Ford Mustang 60 anos: 10 curiosidades pouco conhecidas sobre o esportivo

Sessentão de motor V8 tem tanta história que vai das aparições no cinema até inspiração de perfume
Vinicius Moreira
Por
18.04.2024 às 16:56
Sessentão de motor V8 tem tanta história que vai das aparições no cinema até inspiração de perfume

O Ford Mustang completa 60 anos de história exatamente neste dia 17 de abril. O icônico muscle car que marcou gerações ganhou uma festa digna da sua linhagem no autódromo de Interlagos (SP). Mais de 400 Mustang de diferentes gerações desfilaram pelas pistas com direito ao som ensurdecedor dos motores V8.

Por falar em geração, o Mustang estreou sua sétima versão neste ano. E claro que, por sua longevidade, o esportivo registrou uma infinidade de histórias e curiosidades. Por isso, escolhemos 10 passagens que são pouco conhecidas, mas que certamente estariam em um livro sobre o carro.

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Modelo 01 quase se perdeu

Como já dito, a Ford lançou o Mustang em 17 de abril de 1964. Pouco antes disso, a montadora enviou modelos para concessionárias na América do Norte. Um exemplar específico era um conversível na cor branca com identificação 5F08F100001.

Mas o que ele tinha de tão importante? Essa unidade foi a primeira a ser produzida na linha de montagem. Ao enviar os carros, a Ford esperava que eles fossem devolvidos, mas isso não aconteceu com o Mustang número 1.

O concessionário canadense Harry Phillips vendeu o carro para Stanley Tucker. Somente anos depois a Ford deu conta da falta do 001 e conseguiu trocar o primeiro Mustang, que marcava 16.000 km no odômetro, por outro modelo conversível do Mustang, o milésimo a ser produzido ano 1966.

Desde então, o primeiro Mustang encontra-se no museu Henry Ford. O curioso é que a primeira compra de um Mustang não foi do piloto de avião Stanley. Esse título pertence a Gail Wise, professora americana de Chicago que realizou a compra em 15 de abril de 1964.

Perfume com cheiro de gasolina

Já pensou em usar um perfume com cheiro de gasolina? Pois é, isso aconteceu em 2021 e foi oferecido pela Ford na Europa. Tudo começou com uma pesquisa realizada pela montadora, na qual a fabricante constatou que um número relevante de pessoas sentia falta do cheiro da gasolina ao mudar do carro a combustão para um elétrico, o Mustang Mach-E GT no caso.

Para deixar a transição menos dolorosa, a Ford decidiu criar um perfume batizado de Mach-Eau. A inspiração para a fragrância foram justamente os produtos químicos presentes no interior dos carros a gasolina.

A Ford contou com a perfumista Pia Long para misturar benzaldeído e para-cresol, respectivamente um cheiro de amêndoa e da borracha dos pneus. Para transmitir um tom mais metálico, somou-se a isso gengibre azul, lavanda, gerânio e sândalo. O toque final teve um “elemento animal” não revelado que remete aos cavalos para lembrar o berço do Mustang.

Protótipo de 1400 cv

Criado em parceria pela Ford Performance e a marca RTR, o Ford Mustang Mach-E 1400 foi um protótipo criado especialmente para o mundo das corridas. Afinal, são 1419 cv de potência para rodar em pistas, arrancadas e drifting.

Para despejar toda essa potência, o conceito foi equipado com sete motores, três posicionados ao diferencial dianteiro e os outros quatro na traseira. Isso significa que o protótipo disponibiliza tração integral, dianteira ou traseira.

Tudo isso, é alimentado por uma bateria de 56,8 kWh de células de níquel-manganês-cobalto, feitas especialmente para suportar toda essa demanda. Esse Mustang gera mais de 1.000 kg de downforce a 270 km/h.

Para frear todo esse conjunto, o projeto previu uma combinação do freio regenerativo com o ABS e controle de estabilidade. Por falar em frenagem, os freios usados são Brembo e ainda há um freio de estacionamento hidráulico feito para o drifting.

No Guiness por eficiência

Há quem ainda torça o nariz para um Mustang elétrico, mas foi justamente o Mustang Mach-E que levou o nome da marca para o Guiness Book. Em 2021, o SUV elétrico conquistou o então recorde mundial de eficiência energética ao rodas 1.350 km na Grã-Bretanha em 27 horas. Para isso, um trio de motoristas se revezou no trajeto e fizeram apenas duas paradas para recarga.

O consumo médio foi de 10,5 km por KWh a uma velocidade média de 50 km/h. Para a façanha, a versão usada do elétrico era a com tração traseira e bateria de 88 KWh. Dessa forma, o Mach-E alcançou mais de 800 km de autonomia, superando os 610 km declarados no ciclo WLTP.

Montado só por mulheres

Um modelo do Mustang Mach-E foi montado exclusivamente por mulheres na unidade da Ford no Méxixo. Além do encaixe das peças, a produção do motor e transmissão do elétrico também foi feito unicamente por mulheres na fábrica de Cuautitlán.

Para completar o feito, a artista plástica María Fernanda Ochoa ainda criou uma pintura personalizada para a unidade do SUV elétrico.

Ciência por trás DNA sonoro do Mustang

Uma das marcas mais significativas do Ford Mustang é o ronco do seu motor V8. Além dele, o som emitido pelo escape costuma chamar a atenção por onde passa e é justamente isso que fez os projetistas de áudio da Ford buscar o melhor tom para o Mustang.

“Diferentemente de outras áreas da engenharia, que trabalham com especificações baseadas em números, trabalhamos para identificar o DNA sonoro que conecta os motoristas à emoção que eles esperam de cada carro”, disse Hani Ayesh, engenheiro de desenvolvimento de escapamento da Ford.

Por isso, o Mustang possui um sistema de escapamento ativo para ativar esse DNA sonoro. O sistema é controlado pelo console do esportivo e é separado em quatro níveis: Normal, Esportivo, Pista e Silencioso. Tudo para trazer a melhor experiência sensorial.

Modelo que nasceu do cinema

O clássico filme “Bullitt” com o ator Steve McQueen imortalizou o Mustang GT 1968. Para celebrar esse casamento entre cinema e o muscle car, a Ford decidiu em 2000 criar um Mustang em sua terceira geração inspirado no longa.

Foram apenas 6.500 unidades criadas do Mustang Bullitt com o auxílio de herdeiros do ator Steve Macqueen. O Mustang com pintura verde foi equipado com um motor V8 de 4,6 litros, que rendia 265 cv de potência e 42 kgfm de torque.

A Ford ainda lançou a segunda (2008) e terceira edição (2018) do Mustang Bullitt. Esta última ganhou uma boa adição de potência, com o mesmo V8 de 4,6 litros, mas 315 cavalos e 44,8 kgfm de torque.

Mustang vira relógio

Já pensou um Mustang sair das pistas e ir parar direto no seu pulso? Calma, estou me referindo a uma pequena parte do esportivo. Isso porque os dinamarqueses Christian Mygh e Jonathan Kamstrup, da REC Watches tiveram a ideia de criar relógios artesanais a partir de peças recicladas de Mustangs.

Cada relógio levou consigo o número e o nome do Mustang que foi utilizado. O interessante é que o acessório informa o nível de bateria por um “medidor de combustível” no mostrador.

Um só Mustang Raven Black 1966 serviu para criação de 250 relógios, que na época (2017) custaram US$ 1.500 cada unidade (quase R$ 5 mil na época).

F-150 inspirada no Mustang Shelby

Batizada de Shelby Super Snake, a Ford-150 inspirada no Mustang foi uma verdadeira picape das ruas urbanas criada pela Ford em 2017. Feita pela divisão Shelby, o modelo com itens exclusivos ainda tinha uma suspensão exclusiva que claramente não era para o off-road.

A picape foi equipada com motor V8 5.0 de 760 cavalos de potência, com versões 4x2 e 4x4.

Calçada com rodas cromadas de 22 polegadas, a picape recebeu um visual bem diferente do que realmente ela tem, com spoilers dianteiros, saias laterais, uma grade frontal exclusiva, faixas para aumentar o tom de esportivas e ponteiras duplas de escapamento. Foram apenas 150 unidades produzidas da F-150 Shelby Super Snake.

Exemplar único

Com um nome mais comprido do que deveria, em 2014, a Ford lançou o Mustang U.S. Air Force Thunderbirds Edition. Um exemplar único feito em homenagem 60º aniversário do esquadrão de demonstração da Força Aérea americana.

Equipado com o conhecido motor 5.0, a pintura do esportivo tem como fonte de inspiração avião F-16 Falcon da força área americana. Além disso, as lâmpadas projetam a silhueta do avião quando a porta do carro é aberta

A unidade foi feita especialmente para colecionadores, já que foi colocada em leilão com o objetivo de arrecadar fundos para o programa “Young Eagles” de formação de jovens aviadores.

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