Qual o tamanho do desafio do BYD King contra o Toyota Corolla?

BYD King será o próximo lançamento da BYD no Brasil ainda no primeiro semestre de 2024
Vinicius Moreira
Por
10.05.2024 às 11:54
BYD King será o próximo lançamento da BYD no Brasil ainda no primeiro semestre de 2024

Recentemente, a Mobiauto apurou que o BYD King será o próximo lançamento da montadora chinesa no Brasil, mais precisamente no primeiro semestre deste ano. O sedan elétrico chegará em um mercado com preferência por SUVs, mas sua luta mesmo será contra o Toyota Corolla híbrido.

O modelo japonês não sabe o que é ter concorrência há algum tempo e ainda possui versão híbrida que faz até 18,5 km/l, segundo Inmetro. O futuro rival tem como padrão no WLTP o consumo de 26 km/l e uma autonomia total híbrida de até 1.200 km, mas ainda deverá passar pelo teste brasileiro do Inmetro que é mais rigoroso.

Você também pode se interessar por:

Por falar nas versões híbridas do Corolla (Altis Hybrid e Altys Hybrid Premium Pack), já destrinchamos o quanto custa manter um modelo híbrido do sedan mais vendido do Brasil. Mas antes de tudo, vale lembrar que o King chegará como híbrido plug-in, ou seja, que necessita de recarga externa, enquanto o Corolla é um híbrido pleno, que usa o motor a combustão para recarregar a bateria.

Como andam Corolla e King?

Vamos começar pelo Corolla, o sedan híbrido é equipado com motor 1.8 aspirado flex de 122 cv de potência e 14,4 kgfm de torque, aliado a dois motores elétricos de 72 cv de potência. Combinados, esse trem de força rende 122 cv de potência e 16,6 kgfm de torque. A trnamissão é do tipo CVT com marchas simuladas com tração dianteira. A capacidade da bateria é de 1,3 KWh.

Já o futuro concorrente é vendido lá fora com duas opções de conjuntos híbridos: motor 1.5 aspirado de 110 cv de potência e 13,8 kgfm de torque, junto de um motor elétrico acoplado na transmissão e-CVT. Combinados, os propulsores rendem 197 cv de potência e 33,4 kgfm de torque.

A outra configuração (que deve vir ao Brasil) já é conhecida por aqui, pois é a mesma do Song Plus, o mesmo motor térmico 1.5 aspirado com 110 cv de potência, que aliado ao motor elétrico de 179 cv de potência, oferece 235 cv e 40,8 kgfm de torque. A transmissão em ambos é do tipo CVT, com tração dianteira, e a bateria tem 18,3 KWh de capacidade.

Na questão de acabamento, não podemos prever já que o King ainda não foi lançamento aqui oficialmente. No entanto, não é de se esperar menos do que a BYD já tem apresentado, com interior refinado e presença forte de tecnologia embarcada.

Rivais praticamente desistiram

O último rival do Corolla a combustão a desistir foi o Honda Civic. Ele ainda é vendido aqui no Brasil como híbrido, mas é importado da Tailândia e o preço praticado o deixa tão distante da realidade quanto a Ásia é distante do Brasil. Em seu lugar, apesar de não confirmar, a Honda trouxe o ZR-V.

O Nissan Sentra talvez seja o único concorrente que permanece lutando. Ainda que nas cordas, o sedan registrou 1.542 emplacamentos até o mês de abril deste ano, contra 10.913 do Corolla.

Ainda existe outro quesito que pode complicar a vida da BYD: a confiabilidade. A fabricante chegou em 2023 ao Brasil e o novo muitas vezes é olhado com desconfiança. Somente o tempo e competência da marca para tirar esses empecilhos do caminho. Por outro lado, a Toyota tem justamente a imagem de compra segura como um de seus trunfos, mérito da montadora.

E o bolso nessa história? Pois então, o Corolla é oferecido nas versões Altis Hybrid por R$ 187.790 e na Altis Hybrid Premium por R$ 198.890. O King não deve fugir muito dessa faixa de preço entre R$ 180.000 e R$ 200.000.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários