Comece 2026 de carro novo. Encontre seu próximo veículo aqui.

Estados Unidos regulariza os carros sem volante e pedais

Dispensando a necessidade de motoristas, marca quer inovar o transporte por aplicativo
Por
09.08.2025 às 06:08
Compartilhe:

Você provavelmente já viu na internet que na América do Norte já existem carros que fazem transporte de aplicativo sem a necessidade de motoristas, mas você sabia que existe um projeto que quer criar robôs-táxis que dispensam totalmente o ser humano da pilotagem?

Em meio as decisões polêmicas feitas pelo governo dos Estados Unidos, os carros autônomos que dispensam a presença de pedais e volante foram regularizados para uso demonstrativo na cidade.

Você também pode se interessar por:

A desenvolvedora em questão que recebeu o benefício pelo National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), foi a fabricante de veículos autônomos, Zoox. Que tentou a liberação pela primeira vez em 2022 e conseguiu na segunda tentativa, agora em 2025. O pedido foi anteriormente negado pela ausência de controles tradicionais de condução - volante e pedais.

Divulgação/Zoox

Divulgação/Zoox

"Este é um ganha-ganha para segurança e inovação. Sob a liderança do presidente Trump, empresas americanas como a Zoox têm um processo para criar e testar suas tecnologias mais recentes. A América – não a China – pode e vai impulsionar o futuro dos carros autônomos", declara o Secretário de Transportes dos Estados Unidos, Sean P. Duffy.

Mas vale ressaltar, que apesar da regularização para uso demonstrativo, de testes, a Zoox ainda precisará alterar alguns padrões para que os veículos possam rodar livremente na cidade de acordo com a normas da lei estadunidenses.

Como é o veículo?

Divulgação/Zoox

Divulgação/Zoox

O veículo autônomo da Zoox que logo deve circular pelos Estados Unidos é um robô-táxi, que funcionará apenas através do sistema elétrico e de tecnologia acoplado a sensores e câmeras espalhados ao seu redor. Dispensando qualquer tipo de controle de condução feito por humanos.

Sem a necessidade de piloto, a cabine do motorista não existe e o veículo tem aparência bastante semelhante com um vagão de metrô, com portas automáticas. Que possui apenas uma cabine com assentos posicionados para os passageiros ficarem cara a cara.

Apesar da isenção, a Zoox precisará revisar ou remover reivindicações anteriores sugerindo que seus veículos construídos especificamente já estavam em conformidade com os Padrões Federais de Segurança de Veículos Motorizados. A certificação atualizada permite testes sob a isenção, mas não sem um ajuste nas mensagens públicas.

A NHTSA tem mantido um olhar atento sobre Zoox. Em maio de 2024, abriu uma investigação sobre os veículos da empresa após duas colisões traseiras e um recall relacionado à frenagem. Em maio, a Zoox também teve que fazer o recall de 270 veículos logo após um robotáxi se envolver em um acidente em Las Vegas.

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Compartilhe este artigo: