Como a BYD fará velha fábrica da Ford virar polo de veículos elétricos

Marca assumirá polo industrial abandonado pela fabricante americana em Camaçari (BA) para produção de carros elétricos
Renan Bandeira
Por
30.06.2023 às 12:42 • Atualizado em 04.07.2023
Marca assumirá polo industrial abandonado pela fabricante americana em Camaçari (BA) para produção de carros elétricos

A BYD está perto de anunciar a compra da fábrica da Ford em Camaçari (BA), fechada desde 2021. O governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, confirmou em suas redes sociais que o acordo enfim está fechado, após longos meses de negociação.

O anúncio feito na terça-feira (4), junto de uma apresentação de planejamento da marca e cronograma de início de produção. A marca chinesa já opera no Brasil, inclusive com produção de veículos elétricos pesados e painéis de energia solar em Campinas (SP), além de fabricar baterias em Manaus (AM).

Agora, vai assumir a antiga instalação da marca americana, que já foi responsável por montar os extintos Ka e EcoSport, para ser a primeira fabricante automotiva no país a fabricar carros de passeio elétricos. Também fará lá veículos elétricos pesados e processamento de matérias-primas para baterias.

Você também pode se interessar por:

Principal rival da Tesla no mercado global de veículos eletrificados, a BYD ingressou recentemente no mercado de automóveis híbridos e elétricos no Brasil, oferecendo os importados Han (sedan grande elétrico), Tan (SUV grande elétrico), Yuan Plus (SUV médio elétrico), D1 (minivan elétrica) e Song Plus (SUV cupê híbrido plug-in).

Mais recentemente, na última semana, lançou o hatch compacto elétrico Dolphin, que chega para ser um dos mais baratos do mercado por R$ 149.800 - você pode conhecê-lo melhor aqui.

O que a BYD fará com a fábrica da Ford

Em novembro do ano passado a BYD assinou junto do governo baiano um protocolo de intenções. Nesta terça (4), a fabricante confirmou que se instalará no estado com três fábricas em Camaçari, que devem render R$ 3 bilhões em investimentos e 5.000 empregos. Veja como será cada fábrica:

  1. Fábrica de caminhões e ônibus: a BYD já produz chassis de veículos elétricos pesados no Brasil, em Campinas (SP). Agora, vai expandir o negócio para um polo industrial ainda maior. Esta deve ser a primeira linha de montagem a rodar em Camaçari, segundo o acordo de intenções assinado ano passado. Deve começar em meados de 2024.
  2. Fábrica química: será a responsável pelo processamento de lítio e ferro-fosfato, todos elementos químicos que compõem as baterias tipo “blade” (por lâminas) de seus modelos eletrificados. A extração de lítio será feita no Brasil, e a ideia é exportar a produção para a China. O prazo indicado previamente no protocolo é o mesmo da fábrica de elétricos pesados.
  3. Fábrica de carros: a principal novidade é a que mais vai demorar para chegar. A produção de veículos de passeio elétricos e híbridos está prometida para 2025, desde que a implantação seja concluída em dezembro deste ano.  A marca deve usar o período de um ano para a contratação e treinamento de colaboradores, além de acertos finais da linha de montagem. Nessa etapa, a BYD ainda deve usar o porto de Salvador para importação de produtos.

Ao que tudo indica essas três unidades fabris devem ser instaladas uma contígua à outra dentro do complexo de Camaçari, que tem ao todo 4,7 milhões de metros quadrados de área.

Comentários