Por que a BYD Shark não levará carga como uma picape a diesel no Brasil

BYD Shark foi apresentada no México, mas trabalhou com “regulamento embaixo do braço” para agradar os brasileiros
Renan Bandeira
Por
15.05.2024 às 16:30 • Atualizado em 29.05.2024
Compartilhe:
BYD Shark foi apresentada no México, mas trabalhou com “regulamento embaixo do braço” para agradar os brasileiros

A BYD Shark mostrou potência e desempenho em seu lançamento, mas pode ter desapontado alguns brasileiros por sua capacidade de carga. A picape, embora tenha mais potência, seja mais rápida e maior que as rivais de porte médio vendidas no Brasil, não levará mais de 1 tonelada na caçamba.

E a resposta para isso é mais simples do que se imagina. Aqui no Brasil um veículo que ultrapasse as 3,5 toneladas de Peso Bruto Total (PBT), que é a soma da capacidade de carga do veículo e seu peso em ordem de marcha, tem de ser conduzido por pessoas habilitadas com a CNH do tipo C.

Você também pode se interessar por:

Um exemplo disso é Ram 2500, que já foi tratada como caminhão por um tempo, vindo até equipada com tacógrafo.

Abaixo disso, claro, qualquer um motorista com CNH tipo B pode dirigir, que é o que acontece com as picapes médias. Mas o que a BYD Shark tem a ver com isso?

A Shark, que usa três motores (sendo dois deles elétricos e uma a combustão interna) e uma bateria em seu conjunto motriz híbrido, tem um peso superior ao das picapes médias a diesel vendidas aqui, na faixa das 2 toneladas.

De acordo com o colega João Brigato, do Automais, a picape tem Peso em Ordem de Marcha de 2.665 kg, e sua capacidade de carga declarada pela BYD é de 835 kg. Somando os dois números, temos 3.500 kg de PBT, o que crava a picape no limite para ser conduzida com carteira B.

Por isso que a marca chinesa não poderá oferecê-la com capacidade de carga mais próxima das opções a diesel do nosso mercado. Afinal, uma tonelada superaria com folga as 3,5 ton de PBT e o modelo teria de ser guiado por motorista do tipo C.

O que sabemos sobre a BYD Shark?

O que sabemos sobre a BYD Shark?A picape foi apresentada no México nesta semana e será vendida no Brasil no segundo semestre deste ano. Com visual inspirado nas picapes Série F da Ford, a Shark ostenta faróis e lanternas de LED, com guias de LED que ligam as peças na dianteira e traseira.

Por dentro, terá um volante novo e telas digitais para painel de instrumentos e multimídia. Os botões físicos são inspirados em embarcações, e o nível de acabamento interno parece superior ao das picapes médias, com bancos de couro sintético e superfícies macias ao toque.

O conjunto motriz é composto por dois motores elétricos, que serão os responsáveis pela tração em quase todo momento. Já o 1.5 turbo a gasolina trabalha como um gerador de energia para manter a bateria recarregada, embora o sistema híbrido seja plug-in.

De forma combinada, são 430 cavalos de potência. O torque ainda não foi divulgado. Mas já é de conhecimento geral que a picape vai acelerar de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, para ser o modelo mais rápido da categoria.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários