Ford Ranger seminova tem preço de Toro zero quilômetro – e motor V6

Nova geração da picape é recheada de equipamentos e tecnologias ausentes nas rivais
GS
Por
21.02.2025 às 15:34 • Atualizado em 24.06.2025
Compartilhe:
Nova geração da picape é recheada de equipamentos e tecnologias ausentes nas rivais

A atual geração da Ford Ranger foi lançada no Brasil no segundo semestre de 2023 e, desde então, se consolidou como a referência tecnológica entre as picapes médias à venda no mercado nacional. Além da renovação mecânica e de conteúdo – incluindo a oferta de um novo motor V6 turbodiesel - a Ranger manteve uma política de preços bastante competitiva diante das concorrentes.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Isso fez com que a Ford Ranger aumentasse a sua participação na categoria, a ponto de assumir a vice-liderança das vendas de picapes médias em 2024. No ano passado, o modelo registrou 31.860 emplacamentos, ficando atrás apenas da líder isolada Toyota Hilux (50.010 emplacamentos), de acordo com a Fenabrave.

A Ford Ranger segue sendo fabricada na Argentina, mas desta vez a partir de um chassi 30% mais resistente e com bitolas mais largas que as da antecessora. As versões equipadas com o motor V6 turbodiesel possuem freios a disco nas rodas traseiras e freio de estacionamento eletrônico.

Você também pode se interessar por:

O visual inspirado na Ford F-150 destaca as dimensões da picape, que ganhou alguns centímetros em comparação com a geração anterior. A nova Ranger mede 5,37 metros de comprimento (+2 cm), 1,92 m de largura (+3 cm), 1,88 de altura (+10 cm) e 3,27 m de entre-eixos (+5 cm).

Motores a diesel e câmbio do Mustang

As versões de entrada (XL) e intermediárias (Black e XLS) são movidas pelo motor Panther 2.0 turbodiesel de quatro cilindros com injeção direta (o mesmo do furgão Transit), que gera 170 cv de potência e 42,8 kgfm de torque.

Na versão XL, voltada ao trabalho, o câmbio é manual de seis marchas, enquanto as configurações Black e XLS utilizam uma caixa automática, também de seis velocidades.

As versões da Ford Ranger equipadas essa motorização são dotadas do tradicional sistema de tração 4x4 temporária com reduzida, com exceção das variantes XLS automática e Black, dotadas de tração apenas traseira.

A configuração XLS também pode ser equipada com o conjunto mecânico das versões XLT e Limited, formado pelo motor Lion 3.0 V6 turbodiesel de 250 cv e 31,1 kgfm. Esse propulsor chegou a equipar a Ford F-150 e modelos da Land Rover.

Neste caso, o câmbio é automático de 10 marchas (o mesmo do Mustang e da F-150), acoplado a um sistema de tração 4x4 com reduzida e modo automático, que pode ser acionado inclusive no asfalto, graças ao diferencial central.

Versão esportiva

Para quem quer fugir do convencional (e pode pagar por isso), a nova Ford Ranger conta com a versão esportiva Raptor. Importada da Tailândia, a picape desenvolvida pela divisão de alto desempenho Ford Performance aproveita apenas a carroceria e componentes internos das versões convencionais da Ranger.

O chassi reforçado e as suspensões dotadas de amortecedores Fox Racing foram desenvolvidos para a Raptor entregar o máximo de desempenho em terrenos acidentados - limitando a sua capacidade de carga para apenas 736 kg. Sob o capô, a Ranger Raptor conta com o motor Nano 3.0 V6 biturbo a gasolina de 397 cv e 59,4 kgfm, associado ao mesmo câmbio automático de 10 marchas, porém, com uma calibração voltada à performance.

De acordo com a Ford, a Ranger Raptor acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos.

Capacidades

Por ora, a nova Ford Ranger é comercializada somente em configuração de cabine simples e caçamba com capacidade volumétrica de 1.250 litros. A capacidade de carga varia entre 736 kg (Raptor) e 1.084 kg (XLS V6), a depender da versão.

Porém, a versão XLS 2.0 turbodiesel 4x2 é a quem tem a maior capacidade de reboque (3.100 kg), superando até mesmo a poderosa Raptor (2.240 kg).

Principais equipamentos de série

Todas as versões da nova Ford Ranger são equipadas de série com seis airbags, controles de estabilidade, tração e de velocidade em descida e adaptativo de carga (corrige a dinâmica da picape quando está carregada), painel digital de 8 polegadas e central multimídia SYNC 4 de 10”.

A XLS 4x2 automática, oferecida somente na linha 2024, adiciona os faróis de LED com luzes de rodagem diurna, para-choques pintados na cor do veículo, rodas de liga leve aro 17” e quatro modos de condução.

A Ranger Black, lançada em 2024, é baseada na XLS 4x2 automática, mas com a adição de detalhes visuais escurecidos, bancos de couro e revestimento do teto na cor preta idêntico ao da Raptor.

Na XLS 4x4 são adicionados o bloqueio do diferencial traseiro, enquanto a XLS V6 recebe a alavanca de câmbio tipo joystick e freio de estacionamento eletrônico.

A XLT V6 adiciona airbag para os joelhos do motorista, sensor de chuva, carregador de celular por indução, farol alto automático, reconhecimento de placas de trânsito, espelho interno antiofuscante, rebatimento elétrico dos retrovisores externos e bancos de couro.

Por fim, a Limited V6 tem visual mais luxuoso, além de seis modos de condução, ar-condicionado digital de duas zonas, central multimídia SYNC com tela de 12”, chave presencial, monitoramento de pressão dos pneus, protetor de caçamba e racks de teto.

Piloto automático adaptativo (ACC), assistentes de cruzamentos e de centralização em faixa, sensor de ponto cego com cobertura do reboque, assistente autônomo de frenagem, alerta de tráfego traseiro, câmeras com visão em 360°, painel de 12,4” e rodas de 20” fazem parte de um pacote opcional exclusivo da versão, mas são itens de série da Raptor – que ainda conta com amortecedores, pneus e rodas especiais, para-lamas alargados, bancos esportivos, entre outros.

Preços da Ford Ranger na tabela fipe

Linha 2024

  • XL 2.0 turbodiesel 4x4 MT6: R$ 190.861
  • XLS 2.0 turbodiesel 4x2 AT6: R$ 205.314
  • XLS 2.0 turbodiesel 4x4 AT6: R$ 224.335
  • XLS 3.0 V6 turbodiesel 4x4 AT10: R$ 247.555
  • XLT 3.0 V6 turbodiesel 4x4 AT10: R$ 262.442
  • Limited 3.0 V6 turbodiesel 4x4 AT10: R$ 299.449
  • Limited+ 3.0 V6 turbodiesel 4x4 AT10: R$ 312.990
  • Raptor 3.0 V6 biturbo gasolina 4WD AT10: R$ 432.777

Linha 2025

  • XL 2.0 turbodiesel 4x4 MT6: R$ 195.699
  • Black 2.0 turbodiesel 4x2 AT6: R$ 201.156
  • XLS 2.0 turbodiesel 4x4 AT10: R$ 239.029
  • XLS 3.0 V6 turbodiesel 4x4 AT10: R$ 253.789
  • XLT 3.0 V6 turbodiesel 4x4 AT10: R$ 269.243
  • Limited 3.0 V6 turbodiesel 4x4 AT10: R$ 307.151
  • Limited+ 3.0 V6 turbodiesel 4x4 AT10: R$ 331.181
  • Raptor 3.0 V6 biturbo gasolina 4WD AT10: R$ 446.330

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp