Honda City e HR-V terão versões híbridas que já existem em outros lugares

Versão híbrida do City tem ainda apelo esportivo com visual que o sedan brasileiro sonha em ter
Vinicius Moreira
Por
28.03.2024 às 13:14
Versão híbrida do City tem ainda apelo esportivo com visual que o sedan brasileiro sonha em ter

Atualmente, a Honda oferece configurações híbridas em três modelos do seu catálogo aqui no Brasil: Honda CR-V, Accord e Civic. Esse cenário pode ser ampliado tão logo com a chegada de ao menos mais dois modelos com motorização híbrida, mesclando combustão e energia elétrica.

E, melhor ainda, os possíveis escolhidos já são conhecidos do consumidor nacional: Honda City e HR-V. Em outros mercados, como o Tailandê0s, de onde vem o Civic, essas variantes já são oferecidas. Inclusive, recentemente a Mobiauto destacou uma delas, o esportivado City RS. 

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Honda City RS

Apesar de híbrido, para o público brasileiro, tanto a sigla RS como algumas diferenças visuais remetem para uma versão esportiva do City. Grade vazada em formato de colmeia, peças em preto brilhante, tanto no para-choque como acima dos faróis e retrovisores. O sedan ainda conta com um aerofólio.

Mas a ideia de esportivo termina quando falamos do seu trem de força. O City combina um motor 1.5 a gasolina com um propulsor elétrico, os quais rendem combinados 120 cv de potência e 14,8 kgfm de torque. É exatamente esse conjunto que poderia aparecer no sedan brasileiro.

Por aqui, o sedan é oferecido com motor 1.5 flex de quatro cilindros, com até 116 cv de potência e 15,3 kgfm de torque. A transmissão é feita pelo tradicional CVT de sete marchas simuladas.

O novo City já foi flagrado rodando pelo Brasil. Como o nosso sedan é fruto do modelo vendido na Tailândia, o que se espera é que a versão brasileira receba as atualizações já lançadas em países do mercado asiático.

Honda HR-V

Carro mais vendido pela marca japonesa atualmente no Brasil, o SUV compacto possui variantes híbridas, como no mercado europeu e até elétrica na Tailândia.

No velho continente inclusive, a versão e-HEV já é oferecida há algum tempo. Por lá, o SUV é equipado com três motores, sendo dois elétricos e um a combustão. Este último é um 1.5 aspirado de quatro cilindros de 131 cv de potência e 25,8 kgfm de torque.

Já os propulsores alimentados por bateria funcionam de forma distinta: o primeiro gera energia e o outro traciona o SUV. Como o modelo não é um híbrido plug-in, quem recarrega a bateria é o motor a combustão. A usina a combustível só vai atuar como propulsor em velocidades mais altas, onde o motor elétrico é menos eficiente. A Honda não divulgou a potência combinada.

O HR-V brasileiro é oferecido em quatro versões, as quais tem duas opções de configuração: as básicas são equipadas como motor 1.5 flex aspirado de 126 cv de potência, com até 15,6 kgfm de torque, enquanto as variantes mais caras têm o 1.5 turbo flex 177 cv de potência e 24,5 kgfm de torque. Em ambas, a transmissão é feita pelo CVT de sete marchas simuladas.

Primeira versão híbrida flex no Brasil?

Além de HR-V e City, existe a possibilidade de outro modelo chegar ao Brasil com motorização híbrida flex: o Honda WR-V. Seria o primeiro híbrido da fabricante no Brasil com a tecnologia flex, conforme revelado pelo jornalista Leonardo Felix, na Revista Autoesporte.

A Honda possui planos de investimentos para os próximos quatro anos (2024-2028), nos quais está incluso a produção do WR-V na unidade de Itirapina (SP), conforme divulgado pelo Auto Segredos.

Lançado no Brasil em 2017, o hatch saiu de linha e vai retornar apenas com o nome, agora como SUV e projeto baseado no Honda Elevate. Nesse cenário, o WR-V também pode ser um dos modelos que chegarão híbridos.

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