Homem que montou VW Saveiro sozinho ainda tem a picape 30 anos depois

Paulo Cesar Alencar viralizou três décadas depois de montar sua própria Saveiro para não precisar gastar o dobro comprando uma pronta na concessionária
JC
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06.09.2022 às 16:22
Paulo Cesar Alencar viralizou três décadas depois de montar sua própria Saveiro para não precisar gastar o dobro comprando uma pronta na concessionária

 Por Lucas Frasson

A reportagem do Jornal Nacional é de 1996, mas foi só no princípio de setembro de 2022 que ela viralizou nas redes sociais. No vídeo, um bem mais novo William Bonner apresenta a história de Paulo César Alencar Costa, um ex-morador de Goiânia (GO) que, na época, montou sozinho, peça por peça, uma unidade inteira da VW Saveiro.

A reportagem foi feita em 1996, porém a picape é de 1992. A ótima notícia é que fomos atrás e descobrimos que não só a picape ainda existe e está regularizada, como segue pertencendo ao seu criador

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Paulo, que é especialista em customização automotiva e chegou a ter uma empresa na área, hoje tem 58 anos e mora em Brasília (DF).

Também foi piloto por nove anos, algo mencionado na reportagem, tendo inclusive tirado carteira na CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). Sua carreira nas pistas o levou a ser apoiado por três concessionárias da Volkswagen na capital goiana nos anos 90, e durou até 2015, quando se aposentou após correr na Mercedes-Benz Challenge.

Além disso, ajudou a desenvolver peças automotivas para diversas empresas, como juntas de motores, carburadores, comandos de válvula e velas. Daí veio o conhecimento técnico necessário para montar uma Saveiro GL 1992 inteira sem ajuda de ninguém. Tudo para economizar quase a metade do valor que gastaria se tivesse comprado uma pronta.

Paulo Cesar Alencar viralizou três décadas depois de montar sua própria Saveiro para não precisar gastar o dobro comprando uma pronta na concessionária

Por causa da repercussão, Alencar Costa, que não tinha redes sociais, criou contas no Instagram, TikTok, incentivado pela família. Apesar de pouco tempo de criação, ele já possui mais de 3.000 seguidores, e os números não param de crescer.

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Montador de carros e garimpeiro de peças

Ao ser perguntado sobre de onde veio a inspiração para a construção da picape, Paulo conta que na época da compra, as concessionárias passavam por uma escassez e dificuldade de entregar os veículos que eram comprados. 

Os preços estavam disparados, fenômeno parecido com o que vivemos recentemente diante da crise de fornecimento de semicondutores e outras matérias-primas. Logo, o goiano decidiu comprar uma carroceria monobloco e fazer algo que nunca alguém havia feito antes: montar peça por peça sua própria Saveiro.

Todas as peças eram originais, segundo o criador da Saveiro. Por isso mesmo, o tempo de montagem foi de oito meses, pois muitas vezes Paulo não encontrava peças na qualidade desejada. “Se eu já tivesse as peças, com certeza teria terminado em muito menos tempo”, gaba-se o especialista em customização automotiva.

Só motorzão

Paulo Cesar Alencar viralizou três décadas depois de montar sua própria Saveiro para não precisar gastar o dobro comprando uma pronta na concessionária

Após o trabalho de conseguir homologar o veículo, relatado no vídeo do Jornal Nacional, Alencar manteve sua Saveiro GL artesanal consigo até hoje. O mais divertido é que, enquanto a Saveiro GL de fábrica possuía um motor 1.8 AP de 96 cv, a de Paulo foi montada com o 2.0 da mesma família, rendendo 109 cv.

Posteriormente, Paulo aplicou um 1.8 também da família AP, porém com preparações - comando de válvulas com 310°, novo lift, sede de válvulas em três ângulos e cabeçote trabalhado para melhor fluxo da admissão e do escapamento - que elevaram sua potência a 156 cv, segundo o proprietário.

Picape ainda existe e está praticamente intacta

Paulo Cesar Alencar viralizou três décadas depois de montar sua própria Saveiro para não precisar gastar o dobro comprando uma pronta na concessionária

Fora isso, Alencar afirma que sua Saveiro mantém a mesma estrutura de 30 anos atrás, obviamente com a troca de componentes que se desgastam com o tempo, como pastilhas de freio, pneus, elementos de suspensão e fluidos, cuja substituição é comum ao longo de tantos anos com o carro.

Paulo conta que sua maior dificuldade em relação à Saveiro foi, realmente, a aprovação no Detran (Departamento de Trânsito) de seu Estado e no Inmetro, órgão de homologação do governo. Afinal, como já dito, ninguém nunca havia feito esse tipo de coisa no Brasil. Para tanto, ele teve de apresentar as notas de todas as peças adquiridas.

Hoje, o carro fica guardado na casa em que Paulo vive, em Brasília. O customizador, que inclusive já ajudou amigos a montarem outros veículos, considera sua Saveiro GL 1992 uma espécie de relíquia. “Saio com ela muito de vez em quando”, comenta.

Ainda de acordo com o goiano radicado em Brasília, foi um amigo seu, ex-chefe de equipe na sua época de piloto, que publicou o vídeo e começou a compartilhá-lo nas redes sociais. Paulo estava ciente desde o princípio, porém não imaginava que iria viralizar tanto e em tão pouco tempo.

“Me sinto encantado por as pessoas estarem gostando tanto da história da Saveiro. É maravilhoso ver essa transmissão de conhecimento, como um professor faz para seus alunos. É justamente assim que me sinto, transmitindo um legado para outras pessoas”, filosofa.

Ainda dá para fazer isso nos dias de hoje?

Para Alencar, mesmo nos dias atuais vale a pena montar seu próprio carro se você tiver expertise para tal. “O ideal é ir a concessionárias e tentar o máximo de desconto possível de todas as peças”, relata.

“De maneira alguma [vale a pena] se você for a lugares como ferro velho ou [oficinas] terceirizadas, pois peças vindas desses lugares podem não estar com a qualidade recomendada, prejudicando tanto a segurança de si mesmo quanto de terceiros”, precavê o customizador, baseado em sua própria experiência.

Também é importante ressaltar que, para que o veículo construído seja emplacado no Detran, é necessário por lei que todas as peças estejam com a nota fiscal.

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