Como a Tesla Cybertruck saiu de pioneira para última picape elétrica

Picape da Tesla que tem mais de um milhão de unidades reservadas, sequer entrou em linha de produção e flerta com o fracasso
Renan Bandeira
Por
13.02.2023 às 18:03
Picape da Tesla que tem mais de um milhão de unidades reservadas, sequer entrou em linha de produção e flerta com o fracasso

A Cybertruck foi apresentada em 2019 pelo bilionário Elon Musk, dono da Tesla e do Twitter. A picape coberta por vincos e chapas de aço inox chamou atenção, e Musk prometia um veículo robusto, capaz de enfrentar uma série de situações embaraçosas, falando até em rodar em águas profundas e flutuar.

De início, o produto foi um sucesso. Segundo a Tesla, naquele mesmo ano, 250 mil pedidos da picape elétrica foram feitos, com três opções de motorização disponíveis e preços partindo de US$ 39.900. A promessa era a de que o modelo teria as primeiras unidades entregues em 2021 nas configurações mais completas, e em 2022 chegariam as mais básicas.

Naquele momento, o segmento dos elétricos ganhava mais força e as opções eram, em sua grande maioria, carros pequenos. No mesmo período, as marcas aumentavam as opções de picapes em alguns mercados, segmento que nos Estados Unidos sempre foi forte, iniciando uma disputa que se tornou acirrada com os SUVs. Então, por que não oferecer uma picape elétrica?

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A ideia era boa e os concorrentes começaram a se mexer para entregar rivais à Cybertruck, que derrapou. Os primeiros problemas começaram com a pandemia de Covid-19 e depois veio a crise dos semicondutores. 

Nas últimas semanas, Jack Erwin, um especialista em negócios voltados à área automotiva, levantou uma nova hipótese sobre os atrasos na fabricação do modelo. 

No The New York Times, Erwin diz que as chapas de inox geram vários desafios por serem mais caras que as chapas convencionais, e ainda têm tendência a voltar à forma original, dificultando a estamparia, o que poderia explicar o segundo ano de atraso para produção do veículo.

Com isso tudo, a promessa de estreia em 2021 passou para 2022, depois para 2023, e agora a expectativa está em 2024.

Picapes elétricas concorrentes

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O problema é que nesse período apenas a Tesla ficou parada. Afinal, a Rivian lançou a R1T, a GMC a Hummer EV, a Ford a F-150 Lightning e a Ram apresentou a 1500 EV - esta última é a mais recente, apareceu em comercial do Super Bowl, na partida final e de maior destaque da liga de futebol americano, no último domingo (12). 

Claro que é inegável que a picape da Tesla é um sucesso, tanto que o número das pré-reservas superou a marca de 1 milhão. No entanto, o excesso de atraso para entregar a picape, que ainda nem entrou em produção, fez o produto deixar de ser uma novidade absoluta.

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Afinal, as promessas inovadoras de ter uma super autonomia de até 800 km, uma aceleração de 0 a 96 km/h em 2,9 segundos na versão mais completa, modo caranguejo e o pioneirismo no segmento de picapes elétricas, já foram colocadas em prática pelas concorrentes.

Resta saber se o visual controverso será suficiente para manter o interesse do público na Cybertruck, que perto de completar quatro anos de sua primeira aparição, perdeu o título de pioneira no segmento e está no fim da fila da categoria. 

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