Fusca 65 anos: como a alma do icônico estará presente nos elétricos da VW

Apesar do painel de instrumentos 100% digital, o VW ID. 2 tem opção de configuração com visual retrô em homenagem ao clássico VW Fusca
Vinicius Moreira
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22.01.2024 às 15:20
Apesar do painel de instrumentos 100% digital, o VW ID. 2 tem opção de configuração com visual retrô em homenagem ao clássico VW Fusca

Engana-se quem pensa que o design do Volkswagen Fusca está renegado ao passado. Já aposentado, o icônico da indústria automotiva completa 65 anos, neste sábado (20), e vai emprestar uma parte significativa do seu visual para os próximos carros elétricos da VW. O primeiro a receber a opção retrô será o Volkswagen ID. 2.

Apesar da nova identidade visual para os elétricos, a VW decidiu oferecer como opção no cluster mostradores clássicos do VW Fusca e do VW Gol. Com isso, o velocímetro no caso do Fusca, e o medidor de velocidade e conta-giros do Gol poderão ser escolhidos como opcionais no cluster.

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Linha do tempo do Fusca no Brasil

1959 – Começa a produção do Fusca em São Bernardo do Campo (SP). O modelo com projeto dos anos 40 passa a ser fabricado no Brasil e tem 54% das peças e componentes nacionais. O primeiro motor é o 1200.

1965 – Poucos anos após o início da produção, o Fusca já recebeu algumas melhorias como encosto do banco traseiro dobrável, barra de direção com lubrificação automática, trava de direção, iluminação maior para visualizar a placa traseira e ainda tinha o teto solar como opcional.

1967 – Tchau 1200! O Fusca passa a ser movido pelo motor 1300, que rendia 46 cv de potência. Os freios também foram beneficiados com a ventilação maior pelo aumento no número de furos nas rodas. A visão traseira do motorista também melhorou após o aumento em 20% do vidro traseiro. Também foi inserido a opção de luz alta ou baixa no mesmo local que estava o indicador de direção.

1968 – Para tentar melhorar a dirigibilidade do Fusca, a VW passou a lubrificar a caixa de direção com graxa em vez de óleo. Com o dobro da capacidade, o sistema elétrico saiu de 6 para 12 volts.

1970 – Mais potência! Agora, o Fusca era equipado com o motor 1500 de 52 cv de potência. O capô do motor recebeu aberturas para ventilação, além de novas lanternas, já com a luz de ré. Sabe os famosos freios a disco, eles já eram oferecidos como opcionais em 70 no Fusca, assim como os cintos de segurança.

1973 – Mais upgrade de motor. Com os motores 1300 e 1500 disponíveis, os trens de força do Fusca receberam uma nova configuração e recalibração dos carburadores. Tudo isso para ajudar no consumo de combustível. Os para-lamas também tiveram seu visual alterado, muito por conta do novo design dos faróis.

1974 -  Talvez a primeira versão com cara de esportivo, para época, do Fusca. Agora o VW 1600-S, conhecido popularmente como Super-Fuscão é quem dava as caras. Além dos 65 cv de potência, o volante de três raios, painel com direito a marcador de temperatura, relógio e amperímetro davam um ar de esportividade.

1975 – O Fusca agora tinha um reforço de chassi e trilhos dos assentos. A alavanca de câmbio foi encurtada e o agora tinha a adição do modelo 1300 L, como versão mais básica do Super-Fuscão.

1978 – A VW optou por mudar o local de abastecimento do Fusca, o bocal do tanque agora era posicionado na lateral direita do carro, que antes obrigava a abertura do porta-malas. O acionamento do pisca-alerta foi realocado para coluna de direção. O condutor agora tinha uma única chave para abrir e fechar as portas, capô e dar partida do Fusca.

1979 – Preocupada com a empunhadura, a VW trocou o revestimento do volante para melhor a experiência na direção. Além disso, um novo espelho retangular ampliava o campo de visão nos retrovisores. Os modelos 1300 e 1600 tiveram suas lanternas redesenhadas, assim como os para-lamas traseiros.

1985 – Com 26 anos de Brasil, a VW produziu a série especial do Fusca, que tinha a cor exclusiva verde cristalino metálico. O motor 1600 a álcool era de dupla carburação. Para completar, o interior teve a aplicação de tecido nas portas e bancos com mais anatômico para deixar o acabamento da edição mais requintada.

1986 – Primeira parada! Depois de 27 anos saindo da fábrica para ruas brasileiras, o Fusca faz sua primeira pausa. Até então, a VW contabilizava mais de 3.000.000 de unidades vendidas entre 1959 e 1986.

1993- Após 7 anos longe das linhas de produção, o Fusca volta a ser fabricado em 23/08/94

1996 – Aposentadoria merecida. O Fusca sai de linha, deixa de ser produzido, mas crava um lugar na história automotiva brasileira.

Mas antes da despedida, uma edição especial batizada de Série Ouro. Foram apenas 1.368 unidades do modelo que ficou conhecido como “Itamar”, referência ao ex-presidente Itamar Franco. E ainda teve um projeto para três unidades, que transformaram o Fusca em Cabrio em parceria com a Sulam, uma oficina especializada. A VW mantém um dos modelos em seu acervo histórico foto.

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