Como a BYD fará velha fábrica da Ford virar polo de veículos elétricos
A BYD está perto de anunciar a compra da fábrica da Ford em Camaçari (BA), fechada desde 2021. O governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, confirmou em suas redes sociais que o acordo enfim está fechado, após longos meses de negociação.
O anúncio feito na terça-feira (4), junto de uma apresentação de planejamento da marca e cronograma de início de produção. A marca chinesa já opera no Brasil, inclusive com produção de veículos elétricos pesados e painéis de energia solar em Campinas (SP), além de fabricar baterias em Manaus (AM).
Agora, vai assumir a antiga instalação da marca americana, que já foi responsável por montar os extintos Ka e EcoSport, para ser a primeira fabricante automotiva no país a fabricar carros de passeio elétricos. Também fará lá veículos elétricos pesados e processamento de matérias-primas para baterias.
Você também pode se interessar por:
- BYD Yuan Pro é um EcoSport elétrico popular de R$ 27 mil
- Avaliação: BYD Dolphin é elétrico com espaço de Corolla e preço de Kwid
- BYD pode comprar fábrica da Stellantis para fazer motores de carros elétricos
- Avaliação: BYD Yuan Plus em 12 detalhes surreais que nenhum outro carro tem
Principal rival da Tesla no mercado global de veículos eletrificados, a BYD ingressou recentemente no mercado de automóveis híbridos e elétricos no Brasil, oferecendo os importados Han (sedan grande elétrico), Tan (SUV grande elétrico), Yuan Plus (SUV médio elétrico), D1 (minivan elétrica) e Song Plus (SUV cupê híbrido plug-in).
Mais recentemente, na última semana, lançou o hatch compacto elétrico Dolphin, que chega para ser um dos mais baratos do mercado por R$ 149.800 - você pode conhecê-lo melhor aqui.
O que a BYD fará com a fábrica da Ford
Em novembro do ano passado a BYD assinou junto do governo baiano um protocolo de intenções. Nesta terça (4), a fabricante confirmou que se instalará no estado com três fábricas em Camaçari, que devem render R$ 3 bilhões em investimentos e 5.000 empregos. Veja como será cada fábrica:
- Fábrica de caminhões e ônibus: a BYD já produz chassis de veículos elétricos pesados no Brasil, em Campinas (SP). Agora, vai expandir o negócio para um polo industrial ainda maior. Esta deve ser a primeira linha de montagem a rodar em Camaçari, segundo o acordo de intenções assinado ano passado. Deve começar em meados de 2024.
- Fábrica química: será a responsável pelo processamento de lítio e ferro-fosfato, todos elementos químicos que compõem as baterias tipo “blade” (por lâminas) de seus modelos eletrificados. A extração de lítio será feita no Brasil, e a ideia é exportar a produção para a China. O prazo indicado previamente no protocolo é o mesmo da fábrica de elétricos pesados.
- Fábrica de carros: a principal novidade é a que mais vai demorar para chegar. A produção de veículos de passeio elétricos e híbridos está prometida para 2025, desde que a implantação seja concluída em dezembro deste ano. A marca deve usar o período de um ano para a contratação e treinamento de colaboradores, além de acertos finais da linha de montagem. Nessa etapa, a BYD ainda deve usar o porto de Salvador para importação de produtos.
Ao que tudo indica essas três unidades fabris devem ser instaladas uma contígua à outra dentro do complexo de Camaçari, que tem ao todo 4,7 milhões de metros quadrados de área.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.
Outras notícias
- Novidades sobre carros
Qual o tamanho do desafio do BYD King contra o Toyota Corolla?
- Novidades sobre carros
Toyota terá três híbridos plug-in com ajuda da BYD
- Novidades sobre carros
BYD Dolphin vendeu mais nos quatro meses de 2024 que no ano passado todo
- Novidades sobre carros
BYD Song Plus 2025 dobra autonomia elétrica e fica mais caro
- Novidades sobre carros
BYD registra novo Song Plus, jipão raiz, sedan de luxo e hipercarro no Brasil
- Notícias
Carros chineses já representam um terço das vendas mundiais
- Notícias
Flagra: BYD King já é visto no Brasil e será rival do Corolla fazendo 26 km/l
- Curiosidades
Por que Abel Ferreira, do Palmeiras, não quer carro elétrico da BYD
- Novidades sobre carros
Criticado pelo preço, Dolphin Mini já é o elétrico mais vendido do Brasil