Já dá para fazer viagens longas de carro elétrico no Brasil?

Viajamos de carro elétrico de SP a BH para testar os dois novos eletropostos ultrarrápidos da Volvo nas cidades mineiras de São Gonçalo do Sapucaí e Perdões.
Camila Torres
Por
16.12.2022 às 19:00
Viajamos de carro elétrico de SP a BH para testar os dois novos eletropostos ultrarrápidos da Volvo nas cidades mineiras de São Gonçalo do Sapucaí e Perdões.

Quando pensamos em carros elétricos algumas luzes de alerta se acendem em nossas cabeças, pois ainda se trata de algo novo. Quantas pessoas você conhece que já dirigiram um carro elétrico ao menos uma vez na vida? E quem já dirigiu, por mais que tenha achado incrível, avalia se realmente vale o preço. Outra preocupação recorrente é relacionada a infraestrutura: onde carregar e quanto tempo esperar. 

Ter um carro elétrico, significa ter que se planejar. É preciso adquirir o hábito de colocar o carro para carregar quando chegar em casa, para no dia seguinte ter bateria suficiente para ir trabalhar. Claro que você não precisará fazer isso todos os dias, digo carregar o carro, trabalhar sim, afinal, um carro elétrico não é nada barato. 

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Quem gosta de pegar estrada no final de semana ou nas férias, precisará gastar algum tempo conferindo se há pontos de recarga pelo caminho. Afinal, isso é crucial para chegar ao destino. Lembrando que se um carro elétrico fica completamente sem bateria, não dá nem para empurrar, pois as rodas travam. E o único jeito de tirar o carro do meio da estrada é com um reboque. 

Por isso, antes de qualquer coisa, meu conselho é: se não tiver jeito, e o próximo ponto de recarga estiver muito longe, pare no lugar mais próximo para ter bateria suficiente pelo menos para subir no guincho. Ou, esteja disposto a esperar longas horas para carregar em uma tomada convencional. 

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Como foi viajar de SP a BH

A convite da Volvo, viajamos de São Paulo a Belo Horizonte com um carro elétrico e, coincidentemente, é a segunda vez que tentamos fazer esse trecho com um carro da marca sueca movido exclusivamente a baterias. Se você está curioso por conta da palavra tentamos, é porque na primeira vez deu completamente errado.

Já contamos aqui como foi a nossa primeira viagem de carro elétrico de São Paulo a Belo Horizonte, na verdade, de São Paulo até Três Corações. Na época (meses atrás), havia poucas alternativas de carregadores de carro elétrico no nosso trajeto: um em Mairiporã (SP), outro em Três Corações (MG) e o próximo em Belo Horizonte (MG). Isso sem precisar desviar drasticamente da nossa rota. 

Em um dia comum, seria até possível, tentar recarregar o carro em alguma concessionária pelo caminho. Mas era domingo, e não tínhamos essa alternativa. Agora o contexto era diferente, pois a Volvo nos chamou para realizar esta viagem justamente porque estava inaugurando dois eletropostos ultrarrápidos no trecho São Paulo – Belo Horizonte. 

Viajamos de carro elétrico de SP a BH para testar os dois novos eletropostos ultrarrápidos da Volvo nas cidades mineiras de São Gonçalo do Sapucaí e Perdões.

Ambos ficam na rodovia Fernão Dias, um fica no KM 790 - S/N - Zona Rural de São Gonçalo do Sapucaí (MG) e o outro na cidade vizinha de Perdões (MG) no KM 667. Ambos são carregadores rápidos de 150 kW capazes de carregar um carro como o Volvo XC40 Recharge de 10% a 80% em 30 minutos. 

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São dois carregadores elétricos em cada eletroposto, com dois carros plugados por carregador, o tempo de recarga passa de 30 minutos para 1 hora. Outro ponto que merece atenção é que o carregador sempre irá priorizar o carro que chegou primeiro e que está com menos bateria.

Saímos do bairro da Vila Madalena, em São Paulo (SP), às 9h30 da manhã a bordo de um Volvo C40, cuja autonomia é de 418 km no ciclo WLTP. Até São Gonçalo do Sapucaí (MG), são cerca de 270 km. Chegamos ao destino com 20% de bateria. O ideal era chegar com mais de 30%, porém, pisamos um pouco mais e isso nos custou bateria. No termo autonomia, um carro elétrico é como um a combustão, quanto mais você pisa, pior é a economia. 

Justamente no dia da nossa viagem, ocorreu um problema na rede elétrica e os carregadores estavam operando com metade da capacidade. O que elevou o tempo de recarga. Ficamos cerca de uma hora no eletroposto de São Gonçalo para carregar 35% da bateria. 

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Viajamos de carro elétrico de SP a BH para testar os dois novos eletropostos ultrarrápidos da Volvo nas cidades mineiras de São Gonçalo do Sapucaí e Perdões.

Saímos de lá rumo a cidade de Perdões a 124 km de distância. Chegamos com 10% de bateria. Essa era nossa última parada antes de chegar em BH. Havia muitos carros elétricos para carregar, além dos quatro carros dos jornalistas, tinha alguns carros de apoio. 

Ficamos por mais de 1h30 em Perdões, almoçamos, batemos papo, tiramos fotos, tudo para passar o tempo enquanto o carro carregava. Foi difícil criar passa tempos, se você está em uma viagem de família, esse é um ponto que vai te incomodar. Não tínhamos o que fazer, mas precisávamos da bateria para chegar ao destino. Então, a única saída era esperar.

Enfim, conseguimos chegar a 80% e ainda faltavam 214 km de estrada até BH. Nesse trecho já estávamos com um Volvo XC40, são 408 cv e 67,2 kgfm, vontade de acelerar não falta, mas agora tínhamos bateria com margem para chegar até o destino e deu para acelerar um pouco mais, sempre considerando o limite da via. 

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Chegamos em BH perto das 20h. Foram quase 11 horas de viagem. O tempo sem paradas indicado pelo Google Maps é de 8 horas, isso sem paradas. Se tivéssemos parado apenas uma vez para almoçar, poderíamos ter chegado em 9 horas. Porém, gastamos duas horas a mais do que o esperado, pois precisávamos recarregar, e isso em um dia que a rede elétrica estava com problemas. 

Viajamos de carro elétrico de SP a BH para testar os dois novos eletropostos ultrarrápidos da Volvo nas cidades mineiras de São Gonçalo do Sapucaí e Perdões.

Considerando, o tempo gasto a mais, a dificuldade para esperar, e a economia de dinheiro para recarregar, já que a carga ainda é gratuita tanto para clientes Volvo como de outras marcas, somando ônus e bônus, não só é possível viajar de carro elétrico, como vale a pena. 

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Quando mais pontos de recarga forem instalados no trajeto, melhor ficará de se fazer o percurso. A Volvo tem escolhido pontos estratégicos para instalar seus carregadores elétricos para mostrar que fazer longas viagens com carros a bateria, aos poucos deixa de ser um problema.

Pela visão de uma pessoa que tentou fazer esse mesmo trajeto com o mesmo carro quando não havia infraestrutura apropriada, foi realmente satisfatório realizar essa nova tentativa e ver que ficou muito mais simples do que esperávamos. 

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Pontos de recarga da Volvo já instalados pelo Brasil

  1. Cajati (SP) - Rod. Regis Bittencourt
  2. São Sebastião (SP) - Rod. Dr. Manoel Hipólito do Rêgo
  3. Avaré (SP) - Rod. Castello Branco
  4. Porto Ferreira (SP) – Rod. Anhanguera
  5. Botucatu (SP) – Rod. Marechal Rondon
  6. Perdões (MG) – Rod. Fernão Dias
  7. São Gonçalo do Sapucaí (MG) – Rod. Fernão Dias


Pontos de recarga da Volvo que serão instalados em 2023

  1. São Carlos (SP) – Rod. Washington Luiz
  2. Uberlândia (MG) – BR-050
  3. Itaipava (RJ) – Rod. Washington Luiz
  4. Cubatão (SP) – Rod. Dos Imigrantes
  5. Ubatuba (SP) – Rod. Oswaldo Cruz
  6. Jacareí (SP) – Rod. Presidente Dutra

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