Honda CR-V Hybrid 2024 virá 4x4 e com nova data de lançamento. Veja quando

SUV médio voltará ao Brasil um pouco atrasado, mas com motorização híbrida de 207 cv do sedan Accord
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25.10.2023 às 17:12 • Atualizado em 12.11.2024
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SUV médio voltará ao Brasil um pouco atrasado, mas com motorização híbrida de 207 cv do sedan Accord

A Honda pretendia lançar a nova geração do CR-V no Brasil com o mesmo motor híbrido de 207 cv do sedan grande Accord, isso no fim deste ano. Não rolou. Atrasos no cronograma fizeram a marca estabelecer um novo prazo: janeiro de 2024, com direito a tração 4x4.

A informação foi confirmada por Diego Fernandes, diretor comercial da Honda, durante a apresentação de outro SUV da marca, o ZR-V. Este será lançado na próxima segunda-feira (30), e traremos mais informações sobre ele na devida ocasião.

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Voltando a falar sobre o CR-V, a Mobiauto já avisava em junho de 2021 que a Honda planejava relançá-lo em nosso mercado como um dos três modelos híbridos prometidos até 2023. Perceba que o prazo será ligeiramente extrapolado pela própria marca.

Como será o novo Honda CR-V

Em agosto deste ano, detalhamos como virá a nova geração do Honda CR-V, um SUV médio de cinco lugares que ficará posicionado acima do ZR-V, do Civic e até do Accord no mercado, cuja previsão de preço está na faixa de R$ 300.000.

Em termos de motorização, o modelo terá o mesmo propulsor híbrido e:HEV de Civic e Accord. O conjunto traz um motor 2.0 aspirado a gasolina de ciclo Atkinson, com 147 cv de potência e 17,8 kgfm de torque. A transmissão, chamada e-CVT, tem apenas uma embreagem, um diferencial e dois propulsores elétricos - um gerador e outro de tração.

Eles, sozinhos, geram 184 cv de potência, formando 207 cv de potência combinada. O torque máximo é de 34,1 kgfm. Durante boa parte do tempo, o motor térmico funciona como um gerador de energia para carregar as baterias. Ele só traciona as rodas a velocidades mais altas, de cruzeiro.

O motor elétrico gerador fica sempre ligado ao propulsor 2.0 e faz uma ponte entre ele e o elétrico de tração. Este último, sim, é responsável pela movimentação do carro, e fica diretamente ligado ao diferencial. Não há transmissão fazendo o meio de campo nesse caso.

Já o motor elétrico responsável pela tração opera durante quase todo o tempo, contribuindo bastante para o consumo comedido de combustível. Com isso, nas versões 4x2, o CR-V híbrido é capaz de fazer 18,3 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada com gasolina.

As opções 4x4 bebem um pouco mais e fazem 17 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada com o mesmo combustível. Lembrando que são dados obtidos com gasolina americana. No Brasil, certamente haverá um consumo mais elevado por causa da quantidade de etanol na mistura.

No geral, o CR-V ganhou espaço, potência, tecnologia e ficou visualmente mais interessante. A grade dianteira é larga e bem integrada com os faróis full-LED, que possuem na parte superior as luzes diurnas, que ainda servem de seta. O para-choque tem muitos vincos e ainda comporta uma grande entrada de ar na parte inferior.

A traseira segue as linhas da geração anterior, mas sem a moldura cromada do vidro traseiro, o que reforça a sensação de linhas parecidas com o Volvo XC60, que também tem as lanternas de LED no formato de L.

Segundo a Honda, o CR-V tem 2,70 metros de entre-eixos, sendo 4,69 m de comprimento, 1,86 m de largura e 1,69 m de altura. A fabricante também afirma que o chassi foi revisado e há 15% mais rigidez torcional do que a geração passada.

As linhas e equipamentos do interior do CR-V são bem parecidos com o do novo Civic. Estão presentes a central multimídia com tela flutuante, além dos comandos do ar-condicionado quase camuflados no acabamento.

O console central não é mais tão elevado quanto em gerações anteriores e a alavanca da transmissão está em uma posição mais convencional. O painel de instrumentos é parcialmente digital.

O pacote Honda Sensing, que engloba tecnologias como alerta de ponto cego, leitor de placas de trânsito, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, entre outros, é item de série.

No Brasil, o novo Honda CR-V 2024 chegará em versão única de acabamento, importado da Ásia e com tração 4x4 inteligente sob demanda. Os preços devem ficar na casa dos R$ 300.000, assim como o do Toyota RAV4, seu principal concorrente.

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