Citroën Basalt turbo ou aspirado: qual o mais econômico no dia a dia?
O Citroën Basalt chegou ao Brasil já com o novo posicionamento da marca, ou seja, para ser um SUV cupê com boas competências, mas com preço mais acessível. Mas e quando olhamos para o consumo de combustível, qual das motorizações do Basalt vale mais a pena: aspirada ou turbo?
A Mobiauto testou ambas as versões no dia a dia, ou seja, em situações reais de trânsito mais intenso e fluído, assim como viagens acima dos 100 km de distância. Tudo para ver se a diferença apontada pelo Inmetro se reflete quando o SUV roda nas ruas com outros carros.
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Citroën Basalt Feel 1.0 – Consumo Inmetro
- 9,2 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol
- 13,2 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina
Citroën Basalt Feel Turbo – Consumo Inmetro
- 8,4 km/l na cidade e 9,6 kml na estrada com etanol
- 12,1 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina
Nesse cenário, a versão aspirada parece ser mais rentável. Mas antes de saber qual foi o resultado, vale lembrar que ambos os testes foram feitos com gasolina e percorrendo os mesmos trajetos, tanto no ciclo urbano como no rodoviário. Claro que há diferenças, mas é exatamente assim que acontece quando se roda no dia a dia.
O Basalt Feel aspirado conseguiu em nosso teste uma média de 10,3 km/l na cidade e 16,6 km/l na estrada. Nessa configuração, o SUV oferta até 75 cavalos de potência e 10,5 kgfm de torque com motor 1.0 flex, acoplado com câmbio manual de cinco marchas.
Já o Basalt Feel turbo chegou aos 9 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada. O SUV recebe o motor T200, um propulsor 1.0 turbo flex de até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque.
Sendo assim, no comparativo de consumo de combustível, o Basalt com motor aspirado levou a melhor tanto na cidade quanto na estrada.
Atualmente, o Basalt é o modelo mais vendido pela Citroën no Brasil. Esse sucesso não é ao acaso, bom espaço interno, 490 litros de porta-malas, além de motorização turbo com câmbio automático ou propulsor aspirado com câmbio manual. Essa é parte da receita que fez o SUV cupê atingir as 1.958 unidades emplacadas em abril deste ano.
Citroën Basalt Feel Turbo 2025 – Ficha Técnica
- Motor: 1.0 turbo flex, dianteiro, transversal, três cilindros em linha, injeção direta
- Potência: 125 cv (gasolina) / 130 cv (etanol) a 5.750 rpm
- Torque: 20,4 kgfm a 1.750 rpm (gasolina/etanol)
- Câmbio: automático do tipo CVT com sete marchas simuladas
- Tração: dianteira
- 0 a 100 km/h: 10s e 9,6 s (gasolina/etanol)
- Velocidade máxima: 197 km/h e 199 km/h (gasolina/etanol)
- Citroën Basalt Feel Turbo 2025 (Inmetro): 8,3 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol e 11,9 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina
- Dimensões: 4,34 metros de comprimento, 1,58 m de altura, 1,82 m de largura e 2,64 m de entre-eixos, 490 litros de porta-malas e 47 litros de tanque de combustível
Citroën Basalt Feel 1.0 2025 – ficha técnica
- Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três cilindros, aspirado, flex
- Potência: 71/75 cv a 6000 rpm (gasolina/etanol)
- Torque: 10/10,5 kgfm a 3.250 rpm (gasolina/etanol)
- Câmbio: manual de cinco marchas
- Tração: dianteira
- 0 a 100 km/h: 16,4s e 15,2 segundos (gasolina/etanol)
- Velocidade máxima: 154 km/h e 157 km/h (gasolina/etanol)
- Citroën Basalt Feel 1.0 2025 (Inmetro): 9,2 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol e 13,2 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina
- Dimensões: 4,34 metros de comprimento, 1,58 m de altura, 1,82 m de largura e 2,64 m de entre-eixos, 490 litros de porta-malas e 47 litros de tanque de combustível
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Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.