Estas dicas ajudarão a bateria do seu carro a durar muito mais

Com ações simples, é possível manter a bateria saudável e funcionando por mais de cinco anos, evitando trocas e problemas constantes
JC
Por
10.02.2022 às 13:56
Com ações simples, é possível manter a bateria saudável e funcionando por mais de cinco anos, evitando trocas e problemas constantes

Por Fernando Garcia

Apesar de poucos saberem, a bateria é um item do carro que precisa de constante manutenção para garantir uma durabilidade de cinco anos ou até mais. Não tem segredo: quanto mais você rodar com o veículo, mais ela vai durar. 

De modo inverso, quanto mais tempo parado o automóvel passa, maior o risco de ocorrer um processo químico conhecido como sulfatação, que diminui a vida útil do componente. O problema é que, com o isolamento social por conta da pandemia mais a inflação no preço dos combustíveis, muitos estão preferindo deixar seus carros parados.

Anuncie seu carro na Mobiauto 


Ligue o carro sempre, mas não o ligue com tudo ligado

Para evitar problemas na bateria, o mecânico Alexandre de Lucca recomenda que se ligue o motor uma vez por semana por pelo menos 5 minutos. Outra dica é não deixar equipamentos elétricos, como ar-condicionado, faróis, rádio e limpador de para-brisa, ligados na hora de dar a partida.

"A bateria é a fonte de energia para todos os equipamentos elétricos do carro. Sendo assim, quanto mais equipamentos ligados [na hora da partida], maior será a carga e o desgaste para alimentá-los ao mesmo tempo", explica Lucca.

Para isso, crie o hábito de desligar tudo que for alimentado por corrente elétrica antes de sair do veículo. Assim, nenhum item estará ligado na hora de religá-lo.

Leia também: Os cuidados especiais para dirigir o seu carro em época de chuvas


Evite reposições com itens não originais

Por falar nisso, verifique a capacidade suportada da bateria do alternador antes de instalar algum aparelho novo. Evite acessórios não originais, pois isso pode comprometer o consumo da bateria. Exigir mais do que ela pode entregar diminui o tempo de vida útil dela.

“Acessórios originais de fábrica consomem apenas poucos microamperes quando o veículo entra em modo sleep após ser desligado. Já aqueles de procedência duvidosa podem drenar a bateria quando o carro for desligado, como os alarmes, por exemplo”, explica Maria de Fátima Rosolem, pesquisadora na área de baterias na Fundação CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Telebras).

Leia também: Como saber se tenho multas pendentes na pandemia?

É importante fazer revisões preventivas a cada seis meses e sempre buscar oficinas mecânicas de confiança, pois, infelizmente, existem muitos oportunistas querendo tirar proveito da situação inventando problemas que não existem para encarecer o orçamento.

"Se sua bateria apresentar alguma falha, como sons incomuns ou dificuldade de partida, procure o mecânico. Assim, você evita dores de cabeça tratando um pequeno problema logo do início", alerta Rosolem.

Leia também: Licenciamento do carro: entenda as mudanças de calendário em 2022


Cuidados com o alternador

Além da bateria, o alternador, equipamento que serve para transformar energia mecânica em energia elétrica, é uma das peças mais importantes de um carro. Por isso, é válido escolher um que tenha a mesma amperagem que a bateria do seu automóvel.

Isso evita danos ao equipamento e à própria bateria. "Por exemplo: se sua bateria for de 60 ampère e seu alternador, de 45, na hora da carga você perderá 15 ampère. O procedimento, a longo prazo, reduz a vida útil da bateria", esclarece Alexandre de Lucca.

Leia também: VW Nivus: os principais problemas, segundo os donos


Cuidados redobrados em regiões de praia

Para quem mora na praia, o cuidado deve ser redobrado. A maresia é a maior vilã das baterias e cabos de energia. Por ficarem escondidos, muitos acreditam que esses itens estão mais protegidos, mas, ainda assim, ficam sujeitos à oxidação acelerada. 

A recomendação do Zul +, aplicativo de prestação de serviços automotivos em geral, é fazer uma vistoria frequente, verificando se todos os conectores estão limpos. Caso não estejam, é possível fazer uma limpeza seguindo o manual do veículo ou levar a um mecânico.


Talvez você também se interesse: 

Óleo de motor e câmbio: saiba a hora certa de fazer a troca
12 vícios do motorista brasileiro que estragam o carro
5 formas de economizar até 50% de combustível sem instalar nada no carro
“Completar o óleo” no posto pode ser a sentença de morte do seu motor

Comentários