda City consegue consolar os órfãos do Civic?
Carros elétricos e híbridos terão desconto no IPVA na cidade de São Paulo


Comentários