Como a Stellantis é líder de vendas em SUVs sem ter o modelo mais vendido

Marca organizou uma escala de produtos e marcas, além de investir pesado no segmento
Renan Rodrigues
Por
08.04.2024 às 12:40
Marca organizou uma escala de produtos e marcas, além de investir pesado no segmento

Até 2021, a Jeep era detentora do título de SUV mais vendido do Brasil com o Renegade. Naquele mesmo ano, a fusão de FCA (Fiat Chrysler Automotive) e PSA (Peugeot Citroën) foi confirmada e algumas coisas mudaram. O conglomerado formado, Stellantis, começou a olhar para as demais marcas do grupo e posicioná-las em uma espécie de escada em termos de preços e posicionamento.

Dessa forma, temos Fiat e Citroën na base, como marcas de entrada, enquanto Peugeot e Jeep são posicionadas acima como um produto mais desejado em relação as irmãs. Isso contando as quatro principais marcas do grupo, já que acima ainda temos a Ram, por exemplo, enquanto a Abarth é a preparadora esportiva de modelos Fiat.

Você também pode se interessar por:

Porém, mesmo que tenha perdido a posição na liderança, com Renegade e Compass, a Jeep ainda é a marca que mais vende SUVs no Brasil. Para além disso, o conglomerado, considerando as quatro marcas, vende mais que os rivais de maneira disparada.

Para efeitos de comparação, em 2021, Renegade e Compass foram responsáveis por 21,67% do mercado. Hoje, a dupla representa 13,61% do mercado, que está maior, saltando de 688.345 carros para 782.349 vendas. Em números absolutos, em 2021, a dupla da Jeep emplacou 144.819, enquanto no ano passado foram 106.495.

No entanto, depois da formação da Stellantis, a Fiat ganhou dois SUVs para chamar de seu, mais precisamente Pulse e Fastback. O Pulse foi emplacado em 45.808 oportunidades, enquanto o Fastback teve outras 40.402 vendas. O Jeep Commander ainda foi responsável por 19.874 vendas. O total, só das marcas originárias da FCA, foi de 212.579.

As francesas ainda contribuíram pouco para o total, foram 3.674 vendas do Citroën C4 Cactus e 1.728 emplacamentos do Peugeot 2008. Somando tudo, temos 217.981 vendas de SUVs da Stellantis.

Contando todos os SUVs pertencentes às quatro marcas, a Stellantis possui incríveis 27,86% do mercado de SUVs. Portanto, é quase como se a cada 10 SUVs vendidos, o conglomerado vendesse três. E é assim que a marca consegue liderar o mercado de SUVs, mesmo que não tenha o líder.

E vem mais SUV por aí

E a tendência ainda é de crescimento. Para os próximos anos, graças a um investimento de R$ 30 bilhões, o conglomerado terá diversos lançamentos. O primeiro deles já aconteceu, é o Citroën C3 Aircross, apresentado no fim do último ano, mas que teve as versões de sete lugares lançadas esse ano.

Ainda na marca francesa, o Citroën Basalt, será um SUV compacto para brigar com Fiat Pulse e Volkswagen Nivus. Já a irmã, a Peugeot, terá a nova geração do 2008, prevista para esse ano com motor 1.0 turbo.

Por fim, a Jeep terá uma nova geração do Compass, que não irá tirar o modelo atual de linha, o que aumenta o potencial de vendas do modelo. Além da chegada do Avenger, um SUV com plataforma da Peugeot, feito em Betim e que deverá substituir o Renegade na gama da marca.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários