Citröen mira em uma Kombi elétrica e revela nova minivan futurista de seis lugares
A Citroën apresentou, em sua sede em Paris, seu novo carro-conceito chamado Citroën ELO, nome que vem de letras presentes nas palavras rest (descansar), play (divertir) e work (trabalhar). Trata-se de uma minivan elétrica com capacidade para até seis passageiros.
Um dos pontos que mais chama a atenção, porém, é que ela tem apenas 4,10 metros de comprimento. Para efeito de comparação, a minivan mede menos que um Chevrolet Onix hatch, que tem 4,16 metros.
Você também pode se interessar por:
- Citroën revela C5 Aircross com porte de Compass e interior que C3 não tem
- Novo Citroen C5: o que o SUV ensina aos nossos C3, C3 Aircross e Basalt
- Citroën C3 YOU! 2025: testamos o consumo do hatch na cidade e estrada
- 12 carros 1.0 mais rápidos que um Chevrolet Opala SS 4.1
A estratégia da Citroën pode ser comparada à que vimos no lançamento do ID. Buzz, a Kombi elétrica da Volkswagen, apresentada com a proposta de combinar espaço, conforto para passeios em família e versatilidade, aliados à tecnologia e às baixas emissões de CO₂.
Ambas adotam a estrutura e o formato clássicos de minivan, mas com muita tecnologia embarcada, típica dos modelos elétricos mais recentes. A principal diferença está na proposta: o visual do ID. Buzz, mesmo tecnológico, remete claramente à antiga e icônica Kombi, que chegou ao Brasil em 1953 com design inspirado no Fusca.
Já o Citroën ELO traz uma abordagem mais futurista, com um visual que deixa essa ideia evidente tanto por fora quanto por dentro. No interior, o conceito foi pensado como um espaço de convivência que, além de acomodar seis ocupantes, pode ser reconfigurado como escritório para trabalho, área para duas pessoas dormirem ou até mesmo um cinema.
Na parte dianteira, o painel projeta informações por toda a largura do para-brisa, criando um efeito semelhante ao de um projetor e facilitando a visualização pelo motorista.
O conceito foi desenvolvido em colaboração com a Decathlon, que forneceu materiais de acampamento e soluções para o estofamento interno, e com a Goodyear, responsável por pneus “inteligentes” que monitoram pressão e desgaste em tempo real. O modelo fará sua estreia mundial no Salão do Automóvel de Bruxelas, no dia 9 de janeiro de 2026.
Por Pedro Rocha
Pedro Rocha é formado em Jornalismo, na Anhembi Morumbi, em São Paulo. É um amante de carros e contribuiu com Mobiauto durante 2024.
