Como higienizar o carro corretamente sem sair de casa? 4 Passos simples

Infectologista recomenda passar álcool no painel do carro, volante, alavanca de câmbio, freio de mão, maçanetas e cinto de segurança.
Por Camila Torres
10.04.2020 às 20h:51 • Att. há 11 meses
Infectologista recomenda passar álcool no painel do carro, volante, alavanca de câmbio, freio de mão, maçanetas e cinto de segurança.

A epidemia do coronavírus casada com quarentena tem feito várias pessoas se perguntarem como higienizar o carro corretamente sem sair de casa. Os cuidados são básicos, mas eficazes. Um pouco de água e sabão aqui, um pouco de álcool aqui, e voilá lataria brilhando e o interior desinfetado. Mas para mantê-lo o mais longe possível de bactérias é preciso tomar mais alguns cuidados simples e que podem continuar sendo colocados em prática até mesmo depois que todo esse caos passar, confira. 

Leia também: Como congelar as parcelas do carro por 60 dias?

4 Passos para higienizar o carro corretamente em casa

 1. O que deve ser lavado com água e sabão? 

Primeira coisa: para já começar a lavar o carro da forma certa, é preciso escolher um lugar na sombra, para evitar mancha ocasionadas pelo Sol. Todo o exterior do carro pode ser lavado com água e sabão. É recomendável jogar água antes para amolecer a sujeira e evitar arranhões. Acrescente o sabão e use a parte macia da esponja para esfregar o carro sem riscá-lo. 

As rodas e pneus devem ser lavados e secos por último, por serem a parte mais suja vão deixar mais resíduos na bucha, que poderiam sujar a lataria se a lavagem das rodas fosse feita primeiro. Não esqueça de fazer o enxague antes da espuma secar para evitar manchas. Depois seque com um pano de microfibra ou algodão, pois além de não danificar a pintura, não deixa pelinhos na lataria e nos vidros. 

Os tapetes do carro também devem ser lavados frequentemente com água e sabão neutro. Vale lembrar, que os tapetes só devem ser colocados no carro novamente quando estiverem completamente secos para evitar a proliferação de fungos. É importante lembrar que de nada vale fazer a higienização do carro corretamente em casa, se não fizer a manutenção, por isso, tente aspirar os tapetes do carro a cada três dias para ajudar a conservá-los limpos. 

Consulte o valor do carro na Tabela Fipe

2. No interior do carro não esqueça dos cantos e porta-objetos

O interior é a parte mais importante e a que merece mais cuidados para que o carro seja higienizado corretamente. Use o aspirador para limpar os cantos mais difíceis, os bancos e embaixo dos assentos. Não esqueça de aspirar os porta-objetos e porta-copos, depois finalize passando uma flanela com álcool   isopropílico. 

Para a limpeza dos bancos com acabamento em tecido pode-se usar uma mistura de 500 ml de água, meia xícara de chá de álcool e uma colher de vinagre branco. Basta embeber uma flanela no líquido e passar com delicadeza. O álcool além de desinfetar, ajuda a secar mais rápido, por isso é essencial. O vinagre também contribui para exterminar as bactérias. Essa mistura também pode ser usada para limpeza do teto. 

Bancos revestido de couro podem ser limpos com 500 ml de água e uma colher de detergente líquido de coco, basta molhar a flanela e passar com cuidado pelos bancos e finalizar passando uma flanela seca. 

Atenção: as opções de materiais e tipos de tecido de banco de carro são incontáveis, por isso, é recomendável sempre fazer um teste em um cantinho mais escondido do banco para se certificar que essa ou outra mistura não irá danificar ou deixar manchas no tecido. 

Simule online o financiamento do carro que deseja comprar

3. O que limpar com álcool isopropílico ?

Além do porta-objetos e porta-copos, outros itens do interior do carro devem ser higienizados com álcool isopropílico , são eles: painel do carro, volante, alavanca de câmbio e freio de mão, maçanetas, cinto de segurança e todos os botões do veículo. Essa é uma recomendação da Caoa Chery e do Dr. Max Igor Lopes, infectologista do hospital Sírio Libanês. 

Também é importante deixar um frasco de álcool em gel no carro para fazer a limpeza das mãos toda vez que entrar no veículo. Mesmo que você tenha o hábito de mandar o carro para lavar, é importante que você tenha o cuidado de passar álcool isopropílico nos itens descritos acima, para um veículo devidamente higienizado.

 Leia também: Coronavírus faz Contran permitir dirigir com CNH vencida

4. Nada que vem da rua deve ser colocado nos bancos 

Já basta sua roupa cheia de bactérias da rua encostando no banco limpinho. Muitas pessoas têm o hábito de colocar as compras do supermercado no assento traseiro, mas isso deve ser evitado para que as bactérias das sacolas plásticas não passem para o tecido do banco. O correto é guardar as compras no porta-malas, independente da epidemia de coronavírus.

Confira: Guia completo da troca do filtro do ar condicionado

Bônus: para manter o carro limpo e o mais livre possível de bactéria, deixe uma caixa de lenços de papel par usar sempre que precisar, álcool   isopropílico para passar nos itens mais utilizados, como maçanetas, volante, câmbio, botões, cintos de segurança e bancos. O lixo deve sair do carro junto com você. Não deixe acumular. Saiu do carro? Leve o lixo e descarte no lugar adequado. Água e sabão, álcool e mais alguns cuidados simples formam um bom escudo para se proteger do coronavírus e outras doenças.

Talvez você também se interesse:

5 SUVs automáticos de 30 mil
Veja 6 SUVs novos de até 70 mil
10 Carros mais indicados para motoristas de aplicativos

Como higienizar o carroComo limpar o carroComo lavar o carroHigienizaçãoLimpezaLavagemCarroQuarentenaEm casaVeículo
Comentários