Citroën C3 X será sedan cupê com altura de SUV contra Onix Plus e Virtus

Projeto CC22 gerará o terceiro e último membro da família C-Cubed, ao lado de C3 e C3 Aircross. Lançamento será em meados de 2024
LF
Por
19.05.2023 às 14:17 • Atualizado em 29.05.2024
Compartilhe:
Projeto CC22 gerará o terceiro e último membro da família C-Cubed, ao lado de C3 e C3 Aircross. Lançamento será em meados de 2024

Depois de lançar a terceira geração do Citroën C3 hatch e apresentar o novo Citroën C3 Aircross – um SUV de sete lugares, conforme antecipado pela Mobiauto em junho de 2021 –, a Stellantis já começa a preparar terreno para o terceiro produto da família C-Cubed, que chega aos mercados brasileiro e indiano em 2024: o sedan C3 X.

Conhecido pelo código de projeto CC22, o três-volumes será na verdade uma espécie de sedan cupê ou fastback, conforme revelado pelos colegas do Autos Segredos. Terá visual inspirado nos primos maiores C4 X e C5 X. Por esse mesmo motivo, herdará deles o padrão de nomenclatura, chamando-se C3 X.

Você também pode se interessar por:

Partindo dessas informações, o designer Kleber Silva, do @kdesignag, criou projeções meramente ilustrativas propondo como pode ficar o visual do novo C3 X, usando como base a traseira do Fiat Fastback.

Seu objetivo será colocar a Stellantis de maneira mais incisiva na briga contra Chevrolet Onix Plus, Volkswagen Virtus, Honda City e Hyundai HB20S no segmento de sedans compactos premium, ocupando faixa de preços entre R$ 90.000 e R$ 130.000. Atuará, portanto, acima do Fiat Cronos em termos de preço.

Como será o novo Citroën C3 X

Oriundo da variante simplificada da plataforma modular CMP, o sedan cupê terá com o C3 hatch a mesma relação estabelecida entre este e o C3 Aircross: compartilhamento de toda a estrutura monobloco e de componentes de estamparia, exterior e interior, como portas laterais dianteiras, faróis, capô, colunas A e B, suspensões, freios, painel e elétrica.

Obviamente, receberá elementos estéticos e de acabamento exclusivos ou compartilhados com o C3 Aircross, como quadro de instrumentos digital, revestimentos internos, para-choques e, claro, um balanço traseiro inteiramente seu.

Leia também: Citroën C3: lojistas questionam qualidade, falta de peças e ameaçam processo

Justamente por derivar do C3, um hatch com dimensões quase similares às de um SUV, o C3 X também contará com vão livre e ângulos generosos para os padrões de um sedan. Este será um diferencial que certamente a Citroën explorará em seu lançamento. 

Em termos de conjunto motriz, trará o motor 1.0 GSE turbo flex de três cilindros, 12V, injeção direta de combustível e sistema MultiAir III usado pelos Fiat Pulse e Fastback, e que também deve compor a gama do C3 Aircross 2024 e da Fiat Strada 2024. O câmbio será automático CVT (continuamente variável) com sete marchas simuladas.

Quando chega o Citroën C3 X

O lançamento está previsto para meados de 2024, com produção em Porto Real (RJ), mesma fábrica que já fabrica hoje o atual C3 hatch e o novo C3 Aircross.

Projeções: Kleber Silva/KDesignAG

Comentários