Ram Rampage Rebel x Ford Maverick FX4: qual melhor picape intermediária?

Versões a gasolina entregam muito desempenho e boa dinâmica, mas entregam proposta diferente
Diego Dias
Por
19.12.2024 às 20:11 • Atualizado em 26.12.2024
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Versões a gasolina entregam muito desempenho e boa dinâmica, mas entregam proposta diferente

O mercado de picapes vem ganhando volume no Brasil, prova disso é que o segmento contou com diversos lançamentos nos últimos anos. Dois modelos que simbolizam muito bem esse momento são a Ford Maverick e Ram Rampage, que brigam diretamente na faixa das picapes intermediárias.

Em nosso comparativo trouxemos a Ram Rampage Rebel 2.0 turbo Hurricane e a Ford Maverick Lariat FX4 (R$ 229.500). Embora a diferença de preço seja razoável, vale dizer que a versão Rebel da Rampage é a mais em conta disponível hoje com motor a gasolina (R$ 264.990). Como spoiler, podemos dizer que, apesar de atingirem um público semelhante, cada uma delas se opõe em oferecer propostas distintas.

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Maverick Lariat FX4 x Rampage Rebel - Preço

Falar de preço entre a Ford Maverick e Rampage é uma questão que poderá ser motivo de debate entre os entusiastas das picapes. Mas objetivamente a Maverick Lariat FX4 sai por R$ 229.500, enquanto a Rampage Rebel a gasolina é comercializada hoje por R$ 264.990 – preço que subiu nada menos do que R$ 15.000 em pouco mais de um ano de mercado. Como pode-se notar, é uma diferença considerável de nada menos do que R$ 35.490.

Dessa forma a picape da marca do oval azul leva essa, já que é um tanto mais barata que o modelo da Ram. Um fato curioso é que a Maverick vem importada do México, enquanto a Rampage é produzida na fábrica da Stellantis em Goiana (PE). A Maverick ainda ficou mais barata nesses pouco mais de dois em que é vendida no Brasil, mais um ponto a favor para ela.

Maverick Lariat FX4 x Rampage Rebel – Desempenho

Ambas equipadas com motor 2.0 turbo a gasolina, tanto a Maverick quanto a Rampage entregam um desempenho acima da média neste segmento de picapes intermediárias. Com isso podemos antecipar que, seja qual modelo escolher para ocupar sua garagem, estará bem servido com boa dose de potência e torque.

Na comparação direta na ficha técnica, a Rampage vem equipada com o motor 2.0 turbo Hurricance de 272 cv e 40,8 kgfm de torque, que trabalha junto de um câmbio automático de nove marchas. A tração integral é sob demanda, receita repetida pela rival Maverick. A dupla tem até sistemas que fazem o sistema otimizar o desempenho no off-road.

A Maverick também conta com um 2.0 turbo sob o capô, mas que entrega 253 cv e 38,7 kgfm de torque, ou 19 cv e 2,1 kgfm a menos do que a Rampage. Já a transmissão é automática de oito marchas – uma a menos que a concorrente. Os números de aceleração são parelhos quando pegamos os dados de 0 a 100 km/h divulgados pelas fabricantes: 7,1 segundos para a Rampage e 7,2s para a Maverick.

Na prática as picapes entregam uma aceleração vigorosa, com a faixa de torque máximo chegando em 3.000 rpm nas duas. No entanto, a parte curiosa é que elas entregam tudo de maneira diferente. A Maverick parece mais progressiva no uso diário, contando com uma modulação de pedal muito bem acertada e que nos dá a sensação de ser mais rápida que a Rampage, por mais que os números coloquem a picape da marca do carneiro à frente – ainda que por pouco.

Já a Rampage é um pouco mais arisca nesse aspecto, isso porque as respostas do pedal do acelerador fazem o motor 2.0 turbo Hurricane entrar de forma mais abrupta e até mesmo fazer o ronco do motor invadir mais a cabine. Mas é importante lembrar ainda que o modelo da Ram sempre sai de segunda marcha engatada em sua caixa de nove velocidades, já que nela a primeira marcha tem função de reduzida para o fora de estrada, não à toa tem relação curtíssima para esse uso.

Isso talvez a explicação da maior sensação de aceleração da Maverick, que utiliza a primeira marcha para uma arrancada – o que proporciona um impulso maior nesse cenário. Quando falamos de retomada de velocidade em rodovias, principalmente entre 80 km/h a 120 km/h, tanto a Rampage quanto a Maverick se sairão muito bem, com uma leve vantagem para o modelo da Ford.

Porém, o veredicto é que, independentemente da sua escolha, qualquer uma da dupla dará trabalho para outros carros na faixa da esquerda. Mas pela potência e torque adicional, a Rampage fica ligeiramente à frente nesse quesito. Mas vale ficar ligado na hora de abastecer, pois a caminhinete monobloco da Ram gosta de frequentar o posto de combustível com mais frequência. Cavalo que anda bebe.

Maverick Lariat FX4 x Rampage Rebel - Experiência ao volante

Nesse aspecto é onde mais a Maverick e a Rampage se diferenciam. Baseada na plataforma C2, aquela que era utilizada também pela última geração do Focus, a Maverick traz uma dirigibilidade digna de carro de passeio, sem contar que é muito mais assentada ao chão do que a sua rival. O visual é um tanto esportivo e remete as picapes com toque esportivo que eram vendidas nos anos 1990, à exemplo da famosa Ford Ranger Splash e Chevrolet SS10.

Ao volante fica claro sua vocação mais urbana, seja pela altura de rodagem ou pela posição de dirigir mais parecida a um veículo convencional. Na cidade a Maverick se mostra muito bem acertada, com sua suspensão filtrando muito bem as ruas esburacadas que temos no dia a dia nas cidades brasileiras.

O mais interessante é que tal conforto não sacrifica a dinâmica no uso rodoviário, cenário onde a picape da marca do oval azul se sente em casa. Não temos também sustos em contornos de curvas, onde a caminhonete se apoia bem na suspensão, mérito da configuração independente também na traseira que traz uma ótima calibração – olha a boa herança do Focus aí.

A Rampage, por sua vez, é mais picape do que a Maverick – para o bem e para o mal. Produzida com base na plataforma Small Wide 4x4, a primeira picape monobloco da Ram traz um visual mais raiz e com suspensão mais alta – ainda mais destacada nessa versão Rebel de apelo mais voltado ao fora de estrada. Aliás, visualmente essa é uma das configurações mais acertadas da picape.

Quem se acomoda na picape da Ram vai notar a posição mais alta do banco e seu enorme capô – que fica na visão do motorista ainda por ser mais destacado porque a peça fica sobressalente em relação à cabine. A suspensão é bem acertada também, bem ao modo Stellantis, e parece ter mais curso do que a concorrente – algo justiçado pela proposta mais aventureira dessa versão Rebel.

Na cidade entrega bastante conforto também, transpondo os típicos desafios do dia a dia como valetas e lombadas com tranquilidade. A questão é que ela fica atrás em comportamento dinâmico na estrada justamente por ser mais alta em relação ao solo, com a carroceria sentindo mais resistência ao vento do que a Maverick.

O comportamento em curvas está dentro do esperado para a categoria, mas a carroceria oscila consideravelmente mais. Mas se você é daqueles que viajam sempre e pegam estrada de terra batida (e eventuais obstáculos), a Rampage vai atender melhor neste uso pelos melhores ângulos de ataque e saída.

O feeling ao volante ainda é um pouco superior na Maverick comparado à Rampage, o que na prática contribui para aquela sensação de segurança na estrada. Além disso, a direção do modelo da Ram parece um pouco mais anestesiada, mas, de contrapartida, é mais leve no uso diário dentro da cidade, o que facilita na hora de estacionar – mesmo que diâmetro de giro não ajude, uma característica de todo carro da plataforma Small Wide 4x4.

Maverick Lariat FX4 x Rampage Rebel – Caçamba

Quando analisamos a caçamba da dupla, temos razoáveis diferenças. A Rampage se sobressai perante a Maverick em quase todos os aspectos, contando com 980 litros de capacidade volumétrica e 750 kg de capacidade de carga útil, enquanto a rival tem 943 litros e 617 kg, respectivamente. Certamente, a caçamba mais alta da Ram se fez valer.

A figura muda somente a favor da caminhonete produzida no México quando o assunto é capacidade de reboque, já que ela pode puxar até 499 kg contra 400 kg da Rampage. São apenas 99 kg a mais, mas que pode ajudar a rebocar uma moto a mais, por exemplo. Com isso, ponto para a Rampage para quem vai utilizar mais a caçamba.

Maverick Lariat FX4 x Rampage Rebel - Espaço e acabamento

Temos um grande embate aqui. Quem abre a porta da Ram Rampage vai encher os olhos porque o acabamento é muito acima da Maverick, já que vemos a utilização de materiais macios ao toque no painel, que é emborrachado e traz o logotipo da Ram gravado em baixo relevo no lado direito.

Os bancos e portas também têm bons materiais, o que mostra um cuidado extra da marca em manter um refinamento mesmo em sua picape mais barata. Os bancos têm abas laterais pronunciadas e acomodam bem o motorista e o passageiro, embora o espaço no assento traseiro seja um tanto apertado. A única parte que destoa são as portas traseiras, que não têm superfície emborrachada.


A Maverick, por sua vez, até que traz um visual bonito na cabine, mas economia em materiais. Enquanto a Rampage tem diversas partes macias ao toque e texturas, a caminhonete da Ford combina os tons marrom e azul apenas em plásticos pela cabine – que fica aquém para um modelo deste preço, apesar de ter um bom padrão de montagem no geral.

O que joga muito a favor à Maverick é o seu espaço interno, culpa da cabine mais ampla e pela carroceria mais reta, o que consequentemente contribui para um melhor conforto. A picape sai muito na frente ainda para quem vai sentado no banco traseiro, seja porque o espaço para as pernas é melhor ou porque o encosto do assento é menos inclinado – algo crucial para que enfrenta uma viagem mais longa.

Em medidas, a Maverick tem 5.073 mm de comprimento contra 5.028 mm da Rampage, enquanto a largura fica em 1.886 mm e 1.844 mm, respectivamente. Nesse aspecto, fica fácil entender o motivo do modelo da Ford oferecer mais espaço para ombros, enquanto o entre-eixos é superior também (3.076 mm x 2.994 mm).

Basicamente, temos um empate na dupla, com a Rampage saindo na frente (e muito) no acabamento e a Maverick sendo melhor na questão de espaço.

Maverick Lariat FX4 x Rampage Rebel – Equipamentos

Chegamos ao ponto de definição: a lista de equipamentos da Rampage e Maverick. Para começar, a Rampage ostenta painel de instrumentos digital configurável com tela de 12,3 polegadas e central multimídia com display de 10,3”, enquanto a outra traz quadro de instrumentos analógico com tela TFT parcial de 6,5”, além de multimídia mais datado com display de 8 polegadas – que traz uma tela de menor definição e com layout já datado (mesmo estilo do que víamos no antigo Ka).

A Rampage sai na frente por contar com telas de alta definição com inúmeras possibilidades de configurações, sem contar que a multimídia traz espelhamento de smartphone via Android Auto e Apple CarPlay sem o uso de cabos – na Maverick apenas com cabo. Detalhe ainda que a picape da Ram soma navegador GPS integrado e carregador de celular por indução com direito a saída de ar para não superaquecer o celular.

Itens como rebatimento elétrico dos retrovisores, retrovisor fotocrômico, câmera de ré com alta definição e lanternas de LED também estão presentes, assim como sensores de estacionamento dianteiros e traseiros – algo que faz muita falta à Maverick. Não podemos esquecer ainda dos equipamentos de assistência como piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência e detecção de pedestres, alerta de pontos cego, detecção de tráfego cruzado traseiro, assistente de permanência em faixa e monitor de pressão dos pneus.

O pacote da Ford Maverick Lariat FX4 soma itens como ar-condicionado de duas zonas, chave presencial para acesso e partida, bancos em couro, farol full-LED, farol-alto automático, rodas de 17 polegadas, engate para reboque, câmera de ré e banco do motorista elétrico. O único detalhe é que ela traz somente piloto automático convencional, ou seja, nada de ACC. Assim fica fácil para a Rampage.

Maverick Lariat FX4 – Itens de série

  • Alarme
  • Chave com sensor presencial e abertura por código
  • Sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelhos para o motorista)
  • Controle eletrônico de estabilidade e tração
  • Controle automático de velocidade em descida
  • Assistente de partida em rampas
  • Freio de estacionamento eletrônico com auto hold
  • Frenagem autônoma emergencial com detecção de pedestre/ciclista, alerta anticolisão frontal e freio automático      pós-impacto
  • Cinco modos de condução selecionáveis: Normal, Escorregadio, Lama/Terra, Areia e Reboque/Transporte
  • Controle de cruzeiro
  • Start/Stop
  • Faróis de LED automáticos com luz alta automático e luz de condução diurna
  • Rodas de liga leve de 17"
  • Estepe full-size
  • Travas elétricas das portas e da caçamba
  • Retrovisores elétricos com repetidor de seta
  • Pré-instalação de engate para reboque com conector de quatro pinos e chicote
  • Caçamba com protetor, dois compartimentos de carga, ganchos e abridor de garrafas
  • Ar-condicionado automático digital de duas zonas
  • Volante multifuncional revestido em couro com ajuste de altura e profundidade
  • Bancos com revestimento em couro sintético
  • Banco do motorista com ajuste elétrico em oito posições
  • Banco do passageiro dianteiro com ajuste manual em seis posições
  • Bagageiro sob o banco traseiro
  • Câmera de ré
  • Vidros elétricos com um-toque e antiesmagamento
  • Vidro elétrico da caçamba
  • Quadro de instrumentos analógico com tela digital central de 6,5"
  • Console central com porta-objetos e descansa-braço
  • Tomada de 12 V na traseira
  • Central multimídia Sync 2.5 de 8" com Android Auto e Apple CarPlay (via cabo)
  • Duas entradas USB-A e duas USB-C (duas dianteiras, duas traseiras)
  • Sistema Ford Pass, com status remoto do veículo pelo celular (nível do combustível, odômetro), travamento e destravamento remoto, partida remota com acionamento do ar-condicionado, partida remota agendada, localização do veículo, alerta de acionamento do alarme e de funcionamento do veículo
  • Monitoramento de pressão dos pneus

Rampage Rebel - Itens de série

  • Rodas de liga leve de 17 polegadas
  • Escapamento duplo
  • Faróis full-LED com projetores de dupla função
  • Faróis de neblina de LED com auxílio dinâmico de direção em curvas
  • Lanternas traseiras de LED
  • Retrovisores com ajuste e rebatimento elétrico
  • Caçamba com revestimento protetor e abertura de tampa elétrica e amortecida
  • Banco com ajuste elétrico para motorista
  • Revestimento interno em couro para bancos, volante e painel
  • Porta-óculos
  • Ar-condicionado automático, digital e de duas zonas com dutos para segunda fileira
  • Central multimídia de 12,3 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
  • Carregador de celular por indução
  • Câmera de ré
  • Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
  • Freio de estacionamento eletrônico
  • Sensor de chuva
  • Retrovisor interno eletrocrômico
  • Comutação automática dos faróis
  • Partida remota pela chave
  • Seis portas USB
  • Desembaçador da janela traseira
  • Start-stop
  • Assistente de partida em rampa
  • Acendimento automático dos faróis
  • Controle de cruzeiro adaptativo com função anda e para
  • Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência e detecção de pedestres
  • Monitoramento de pontos cegos
  • Detecção de tráfego cruzado traseiro
  • Assistente de permanência em faixa
  • Sete airbags
  • Monitoramento de pressão dos pneus
  • Sistema eletrônico de mitigação de rolagem da carroceria
  • Limitador de velocidade

Ford Maverick Lariat FX4 – Ficha técnica

Motor: 2.0, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, turbo, gasolina, duplo comando variável de válvulas, injeção direta de combustível, taxa de compressão 9,3:1
Potência: 253 cv a 5.500 rpm

Torque: 38 kgfm de 3.000 rpm

Peso/potência: 6,89 kg/cv

Peso/torque: 45,1 kg/kgfm

Câmbio: automático, 8 marchas

Tração: integral

0 a 100 km/h: 7,2 segundos

Velocidade máxima: 175 km/h (limitado eletronicamente)

Consumo Inmetro: 8,8 km/litro na cidade e 11,1 km/litro na estrada com gasolina

Dimensões: 5.073 mm de comprimento, 3.076 mm de entre-eixos, 1.844 mm de largura, 1.733 mm de altura, 943 litros de porta-malas, 67 litros de tanque de combustível, 1.744 kg de peso

Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensões McPherson (dianteira) e MultiLink (traseira) com braços de alumínio; freios a discos ventilados (dianteiros) e a discos sólidos (traseiros); diâmetro de giro não divulgado; Cx não divulgado; vão livre do solo, 218 mm; ângulo de ataque, 21,6°; ângulo central, 18,1°; ângulo de saída, 21,2°; capacidade de carga, 680 kg; pneus 225/65 R17; 62 litros do tanque de combustível.

Ram Rampage Rebel - Ficha técnica

Motor: 2.0, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, turbo, gasolina, injeção direta, duplo comando de válvulas
Taxa de compressão: 10:1

Potência: 272 cv a 5.200 rpm

Torque: 40,8 kgfm a 3.000 rpm

Peso/potência: 7,01 kg/cv

Peso/torque: 46,7 kg/kgfm

Câmbio: automático, 9 marchas

Tração:4x4 com função Auto e reduzida

0 a 100 km/h: 6,9 segundos

Velocidade máxima: 220 km/h (limitados eletronicamente)

Consumo (Inmetro): 7,9 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada

Dimensões: 5.028 mm de comprimento, 2.994 mm de entre-eixos, 1.886 mm de largura, 1.760 mm de altura, 55 litros de tanque de combustível; capacidade de carga, 750 kg; volume da caçamba, 980 litros; capacidade de reboque, 400 kg; peso em ordem de marcha, 1.906 kg.

Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão McPherson com molas helicoidais (dianteira) e multilink com molas helicoidais (traseira); freios a discos ventilados (dianteira e traseira); diâmetro de giro, 12 m; coeficiente aerodinâmico não divulgado; vão livre do solo, 25,7 cm; ângulo de ataque, 25,7°; ângulo de saída, 25,3°; ângulo central, 23,9°; pneus 235/65 R19; estepe temporário 145/70 R17.

Maverick Lariat FX4 x Rampage Rebel – Qual comprar?

Ford Maverick e Ram Rampage são dois bons exemplos do segmento de picapes intermediárias que brigam diretamente pelo mesmo público, mesmo que a diferença de preço acima dos R$ 30.000 possa ser um critério de desempate. Como você pôde ter observado ao longo desse comparativo, elas acabam indo para caminhos diferentes, a Maverick para o lado mais urbano, e a Rampage para o mais aventureiro.

Por outro lado, a Rampage se apoia em uma marca conhecida pelas gigantes Ram 1500 e 2500 e que dessa forma aposta em um refinamento de cabine não encontrado na Maverick, além de ser uma picape que cumpre mais a proposta do seu segmento ao ser mais... picape. Vale dizer ainda que ela carrega o ar de novidade, contando com pouco mais de um ano de mercado.

Importante dizer que a Maverick passou por uma atualização visual e de equipamentos nos Estados Unidos – e que não deve demorar muito para desembarcar no Brasil. Embora a picape da Ford tenha um comportamento dinâmico superior e mais espaço interno, a Rampage leva essa comparativo por trazer um motor 2.0 turbo mais forte, ter uma cabine mais refinada, contar com maior capacidade na caçamba e por ser mais equipada, trazendo itens de assistência à condução - indisponíveis na rival. É dessa forma que a Ram justifica seu preço mais elevado.

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