Férias: conheça as 20 melhores rodovias do Brasil
O Centro Nacional de Transportes (CNT) divulgou a pesquisa que analisa o estado das rodovias do Brasil. No estudo, a malha rodoviária brasileira foi classificada em ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo, quanto à qualidade do pavimento, sinalização e geometria da via, esta última avalia o tipo de pista, existência de acostamentos e periculosidade do trajeto.
Uma curiosidade é que dos 1.720.909 km de malha rodoviária existentes no país, 1.350.100 km, ou seja 78,5%, ainda não são pavimentadas, o que claro reflete no desgaste dos veículos e consequentemente no custo do transporte. Tudo isso, é revertido no preço final de algum produto ou serviço comercializado no país.
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No quesito pavimentação, o Brasil perde muito para países como Estados Unidos e China. A situação fica ainda pior quando a comparação é feita com vizinhos da América do Sul como Argentina, Uruguai e Equador.
Para o índice de pavimentação, o CNT leva em consideração a condição de superfície do pavimento, de rolamento e de acostamento.
Do total analisado, o CNT indica que apenas 36.312 km (32,5%) das estradas foram qualificadas como ótimas (7,9%) ou bom (24,6%) levando em consideração os quesitos de pavimento, sinalização e geometria da via.
Público × privado
Dentro do conjunto das rodovias pavimentadas brasileiras é importante dividir as vias que estão sob administração pública (federal ou estadual) e privada por meio de concessão. Dito isso, o CNT avaliou 111.502 km de rodovias, 67.659 km, a totalidade sob domínio federal, e 43.843 km principais trechos estaduais pavimentados.
Antes de elencar as melhores rodovias, é preciso que o CNT ainda detalhou o estado geral das rodovias por tipo de gestão. Sob administração pública estão 76,6 % das rodovias, enquanto as concessionadas representam 23,4%.
Das rodovias sob gestão pública, 77,1 % apresentaram avaliações regular, ruim ou péssima. Por outro lado, a malha analisada com administração privada obteve 64,1 % de classificação bom ou ótimo.
“A diferença nos resultados de classificação do Estado Geral para as malhas públicas e privadas evidencia como cada gestão trabalha o investimento nas rodovias. Enquanto as concessões estão sob o cumprimento de obrigações contratuais estabelecidas por parte dos agentes reguladores, o volume de investimentos por parte da gestão pública depende de agenda orçamentária e de prioridades estabelecidas pelo gestor”, comentou o diretor executivo da CNT, Bruno Batista.
No contexto geral, entre rodovias federais e estaduais analisadas, o CNT elegeu as que mais se destacam. Confira o resultado e classificação das 20 melhores:
- RJ-124: Rio de Janeiro - Ótima
- SP-270: São Paulo - Ótima
- SP-224: São Paulo - Ótima
- BR-153: Tocantis - Ótima
- SP-463: São Paulo - Ótima
- SP-320: São Paulo - Ótima
- BR-080: Goiás - Ótima
- SP-191: São Paulo - Bom
- BR-364: Goiás - Bom
- BR-116: Rio de Janeiro - Bom
- BR-080: Goiás - Bom
- BR-110: Pernambuco - Bom
- BR-101: Rio Grande do Sul - Bom
- BR-290: Rio Grande do Sul - Bom
- SP-322: São Paulo - Bom
- BR-428: Pernambuco - Bom
- SP-348: São Paulo - Bom
- SP-300: São Paulo - Bom
- SP-070: São Paulo - Bom
- SP-310: São Paulo - Bom
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.