Ford Ranger da Defesa Civil: detalhes da picape em 42 fotos exclusivas
Você provavelmente já conhece a Ford Ranger, que de acordo com dados da Fenabrave (associação de concessionários) já registrou 10.343 unidades emplacadas em 2025, sendo o modelo mais vendido da montadora no Brasil. Além de seu sucesso no varejo, a Ranger também é amplamente utilizada como veículo de trabalho e, quando necessário, adaptada às necessidades específicas dos clientes.
Recentemente, a Ford Pro, que é a divisão de veículos comerciais da marca, apresentou, durante um evento, alguns de seus modelos reestilizados. Entre eles, estava a Ford Ranger XLS com modificações específicas para uso da Defesa Civil Estadual.
Você também pode se interessar por:
- Nova Ford Ranger Super Duty é versão parruda e raiz que você não pode comprar
- Ford Ranger foi a única picape que valorizou em 2024
- Ford Ranger seminova tem preço de Toro zero quilômetro – e motor V6
- Ford Ranger Black: como é a vida de uma picape média na cidade |
A Mobiauto teve acesso exclusivo a um desses exemplares da picape e apresenta aqui 42 fotos inéditas, revelando os detalhes do veículo utilizado pelas autoridades.
Visualmente, a Ford Ranger está quase irreconhecível. A dianteira mantém elementos característicos, como os faróis de LED e a grade frontal já conhecida, mas ganhou um kit de para-choque que contorna toda a frente do veículo e inclui um guincho.
Ao longo de toda a carroceria, a Ranger recebeu sinalizadores coloridos típicos de veículos de emergência, posicionados no teto, na grade dianteira, nos estribos e na parte traseira. A pintura segue o padrão da Defesa Civil, com predominância das cores amarela e preta, além de badges espalhados por toda a lataria.
O elemento mais marcante dessa transformação é a traseira, completamente redesenhada. A caçamba foi substituída por um compartimento específico para armazenamento de equipamentos de resgate, o que também exigiu a realocação e o redesenho das lanternas traseiras.
As rodas também foram modificadas. Diferentemente do modelo XLS convencional, esta Ranger conta com rodas de liga leve de 17 polegadas, com acabamento preto brilhante.
No interior, os bancos originais deram lugar a versões revestidas em couro, com costuras em tom amarelo. O console central permanece semelhante ao da versão XLS, com a manopla do câmbio automático, freio de estacionamento eletrônico, comandos do sistema ADAS, seletor de tração, porta-copos e porta-objetos. A principal novidade é o módulo de controle dos sinalizadores externos, posicionado ao centro.
Acima dele, estão as entradas USB-C, os controles do ar-condicionado automático e a central multimídia, que segue o padrão da linha. No lugar do espelho retrovisor interno, há um painel de controle e monitoramento com imagens das câmeras instaladas ao redor do veículo, inclusive, uma tela adicional foi colocada ao lado.
Para o condutor, os principais elementos da Ranger XLS permanecem: painel de instrumentos digital, volante multifuncional revestido em couro e ajuste manual do banco.
Na segunda fileira, há uma configuração bastante diferenciada. Apenas um assento foi mantido, já que o outro lado da cabine abriga um canil adaptado.
O compartimento traseiro, que substitui a caçamba, comporta diversos equipamentos de resgate, como cilindros de oxigênio, coletes salva-vidas, capacetes e cordas.
Em termos de desempenho, essa versão da Ford Ranger traz alterações importantes. A suspensão foi aprimorada para uso off-road e a picape suporta até 800 mm de imersão. Diferentemente da versão XLS convencional, esta unidade é equipada com motor 3.0 V6, que entrega 250 cv de potência e 61,1 kgfm de torque.