Exclusivo: GWM Haval H4 será nome do 2º SUV da marca e terá visual novo

SUV compacto-médio será posicionado abaixo da família H6 e quer ser um calo ainda mais dolorido no sapato do Toyota Corolla Cross
LF
Por
20.04.2023 às 21:00
SUV compacto-médio será posicionado abaixo da família H6 e quer ser um calo ainda mais dolorido no sapato do Toyota Corolla Cross

 A GWM (Great Wall Motors) já definiu qual será o segundo produto da linha Haval a ser lançado no Brasil. Será um SUV compacto-médio. A Mobiauto apurou junto a concessionários que ele terá nome e visual inéditos: chamar-se-á Haval H4 e, apesar de se basear no modelo Jolion, conforme é conhecido em outros mercados, terá visual próprio aqui.

A fabricante vem impactando o mercado brasileiro com uma estratégia assertiva de ingresso. Após uma estratégia intensiva de divulgação da novata marca chinesa, a família de SUVs médios Haval H6, formada pelos irmãos H6 HEV, H6 PHEV e H6 GT, vem superando as expectativas da GWM no volume de reservas.

Você também pode se interessar por:

Chegou a hora de apostar em um segundo produto e será o Haval H4, conforme a Mobiauto vem antecipando desde agosto de 2021. Não necessariamente ele será o próximo lançamento da GWM, podendo ficar para 2024. Sua produção nacional também é estudada.

Como dissemos, o H4 será o mesmo SUV conhecido como Jolion na Ásia e na Rússia, mas aqui terá outro nome, seguindo uma estratégia específica estabelecida pela empresa em nosso mercado: GWM é a marca, Haval é uma família (como Range Rover ou Discovery, no caso da Land Rover) e os produtos serão denominados com a letra H mais algum número. 

SUV compacto-médio será posicionado abaixo da família H6 e quer ser um calo ainda mais dolorido no sapato do Toyota Corolla Cross

Se o H6 já se chama H6 em outros países, e por isso não precisou ser mexido, o Jolion terá que se adequar para virar H4, deixando H2 disponível para um possível SUV de porte compacto, caso a companhia queira investir em um.

Do mesmo modo, as picapes da submarca Poer terão nomes com a letra P mais um número (como GWM Poer P5, por exemplo), enquanto os jipes da linha Tank devem manter o padrão dos números na casa das centenas (GWM Tank 300, GWM Tank 500 etc).

Leia também: GWM Haval H6 GT: 7 detalhes que nenhum outro SUV cupê tem

Como será e quando chega o GWM Haval H4 HEV

SUV compacto-médio será posicionado abaixo da família H6 e quer ser um calo ainda mais dolorido no sapato do Toyota Corolla Cross

Embora derivado diretamente do Jolion, o Haval H4 terá visual próprio no Brasil, seguindo a mesma linha que a GWM adotou com o H6, que estreou com design e trem de força exclusivos. A especificação que mais deve se aproximar da nossa é o Jolion HEV vendido na Tailândia, dotado de uma grade mais larga. É ele que ilustra esta reportagem.

Seu trem de força será o mesmo do H6 HEV (já avaliado por nossa reportagem): motor 1.5 turbo a gasolina aliado a um dual motor elétrico dianteiro, com transmissão do tipo DHT. Trata-se da variante mais mansa desse conjunto, embora ainda renda interessantes 243 cv de potência e 54 kgfm de torque combinados.

Por não demandar recarga externa e ter porte menor, o H4 não demandará um banco de baterias tão robusto quanto os 34 kWh dos H6 PHEV e GT, mas sim um de 1,6 kWh, pouco mais que o 1,3 kWh de um Toyota Corolla Cross. Assim, será o próprio motor a combustão o principal gerador de energia para essas baterias.

Leia também: O ousado plano de revisão por delivery que o GWM Haval H6 terá no Brasil

Enquanto o H6 HEV vai de 0 a 100 km/h oficialmente em 7,9 segundos e alcança 12 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada em consumo, segundo o Inmetro, o H4 deve ser mais rápido e econômico, por ser menor e mais leve.

Em termos de dimensões, são pouco mais de 4,47 metros de comprimento, apenas 1 cm a mais do que o Corolla Cross, seu rival mais direto, visto que é o único outro SUV compacto-médio híbrido pleno em nosso mercado. 

Porém, o H4 trará generosos 2,70 m de entre-eixos, 6 cm a mais do que o modelo da Toyota, tendo 1,81 m de largura e 1,62 m de altura, ficando ligeiramente mais estreito que o modelo da fabricante japonesa, e com a mesma altura.

Procurada para confirmar o lançamento, a GWM respondeu que, “sobre os próximos lançamentos, só podemos confirmar oficialmente que ainda neste ano lançaremos mais um modelo, também importado. E no primeiro semestre do ano que vem teremos a produção do primeiro modelo GWM produzido no Brasil”.

Saiba mais sobre o novo GWM Haval H4 apurado pela Mobiauto em mais um vídeo do quadro O Que Vem Pra Pista:

Comentários