Flagra: BYD Qin Plus, sedan híbrido terror do Corolla, está no Brasil

Modelo híbrido plug-in usa a mesma motorização do Song Plus para fazer 26 km/l. Veja quais as chances de seu lançamento em nosso mercado
LF
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06.09.2023 às 08:00
Modelo híbrido plug-in usa a mesma motorização do Song Plus para fazer 26 km/l. Veja quais as chances de seu lançamento em nosso mercado

Quando a BYD iniciou seus planos para vender carros de passeio no Brasil, o sedan médio híbrido Qin Plus estava na lista de lançamentos. A Mobiauto contou isso em primeira mão em setembro de 2021. O tempo passou e a marca chinesa percebeu que valia mais a pena apostar em elétricos, como Dolphin, Yuan Plus e o Seal. E o Qin Plus subiu no telhado.

Por enquanto, o único híbrido plug-in da BYD no mercado brasileiro é o Song Plus. Que, no ano que vem, ganhará a companhia do irmão Song Pro, um SUV com carroceria mais convencional. Mas ainda há chances para o Qin Plus. Embora retirado da lista de lançamentos previstos para 2024, o sedan médio híbrido tem chances de voltar à baila para encarar o Toyota Corolla.

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Tanto que um dos repórteres da Mobiauto, Lucas Frasson, flagrou um protótipo do Qin Plus rodando por São Paulo (SP) em pleno horário de pico na movimentada Marginal Pinheiros. Sem camuflagem, o sedan exibia seus traços similares aos do Song Plus e até a mesma pintura metálica Vermelho Imperador usada pelo SUV cupê.

Como dissemos, o Qin Plus deixou a lista de carros confirmados para nosso mercado, mas uma fonte ligada à BYD nos contou que o planejamento pode mudar de novo. “Tudo é possível”, respondeu. Entre marcas chinesas como ela e a GWM, que possuem muitos produtos na prateleira e rápida capacidade de adaptação e importação, não é de se duvidar.

Como é o BYD Qin Plus

O BYD Qin Plus possui a mesma motorização híbrida plug-in (PHEV), com recarga externa, da dupla Song Plus e Song Pro. O conjunto é formado por um motor 1.5 naturalmente aspirado a gasolina (que já vem sendo preparado para ser flex) com quatro cilindros e 16V, de ciclo Atkinson. Ele rende 110 cv de potência e 13,8 kgfm de torque.

A ele se alia um sistema elétrico que, no caso do Song Plus, conta com um motor elétrico traseiro de 179 cv e 32,5 kgfm, formando 253 cv de potência combinada e 40,8 kgfm de torque combinado. O câmbio é automático do tipo CVT. Porém, o Song Pro virá com uma versão atualizada desse motor, com 197 cv e 33,1 kgfm, superando os 260 cv combinados.

O Qin Plus oferece as duas opções na China. Em termos de bateria, ele também pode seguir dois caminhos distintos, trazendo o conjunto de 8,3 kWh do Song Plus, que lhe dá uma autonomia de até 55 km no ciclo chinês NEDC, ou de 18,3 kWh do Song Pro, alcançando 120 km de alcance em modo elétrico, conforme a medição do País asiático.

O consumo oficial é de 26,3 km/l, perfazendo uma autonomia total de 1.245 km. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em até 7,3 segundos na motorização mais forte. Em termos de dimensões, o Qin Plus mede 4,76 m de comprimento, 2,72 m de entre-eixos, 1,84 m de largura e 1,49 m de altura. Brigaria, assim, com o Corolla Hybrid, porém com um sistema PHEV contra o HEV (híbrido pleno ou paralelo) do modelo japonês, e com um motor mais forte.

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