Autobahn limitada a 100 km/h? É o que defende estudo climático
Conhecida e divulgada como exemplo de liberdade pelos fãs da velocidade, a Autobahn faz parte da cultura automobilística da Alemanha. Marca da aceleração sem limite, a autoestrada pode estar próxima de ter uma velocidade máxima estabelecida para o tráfego.
Caso a proposta se torne regra, o velocímetro não poderá marcar mais que 100 km/h nas estradas alemãs, conhecidas como Autobahn, e 80 km/k nas estradas rurais do país europeu. Isso já pode ser válido para 2026. Para efeito de comparação, essa velocidade nas autoestradas seria menor do que várias rodovias brasileiras, onde o limite costuma ser de até 120 km/h.
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A medida é defendida pela Deutsche Umwelthilfe e a BUND, associação de defesa dos consumidores e organização ambientalista respectivamente. Com base em estudos climáticos divulgados pelas entidades, ambas entraram com uma ação judicial cobrar o governo alemão sobre a questão. Nesse sentido, a decisão do Tribunal Administrativo Superior de Berlim-Brandemburgo acatou a demanda e agora quer uma resposta das autoridades.
As organizações estimam que a restrição de velocidade implicaria na redução anual de 11,1 milhões de toneladas de CO² emitidas na atmosfera. Esse dado é ainda mais impactante quando restrito somente para as Autobahn: redução de 9,2 toneladas de CO² por ano.
Único país da Europa com 70% das autoestradas sem limite de velocidade, a Alemanha é um reduto para quem deseja pisar no acelerador sem a necessidade de um Track Day em algum circuito.
Menos radical, a Agência Federal do Meio Ambiente (UBA) da Alemanha publicou um estudo no começo deste ano para pedir que o limite seja de 120 km/k na Autobahn, o que poderá garantir uma a diminuição de emissões de CO² em 6,7 milhões de toneladas por ano.
Recomendação pode virar regra nas Autobahn
Desejo dos amantes da velocidade, a Autobahn já possui uma recomendação de velocidade máxima de até 130 km/h, mas por se tratar de uma recomendação, a conduta de circular acima disso não é passível de punição. Claro que existem locais em que a sinalização se faz presente com a velocidade permitida, assim como no Brasil em trechos com obras ou urbanos, além de curvas.
Nesses locais com restrições é bom o motorista prestar atenção nas placas com fundo preto e velocidade indicada dentro de um círculo vermelho. Isso represente que a partir daquele trecho tem uma velocidade máxima permitida.
Projetadas para o tráfego em alta velocidade, as Autobahn fizeram parte do plano de expansão rodoviário alemão nos anos 30 e no pós-guerra. Atualmente, também fazem parte do sistema de defesa da OTAN, pois, além do asfalto preparado para velocidades elevadas, suportam o pouso e decolagem de aeronaves.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.