HYUNDAI HB20 LIMITED PLUS o 1.0 QUE NÃO FAZ SENTIDO
Depois do BYD Dolphin Mini e o sedan King, a gigante chinesa lança mais um carro no mercado brasileiro: o BYD Song Pro. O novo SUV médio faz sua estreia em terras tupiniquins posicionado logo acima do sedan e abaixo do Song Plus para brigar diretamente com utilitários na faixa dos R$ 200.000, leia-se Toyota Corolla Cross e Jeep Compass.
Apesar de compartilhar boa parte de seu visual com o Song Plus, o novo BYD Song Pro tem alguns detalhes diferentes em relação ao irmão. Na dianteira, por exemplo, a grade dianteira traz um desenho diferente do Song Plus, trazendo um preenchimento próprio e menores dimensões, mas com estilo mais agressivo. Uma régua prateada fica posicionada logo acima e interliga os faróis.
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Por falar nos faróis, eles trazem um recorte adicional na parte inferior e um design mais quadrado do que o Song Plus. Já a lateral ostenta novas rodas de liga-leve de 18 polegadas, enquanto na região da terceira janela há um acabamento que imita um acabamento em alumínio texturizado.
A traseira, por sua vez, traz lanternas mais estreitas, embora uma régua de LED continue interligando a peça como no Song Plus. A tampa traseira tem desenho mais retilíneo e sem as demarcações que vem do para-choque. A área da placa também é menos rebuscada que no SUV irmão mais caro.
Para quem ficou confuso acerca de dimensões, fica a curiosidade que o novo BYD Song Pro é feito com base na mesma plataforma Plus DMi. Embora chegue com preço mais em conta, ele é um pouco maior. O Song Pro tem 4.738 mm de comprimento, 1.860 mm de largura, 1.710 mm e altura e 2.712 mm de entre-eixos. Tem 3 cm a mais no comprimento e altura, enquanto o entre-eixos curiosamente é 5,3 cm menor que o Song Plus.
Por dentro a cabine do Song Pro traz um padrão parecido, mas com diferenças razoáveis. O painel de instrumentos, por exemplo, é do tipo flutuante e fica posicionado logo acima do volante como no BYD Dolphin, mas com um display maior. A famosa central multimídia com tela de 15 polegadas com sistema giratório para ficar na vertical ou horizontal também equipa o SUV.
Em relação a motorização, o novo Song Pro vem com motor 1.5 aspirado a gasolina combinado a um motor elétrico, só que com menos força para entregar 197 cv de potência combinada e 32 kgfm de torque. Para referência, o Song Plus e o recém-lançado BYD King têm 235 cv e 40,8 kgfm de torque.
Boa notícia ainda (e para surpresa de muitos) é que o novo Song Pro será o primeiro BYD produzido pela marca no Brasil, na fábrica de Camaçari (BA) – antiga instalação da Ford.
Jornalista Automotivo