Hyundai terá picape média que pode ser SUV como SW4 sem a Chevrolet
Não é segredo que Hyundai e Chevrolet firmaram uma parceria para desenvolvimento de cinco carros, quatro deles interessam ao Brasil. Entre esses modelos está uma picape média para a Hyundai utilizando da expertise da General Motors nesse sentido. No entanto, a marca sul-coreana acaba de divulgar os planos de uma picape do porte da Chevrolet S10, mas sem ajuda da montadora americana.
E esses planos para chegada da picape média estão previstos para acontecer antes de 2030. Não foi só isso que o CEO global da Hyundai, José Muñoz, revelou, ele disse que a picape no padrão carroceria sobre chassi ainda poderia dar origem a um SUV. Ambos poderão usar ainda o conjunto híbrido do Palisade, que entrega até 329 cv.
Você também pode se interessar por:
- Hyundai Montana? Entenda parceria com Chevrolet para fazer novas picape
- Hyundai pode ampliar parceria com a GM para ter picape contra Ranger e Hilux
- Hyundai estuda parceria com Chevrolet para lançar picape elétrica
- 9 picapes que serão lançadas no Brasil em 2025
Infelizmente, esse projeto não está previsto para o Brasil. O foco da Hyundai é desenvolver a picape para os Estados Unidos, já que por lá, a montadora já tem a Hyundai Santa Cruz de menor porte que é monobloco e utiliza base do Tucson.
No Brasil, o compartilhamento de tecnologias no caso da picape será da Chevrolet para Hyundai. Assim, a Chevrolet S10 pode servir de base para a nova picape sul-coreana. Mas vale lembrar que o modelo americano comercializado no Brasil também dá origem a um SUV, neste caso o Trailblazer.
Olhando para o mercado brasileiro, há alguns impeditivos. Primeiro, o Hyundai Palisade já é o representante em termos de SUV de grande porte, ainda que seu preço parte dos R$ 479.990. E nesse segmento, ainda há outros concorrentes mais baratos como Jeep Commander e Toyota SW4.
Como será a parceria entre Hyundai e Chevrolet?
As marcas vão desenvolver conjuntamente quatro modelos para o Brasil: SUV, carro de passeio, picape e picape média. Todos terão a possibilidade de receber sistema híbrido ou ser apenas a combustão.
Como já dito, a Chevrolet vai emprestar seu conhecimento para Hyundai ter uma picape média, enquanto o contrário vai acontecer para os veículos compactos. A previsão de chegada do primeiro carro fruto da parceria é para 2028.
Por Vinicius Moreira
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.
