Ford Fiesta diz adeus aos 47 anos porque o mundo só quer saber dos SUVs

Após quedas drásticas nas vendas, Ford coloca um fim na história do pequeno Fiesta.
Camila Torres
Por
26.10.2022 às 19:22
Após quedas drásticas nas vendas, Ford coloca um fim na história do pequeno Fiesta.

Quem nunca teve um Ford Fiesta, com certeza tem um amigo que tem ou já teve um. Afinal, foram 47 anos de Fiesta, mais de 22 milhões de unidades vendidas em mais de 50 países. O Fiestinha já resistiu há muitas coisas nessas quase cinco décadas de história, mas os SUVs foram demais para ele. 

Há dez anos, o Ford Fiesta era o segundo carro mais vendido da Europa, com mais de 300.000 unidades emplacadas. E este nem foi seu recorde de vendas, em 2009, por exemplo, o Fiesta bateu 459.000 emplacamentos. Mas naquela época, os SUVs ainda não eram os queridinhos do público e nem havia tantas opções no mercado como hoje.

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto

Já em 2021, as vendas do Fiesta na Europa mostraram o efeito do fenômeno chamado SUVs, caindo para cerca de 82.000 vendas e o 44º lugar no ranking. Embora este hatch ainda tenha um público considerável, conforme as vendas vão diminuindo, vai se tornando menos lucrativo produzi-lo e comercializá-lo. 


É mesmo o fim do Ford Fiesta?

Após quedas drásticas nas vendas, Ford coloca um fim na história do pequeno Fiesta.

O hot hatch Fiesta ST também teve seu fim decretado deixará as lojas junto com seu irmão no segundo semestre de 2023. Até lá, a Ford informou que continua aceitando pedidos até preencher todo o volume de produção da fábrica da Colônia (Alemanha), onde ele é fabricado atualmente. 

Leia também: Ford prevê faturar R$ 500 milhões com centro de tecnologia no Brasil

Após o encerramento da produção do hatch, a fábrica será preparada para dar vida a dois novos SUVs elétricos. As metas da fabricante americana são ousadas para o continente europeu. A marca revelou que pretende vender 600.000 carros elétricos até 2026 e eletrificar toda linha de carros de passeio até 2030.

A Ford também já demonstrou que não tem planos de continuar com o legado do hatch em uma outra geração, mas que dedicará seus esforços no SUV Puma, que tem a mesma arquitetura do Fiesta e que estreará uma variante elétrica em 2024. 

Quando o Ford Fiesta saiu de linha no Brasil em 2019, com o fechamento da fábrica em São Bernardo do Campo (SP). Apesar do visual cansado e ultrapassado diante dos rivais, o sentimento de comoção foi inevitável. Mas ainda assim, havia um resquício de esperança de que um dia ele pudesse retornar, mais cedo do que esperávamos tivemos certeza de que não. 

Leia também: Chefão da Ford aponta o terremoto que abala a indústria de carros

Agora é a vez de dizer adeus de vez para a Europa, e de uma certa forma, sabemos exatamente o que eles estão sentindo. Então, para viver por completo este momento nostálgico, relembre abaixo a história do Ford Fiesta e aproveite para ver seu vídeo de despedida. 


Linha do tempo: história global do Ford Fiesta 

Após quedas drásticas nas vendas, Ford coloca um fim na história do pequeno Fiesta.

1976: no dia 11 de maio de 76, o primeiro Ford Fiesta sai da linha de produção na fábrica de Saarlouis (Alemanha). A primeira geração do modelo começou a ser produzida já no ano seguinte na Espanha e Reino Unido.

1979: Ford Fiesta bate a marca de um milhão de unidades produzidas, três anos após o seu lançamento. 

1981: para os fãs de hot hatch, foi na década de 80 que nasceu o Ford Fiesta XR2.

Leia também: Os 10 carros mais importantes produzidos pela Ford no Brasil

1983: lançamento da segunda geração do hatch. No mesmo ano o modelo bateu a marca de três milhões de unidades vendidas. 

1989: nos primeiros anos de vida do Fiesta, a Ford não demorava muito para lançar uma geração ainda mais atraente e fisgar o público, 13 anos após seu lançamento, o Fiesta apagava as velinhas dando as boas-vindas a terceira geração. 

1995: quase no fim da terceira geração, o Ford Fiesta finalmente estreia no Brasil com versões de duas e quatro portas.

1996: lançamento da quarta geração do Ford Fiesta.

2001: já em sua quinta geração, pela primeira vez o hatch da Ford desbrava o Oceano Índico para ser comercializado oficialmente na Australia, um dos últimos países a deixar de vender o modelo. 

Leia também: Exclusivo: Ford Maya, o SUV cupê brasileiro que morreu antes de nascer

2008: estreia da sexta geração.

2013: Ford Fiesta estreia motor turbo em variante com três ou cinco portas. 

2017: modelo chega à sétima geração inspirada em SUVs 

2019: Fiesta sai de linha no Brasil

2021: facelift do Ford Fiesta ST é revelado 

2022: é anunciado o fim da era Ford Fiesta no mundo, com previsão para deixar de ser produzido até o segundo semestre de 2023. 

Talvez você também se interesse: 

Avaliação: Ford Maverick tem porte de Toro e preço de Ranger. Dá certo?
Avaliação: Ford Bronco Sport vende mais que Compass nos EUA. Por que não aqui?
Mustang Mach 1 é a nova cara da Ford: distante dos carros populares
Avaliação: Ford Territory vai além da pose de SUV de luxo?

Comentários