Ford Ranger foi a única picape que valorizou em 2024
Picapes e comerciais leves foram responsáveis por 11,3% de participação no mercado brasileiro de veículos automotores em 2024, com 536.604 emplacamentos (alta de 17,04% em comparação com as 458.498 unidades vendidas em 2023).
No entanto, apenas a Ford Ranger valorizou no último ano. De acordo com o estudo feito pela Mobiauto, o preço médio do modelo subiu 6,28% no período entre janeiro de 2024 e janeiro de 2025.
Essa valorização pode ser creditada à boa aceitação da nova geração da Ranger no mercado brasileiro. A picape registrou alta de quase 12% nos emplacamentos na comparação com 2023.
Você também pode se interessar por:
- Ford Ranger: por que picape tomou vice-liderança da Chevrolet S10?
- Ford Ranger Cabine Simples ‘pé-de-boi’ vem ao Brasil de olho na Hilux
- Nova Ford Ranger V6: qual é o custo para manter a picape por ano?
- Ford Ranger ganha versão híbrida plug-in com mais torque que Hilux GR Sport
Curiosamente, a picape que apresentou a menor desvalorização (-5,45%) no período analisado foi a Chevrolet Silverado. O modelo de luxo vendeu apenas 1.277 em 2024, de acordo com a Fenabrave (associação de concessionários).
A Fiat Strada, com quase 145 mil emplacamentos em 2024, foi o veículo mais vendido pelo quarto ano consecutivo entre os automóveis e comerciais leves. No entanto, a picape compacta depreciou -6,18%, em média.
Modelos, como Ram Rampage (-9,16%) e Renault Oroch (-9,71%), apresentaram desvalorização média abaixo de 10% durante o ano passado.
A Nissan Frontier, apesar dos tímidos 9.258 emplacamentos em 2024, desvalorizou menos (-11,44%) que modelos mais vendidos, como Fiat Toro (-12,43%) e Chevrolet Montana (-14,45%).
Líder de vendas entre as picapes médias, com mais de 50 mil emplacamentos, a consagrada Toyota Hilux registrou desvalorização média de -14,62%.
A Mitsubishi L200 Triton Sport, que vendeu quase 11 mil unidades no ano passado, sofreu depreciação média de -16,65% no período verificado pela Mobiauto.
Por fim, a Chevrolet S10 apontou uma desvalorização média de -21,38% no ano passado – mesmo depois de sofrer uma importante atualização visual e de conteúdo. Foi o pior resultado dentre as picapes mais vendidas no Brasil em 2024.
Modelo | Ano | Preço Jan 2025 | Preço Jan 2024 | Variação | Emplacamentos 2024 |
Ford Ranger Cabine Dupla | 2024 | R$ 280.044,17 | R$ 297.641,72 | 6,28% | 31.860 |
Chevrolet Silverado | 2024 | R$ 525.716,15 | R$ 497.088,52 | -5,45% | 1.277 |
Fiat Strada | 2024 | R$ 123.453,58 | R$ 115.820,66 | -6,18% | 144.684 |
Ram Rampage | 2024 | R$ 262.039,73 | R$ 238.039,28 | -9,16% | 23.619 |
Renault Oroch | 2024 | R$ 124.132,16 | R$ 112.083,11 | -9,71% | 12.883 |
Nissan Frontier | 2024 | R$ 259.276,83 | R$ 229.624,15 | -11,44% | 9.258 |
Fiat Toro | 2024 | R$ 175.091,77 | R$ 153.336,16 | -12,43% | 53.856 |
Chevrolet Montana | 2024 | R$ 150.041,65 | R$ 128.365,23 | -14,45% | 27.724 |
Toyota Hilux Cabine Dupla | 2024 | R$ 333.712,39 | R$ 284.927,99 | -14,62% | 50.010 |
Mitsubishi L200 Triton Sport | 2024 | R$ 292.900,77 | R$ 244.118,77 | -16,65% | 10.982 |
S10 Cabine Dupla | 2024 | R$ 284.026,63 | R$ 223.293,64 | -21,38% | 27.402 |