Geely EX5 híbrido que vem para o Brasil tira nota máxima em segurança
Esperado para o primeiro semestre de 2026 como o primeiro modelo híbrido de fabricação nacional da Geely, o EX5 EM-i chega primeiro na Europa e ganha cinco estrelas no teste de colisão. Antecipando que no Brasil, devemos esperar por um nível mesmo nível de qualidade de segurança.
Entre seus maiores destaques, estão a pontuação de proteção para adultos e ocupantes infantis, que foi bastante satisfatória no Euro NCAP:
- Proteção para ocupantes adultos: 90%
- Proteção para ocupantes infantis: 87%
- Proteção para usuários vulneráveis na via: 86%
- Assistência ativa de segurança: 77%
Você também pode se interessar por:
- Geely EX5 testa modo “caranguejo” com rodas traseiras independentes; veja como funciona
- Geely EX5 híbrido será o primeiro carro da marca chinesa produzido no Brasil
- Briga entre GM, VW, Toyota, Stellantis e BYD é resolvida pelo Governo
- Geely volta ao Brasil: chinesa fracassou no passado com sedan e compacto
E em comparação com a versão elétrica já conhecida, o híbrido é ainda mais seguro em duas categorias. Visto que no mesmo teste o EX5 Pro atingiu as seguintes pontuações:
- Proteção para ocupantes adultos: 86%
- Proteção para ocupantes infantis: 87%
- Proteção para usuários vulneráveis na via: 83%
- Assistência ativa de segurança: 83%
Vale ressaltar que as duas versões, mesmo equipadas com conjuntos mecânicos diferentes, ambas são construídas sobre a plataforma GEA (Global Intelligent Electric Architecture), que integra três inovações nativas de segurança, que incluem isolamento físico, proteção dedicada e layout em camadas. Capaz de separar totalmente os subsistemas de combustível, gás e eletricidade. O que garante bom desempenho de segurança em impactos frontais e traseiros.
Divulgação/Euro NCAP
Apesar de semelhantes, os dois modelos contam com pacote de assistência e segurança diferentes. No caso da versão híbrida, está incluída uma gama avançada de sistemas ADAS (Assistência de Segurança Avançada ao Condutor) de nível 2, que integra frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro inteligente e detecção de ponto cego.
Vale ressaltar que não necessariamente o modelo europeu será o mesmo comercializado no Brasil. As expectativas apontam que o Geely EX5 EM-i deve chegar por aqui com o visual e pacote de equipamentos semelhantes e caso tenha mudanças é provável que sejam sutis.
E até o momento, nenhuma das versões do SUV da Geely foi testado no teste de colisão da América, Latin NCAP.
Por Marcela Cavirro
