Segredo: veja quando a Renault começa a montar novo SUV no Brasil

Novo SUV da Renault será rival de Fiat Pulse e VW Nivus, chegará ao mercado em 2024 e será sucessor de Logan e Sandero
Renan Bandeira
Por
06.01.2023 às 20:00
Novo SUV da Renault será rival de Fiat Pulse e VW Nivus, chegará ao mercado em 2024 e será sucessor de Logan e Sandero

Não é segredo para ninguém que a Renault planeja um SUV de entrada para brigar em nosso mercado com Fiat Pulse e companhia. Aproveitando a maré para esse segmento, a marca francesa deixou de lado o hatch Sandero e o sedan Logan para focar na categoria - tanto que apenas o Stepway seguiu em linha dessa família.

O novo SUV chegará para pegar justamente o lugar de Sandero e Logan, terá motor 1.0 turbo e será construído sobre a plataforma CMF-B, herdando muitos itens do Dacia Sandero Stepway europeu. A Renault já confirmou que o modelo chegará em 2024 e seu lançamento realmente deve ser no primeiro trimestre.

Anuncie seu carro na Mobiauto

Afinal, fontes próximas à marca informaram à Mobiauto que o projeto HJF, como é chamado internamente, tem SOP (sigla que indica o início de produção) para junho deste ano. Ou seja, a partir desse mês a marca deve iniciar o processo de integração do SUV à linha de montagem e fazer as adaptações necessárias para sua fabricação.

Vale ressaltar que seu nome ainda é desconhecido. Já foi aventado a reutilização dos nomes Sandero e Stepway, mas a apuração de meses atrás de Mobiauto apontou que são nomes descartados pela marca. A bola da vez pode ser a alcunha Clio, hatch que fez bastante sucesso por aqui e que ainda é vendido na Europa.

Novo SUV da Renault será rival de Fiat Pulse e VW Nivus, chegará ao mercado em 2024 e será sucessor de Logan e Sandero

O que já sabemos do novo SUV

Claro que o projeto nacional não terá muito a ver com o Clio europeu, e a semelhança ficaria apenas no nome. Do mais, o HJF deve beber bastante da fonte do Dacia Sandero Stepway e terá alguns detalhes exclusivos para o nosso mercado.

Em junho do ano passado, Mobiauto publicou que este protótipo flagrado na Romênia, país de origem da Dacia – subsidiária da Renault que empresta a base para os modelos produzidos com insígnia da marca francesa no Brasil –, pertence ao projeto HJF, já com carroceria definitiva.

Leia também: Os 10 lançamentos de carro mais importantes do Brasil em 2023

Novo SUV da Renault será rival de Fiat Pulse e VW Nivus, chegará ao mercado em 2024 e será sucessor de Logan e Sandero

Usando o flagra como base e ouvindo fontes, o @overboostbr chegou nas projeções que ilustram este texto. Embora a carroceria tenha praticamente as mesmas linhas do Dacia, os faróis, grades, lanternas, para-choques e tampa do porta-malas, serão exclusivos do SUV nacional.

O conjunto óptico dianteiro virá dividido em dois níveis, com as luzes diurnas e seta acima, em guias de LED, em uma peça com degraus na base. Um gancho, prolongando o DRL, descerá pelo para-choque e se integrará com os faróis baixo e alto, que poderão ser halógenos ou Ecoled (diodos espelhados).

A grade será maior, em formato trapezoidal e com divisórias tipo cascata. Na traseira, as lanternas serão bipartidas, também com guias de LED e formato similar ao do Clio V europeu, enquanto o nicho de placa ficará na porção de baixo da tampa do porta-malas, com direito a um “bigode” que deve trazer o nome do modelo, como já vemos em Duster e Captur.

Leia também: Segredo: Citroën C3 SUV terá 5 ou 7 lugares. Veja quando produção começa

Novo SUV da Renault será rival de Fiat Pulse e VW Nivus, chegará ao mercado em 2024 e será sucessor de Logan e Sandero

Por dentro, o painel será exatamente igual ao do Dacia Sandero Stepway, mas ganha o volante que conhecemos de Duster, Captur e Oroch, um painel de instrumentos digital e accentral multimídia de 10”, que vem do Clio e conecta Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

Além do visual, o HJF deve ter dimensões próximas às do Sandero Stepway da Dacia. Por lá, o crossover tem 4,10 m de comprimento, quase 1,85 m de largura, pouco mais de 2,60 m de entre eixos, cerca de 1,59 m de altura e um porta-malas de 320 litros.

O comprimento é aproximadamente o mesmo do Fiat Pulse. Mas leva vantagem no entre-eixos, tendo 8 cm a mais. Nas outras dimensões ele também vence o SUV da marca italiana. Já contra o VW Nivus, perde em comprimento, entrega 4 cm a mais de entre-eixos, e também é mais largo e mais alto.

Leia também: Chevrolet Montana 2023 manual: veja quando chega, previsão de preço e versões

Novo SUV da Renault será rival de Fiat Pulse e VW Nivus, chegará ao mercado em 2024 e será sucessor de Logan e Sandero

Motor turbo com cerca de 120 cv

Sob o capô, o HJF trará sempre o motor 1.0 TCe turboflex com três cilindros, 12 válvulas e injeção direta de combustível. Renderá pelo menos 120 cv de potência e cerca de 20 kgfm de torque. O câmbio será CVT com simulação de marchas.

Vale observar que os compactos da plataforma CMF-B, como o Clio de quinta geração, permitem a aplicação do propulsor 1.3 TCe de 162/170 cv e 27,5 kgfm usado por Duster, Captur e Oroch. Quem sabe isso não possibilite a criação de uma versão esportiva para rivalizar com o Pulse Abarth.

A produção do HJF será em São José dos Pinhais (PR) e, segundo nossos informantes, começará já no segundo semestre de 2023 em regime pré-série, a fim de ajustar as linhas para começar a fabricação em massa e lançamento ainda no primeiro trimestre de 2024.

Você também pode se interessar por:

Empacou? Fiat Uno Ciao já é vendido por menos que o preço de lançamento

17 carros que deram adeus ao Brasil em 2022

Carros mais vendidos de 2022 por categoria: SUV, picape, hatch e sedan

Prazo de renovação de CNH fica mais apertado. Veja o que muda

Comentários