GWM aumenta Centro de Distribuição e já se prepara para lançamentos
Depois da chegada da GWM no mercado com os modelos Haval H6 e Ora 03, a marca começa a se preparar para a chegada de novos produtos por aqui. Um dos primeiros passos foi aumentar o Centro de Distribuição da empresa em Cajamar (SP) para garantir a reposição de peças para todos os produtos do catálogo.
O aumento foi expressivo. A reportagem da Mobiauto foi até o centro de distribuição na última semana a convite da GWM e viu o complexo que tinha 22.000 m² e passou a ter agora 30.000 m² de área, confirmando um aumento de 8.000 m², para armazenar peças dos veículos.
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A ideia da GWM é justamente seguir os passos das marcas japonesas em nosso mercado, que é uma estratégia que deu certo. Investir no pós-venda e acabar com a má fama dos carros chineses por aqui.
Ao todo, a fabricante conta com cerca de 523 mil peças no Centro de Distribuição de Cajamar e garante preço único para peças em todo o território nacional e punição para concessionários que ofertarem peças dos modelos em valores superiores ou inferiores aos tabelados.
Segundo a fabricante, o complexo armazena quase 100% das peças dos veículos vendidos aqui. Apenas 4% dos componentes da linha Haval e 3% dos Ora é que não estão guardados no local. E são peças que podem ser pedidas e que chegam importadas diretamente da China com prazo entre duas e quatro semanas, via transporte aéreo.
Mas a Mobiauto acredita também que a expansão aconteceu para a marca chinesa garantir espaço o suficiente para cuidar da reposição de peças de outros lançamentos, que podem acontecer entre o fim deste ano e início do próximo.
Modelos que devem chegar nos próximos anos
O início da produção nacional na fábrica de Iracemápolis (SP) da GWM passou por um adiantamento, e deve começar no primeiro semestre de 2025. Na atual fase, a empresa já está passando por contratações, além das instalações receberem máquinas, itens e kits para pré-produção.
O Haval H6 será o primeiro veículo a ganhar produção nacional e a expectativa é de que a picape Poer seja o segundo modelo a entrar na linha de montagem, seguindo o que foi dito por Andre Leite, diretor de Marketing e Produto da GWM, à Mobiauto: “A picape [Poer] em vez de vir primeiro, vem depois”.
Outro modelo esperado para ser fabricado no Brasil é o SUV de entrada H4. Também conhecido como Jolion, o veículo tem um ponto estratégico importante que é dividir a plataforma com o H6, o que auxilia no custo da produção.
Com Haval H6 nacional próximo de chegar, o lançamento iminente da Poer e a possível chegada do H4, a marca precisaria reestruturar seu Centro de Distribuição para conseguir alimentar o fornecimento de peças em todo Brasil. Por isso é que nossa reportagem acredita que o expansão do espaço acontece com pensamento já no futuro da atuação da marca por aqui.
Por Lucas Frasson
Jornalista Automotivo
Formado em jornalismo desde 2024, sempre gostou muito do mundo automotivo, além de esporte e velocidade. Tem o prazer em se comunicar e levar informações para as pessoas.