Citroën Basalt 2025 vai concorrer contra quem?

O SUV Cupê chega ao Brasil ainda neste ano e já sabe com quem quer brigar
DR
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01.04.2024 às 11:20
O SUV Cupê chega ao Brasil ainda neste ano e já sabe com quem quer brigar

Revelado oficialmente na última terça-feira (27), o Citroen Basalt é o novo SUV Cupê da montadora que fará sua estreia mundial no Brasil ainda esse ano. Mas aonde o carro se posicionará no mercado? Contra quem ele vai competir?

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Ao que tudo indica, o veículo se colocará perto de Volkswagen Virtus e Fiat Fastback no mercado brasileiro. Além de ambos os carros serem também SUVs Cupês, possuem características de motorização compartilhadas e são afetados por estratégias de mercado.

 

Pelo fato de a Stellantis ser dona tanto da Citroen quanto da Fiat, o grupo deve adotar o mesmo procedimento que adota em relação ao C3 e ao Pulse, e posicionar o Basalt um pouco abaixo do Fastback, para que os dois não briguem no mercado. Deste modo, as apenas variantes mais caras do veículo francês devem competir com as mais em conta do SUV italiano.

Sobre as características do motor, o Basalt possui o mesmo usado no Fastback, justamente por ambos serem da Stellantis, um 1.0 turboflex de até 130 cv de potência, 20,4 kgfm de torque e câmbio CVT de sete marchas.

 

Já em relação ao Volkswagen Nivus, o Basalt tem um trem de força que se assemelha a suas versões intermediárias. O propulsor que está presente no SUV da marca alemã é um 1.0 turbo 200 TSI, com 128 cv, 20,4 kgfm e transmissão automática de seis marchas.

Ainda não temos as medidas oficiais do modelo, no entanto, se fossemos apostar, o Basalt deverá ter o porte similar com o Volkswagen Nivus, mas com um melhor aproveitamento do espaço, algo que é característico dessa plataforma.

 

Entre os itens de série, o Basalt deve se assimilar em conectividade, já que sua central multimídia terá Apple CarPlay e Android Auto, mas não deverá ter os sistemas de rastreamento e atendimento de emergência do Fiat Fastback.

Já na parte de segurança, se quiser se igualar aos rivais, o Basalt precisará de mais airbags, já que Nivus e Fastback possuem seis bolsas, enquanto os demais Citroën são equipados com apenas quatro. Itens como frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa e outros assistentes ao condutor também seria inédito nos modelos da marca francesa, enquanto os rivais já possuem alguns desses sistemas.

 

Sem levar em conta o segmento e rendimento do conjunto motor, pode-se dizer que por conta de seu preço, o Citroen Basalt também poderá fazer frente ao Renault Kardian e Fiat Pulse, na categoria mais abrangente de SUVs de entrada.

O que sabemos sobre o Citroën Basalt?

 

O modelo complementa a gama da marca já formada por C3 e C3 Aircross. A novidade contará com a mesma plataforma CMP dos dois irmãos, herdando parte de sua estrutura e os faróis com truque para parecerem divididos em suas seções.

O destaque do modelo será sua traseira no estilo do Fiat Fastback, assim sua coluna traseira terá um caimento acentuado rumo a parte de trás do carro, sendo na verdade um SUV cupê, algo que a Mobiauto já havia avisado em maio do ano passado. As lanternas trazem forma mais quadrada e arranjo interno com assinatura em LED.

 

Vale lembrar que o Basalt chega para encerrar os lançamentos do projeto C-Cubed (C³). Esse projeto previa três lançamentos: C3, C3 Aircorss e agora o Basalt. Novos produtos serão frutos do investimento de R$ 30 bilhões da Stellantis. 

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