Férias: conheça as 20 melhores rodovias do Brasil

Com extensão do território praticamente continental, o Brasil ainda possui 78,5% da malha rodoviária sem pavimento
Vinicius Moreira
Por
21.12.2023 às 16:15 • Atualizado em 12.11.2024
Compartilhe:
Com extensão do território praticamente continental, o Brasil ainda possui 78,5% da malha rodoviária sem pavimento

O Centro Nacional de Transportes (CNT) divulgou a pesquisa que analisa o estado das rodovias do Brasil. No estudo, a malha rodoviária brasileira foi classificada em ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo, quanto à qualidade do pavimento, sinalização e geometria da via, esta última avalia o tipo de pista, existência de acostamentos e periculosidade do trajeto.

Uma curiosidade é que dos 1.720.909 km de malha rodoviária existentes no país, 1.350.100 km, ou seja 78,5%, ainda não são pavimentadas, o que claro reflete no desgaste dos veículos e consequentemente no custo do transporte. Tudo isso, é revertido no preço final de algum produto ou serviço comercializado no país.

Você também pode se interessar:

No quesito pavimentação, o Brasil perde muito para países como Estados Unidos e China. A situação fica ainda pior quando a comparação é feita com vizinhos da América do Sul como Argentina, Uruguai e Equador.

Para o índice de pavimentação, o CNT leva em consideração a condição de superfície do pavimento, de rolamento e de acostamento.

Do total analisado, o CNT indica que apenas 36.312 km (32,5%) das estradas foram qualificadas como ótimas (7,9%) ou bom (24,6%) levando em consideração os quesitos de pavimento, sinalização e geometria da via.

Público × privado

Dentro do conjunto das rodovias pavimentadas brasileiras é importante dividir as vias que estão sob administração pública (federal ou estadual) e privada por meio de concessão. Dito isso, o CNT avaliou 111.502 km de rodovias, 67.659 km, a totalidade sob domínio federal, e 43.843 km principais trechos estaduais pavimentados.

Antes de elencar as melhores rodovias, é preciso que o CNT ainda detalhou o estado geral das rodovias por tipo de gestão. Sob administração pública estão 76,6 % das rodovias, enquanto as concessionadas representam 23,4%.

Das rodovias sob gestão pública, 77,1 % apresentaram avaliações regular, ruim ou péssima. Por outro lado, a malha analisada com administração privada obteve 64,1 % de classificação bom ou ótimo.

“A diferença nos resultados de classificação do Estado Geral para as malhas públicas e privadas evidencia como cada gestão trabalha o investimento nas rodovias. Enquanto as concessões estão sob o cumprimento de obrigações contratuais estabelecidas por parte dos agentes reguladores, o volume de investimentos por parte da gestão pública depende de agenda orçamentária e de prioridades estabelecidas pelo gestor”, comentou o diretor executivo da CNT, Bruno Batista.

No contexto geral, entre rodovias federais e estaduais analisadas, o CNT elegeu as que mais se destacam. Confira o resultado e classificação das 20 melhores:

  1. RJ-124: Rio de Janeiro - Ótima
  2. SP-270: São Paulo - Ótima
  3. SP-224: São Paulo - Ótima
  4. BR-153: Tocantis - Ótima
  5. SP-463: São Paulo - Ótima
  6. SP-320: São Paulo - Ótima
  7. BR-080: Goiás - Ótima
  8. SP-191: São Paulo - Bom
  9. BR-364: Goiás - Bom
  10. BR-116: Rio de Janeiro - Bom
  11. BR-080:  Goiás - Bom
  12. BR-110: Pernambuco - Bom
  13. BR-101: Rio Grande do Sul - Bom
  14. BR-290: Rio Grande do Sul - Bom
  15. SP-322: São Paulo - Bom
  16. BR-428: Pernambuco - Bom
  17. SP-348: São Paulo - Bom
  18. SP-300: São Paulo - Bom
  19. SP-070: São Paulo - Bom
  20. SP-310: São Paulo - Bom