Exclusivo: Caoa retoma rédeas da Exeed, a marca de luxo da Chery

Após quase ser “furada” pela matriz chinesa, fabricante brasileira volta a planejar lançamento da Caoa Exeed, sua mais nova marca de luxo
LF
Por
29.03.2023 às 10:00
Após quase ser “furada” pela matriz chinesa, fabricante brasileira volta a planejar lançamento da Caoa Exeed, sua mais nova marca de luxo

A Caoa, que atua em joint venture com a Chery no Brasil, retomou as rédeas para lançar no Brasil a Exeed, marca de luxo da fabricante chinesa. Em agosto do ano passado, membros da matriz da Exeed na China chegaram a promover eventos com jornalistas brasileiros, e anunciaram seu ingresso em nosso mercado sem ligação com a sócia brasileira.

Porém, a Mobiauto pode afirmar que a Caoa retomou o planejamento em relação à Exeed. E chegou, inclusive, a emplacar no dia 10 de fevereiro uma unidade do SUV LX com motor 1.6 TGDi turbo a gasolina do Tiggo 8. O emplacamento ocorreu em Anápolis (GO), como “Chery Exeed LX”.

Após quase ser “furada” pela matriz chinesa, fabricante brasileira volta a planejar lançamento da Caoa Exeed, sua mais nova marca de luxo

Você pode se interessar por:
Caoa Chery iCar: os truques do carro elétrico mais barato no Brasil
Caoa Chery terá motor híbrido flex bem diferente do da Toyota
Como o Caoa Chery Tiggo 8 Pro Hybrid chega a 317 cv, 11 marchas e 42 km/l

Nossas apurações indicam, contudo, que a ideia da companhia é criar a marca Caoa Exeed, sem qualquer menção à Chery. A linha de produtos será formada, obviamente, por SUVs, com pegada mais luxuosa, portanto com maior valor agregado. Há chances de a empresa apostar em veículos eletrificados, em especial híbridos plug-in.

O LX, claro, é um dos mais fortes candidatos a vir. Baseado no Tiggo 7, tem os mesmos 2,67 metros de entre-eixos, porém com balanços dianteiro e traseiro exclusivos. Assim, mede 4.533 mm de comprimento, 1.848 mm de largura e 1.699 mm de altura, sendo respectivamente 2,8 cm, 1,1 cm e 2,9 cm maior do que o irmão nessas dimensões.

Após quase ser “furada” pela matriz chinesa, fabricante brasileira volta a planejar lançamento da Caoa Exeed, sua mais nova marca de luxo

O interior conta com um acabamento bem mais sofisticado e tecnológico. No painel, uma régua única e flutuante traz duas telas de 12,3 polegadas, uma com o quadro de instrumentos 100% digital e outra com a central multimídia, ao estilo Mercedes. Ambas são de alta resolução e a segunda tem até realidade aumentada.

Anuncie seu carro na Mobiauto 

Na Europa, o LX chega a ser oferecido em uma configuração PHEV, híbrida com recarga externa usando o mesmo trem de força com transmissão DHT do Tiggo 8 Pro Hybrid. O conjunto inclui 19,27 kWh de baterias. Com isso, o alcance em modo só elétrico passa de 100 km e o consumo calculado é de 21 km/l no ciclo WLTP.

A estreia da Caoa Exeed no Brasil deve acontecer entre o fim deste ano e 2024. Além do LX, um fortíssimo candidato a vir é o Yaoguang ou RX, um SUV ainda mais luxuoso e grandioso: 4,78 m de comprimento, 1,92 m de largura, 1,67 m de altura (graças ao caimento cupê da carroceria) e 2.815 mm de entre-eixos.

Após quase ser “furada” pela matriz chinesa, fabricante brasileira volta a planejar lançamento da Caoa Exeed, sua mais nova marca de luxo

O modelo se notabiliza pelo acabamento sofisticado, incluindo telas digitais integradas de 12,3 polegadas, console central suspenso gigante e alavanca de câmbio através de uma chave ligada à coluna de direção, como nos Mercedes-Benz. Este tem maior chance de chegar apenas como PHEV (híbrido plug-in).

Comentários