Chevrolet S10: facelift em 2024 pode ser último sopro de vida da picape

Picape receberá visual parecido com a Colorado, vendida nos EUA, assim como seu SUV Trailblazer, mas não ganharão nova geração
Renan Rodrigues
Por
27.06.2023 às 20:18 • Atualizado em 30.06.2023
Picape receberá visual parecido com a Colorado, vendida nos EUA, assim como seu SUV Trailblazer, mas não ganharão nova geração

A Chevrolet S10 receberá, em 2024, mais uma atualização na atual geração. Ao contrário do plano inicial, em que a marca apresentaria uma nova geração, a Chevrolet irá realizar apenas um facelift profundo, tal qual a Volkswagen com a Amarok.

O que não sabíamos ainda, é que esta pode ser a última atualização da picape e de seu SUV irmão, o Trailblazer. Segundo o site GM Authority, os dois modelos podem não receber novidades após a atualização prevista. E são dois os motivos para essa possível decisão.

O primeiro deles diz respeito ao plano da General Motors em vender somente carros elétricos em 2035, inclusive no Brasil, onde a empresa espera fabricar a partir de 2030 e com a possibilidade de colaboração da Honda.

Você também pode se interessar por:

Essa cronologia faria sentido com a nova informação sobre o fim da S10 e Traiblazer. Se for apresentada no segundo semestre como linha 2025, o facelift é capaz de durar até 2030 ou 2031, quando a GM pode ter uma solução elétrica para o segmento.

O segundo ponto é sobre os tamanhos dos mercados. A S10 ainda é uma boa competidora no mercado brasileiro, além de Argentina e Colômbia. No entanto, o tamanho atual desses mercados não justifica o investimento em uma nova geração, ao menos na visão dos colegas do GM Autorithy.

Analisando os números da Fenabrave, de fato a Chevrolet possui problemas, especialmente com o Traiblazer, que até maio emplacou apenas 792 unidades contra 5.613 do Toyota SW4, o principal rival. Já a S10 se sai melhor, com 11.380 vendas, atrás apenas da Hilux com 17.793, mas a nova Ford Ranger está chegando e prometendo competir fortemente.

Como serão Chevrolet S10 e Traiblazer 2024

O visual será inspirado na Colorado, a prima da S10 vendida nos Estados Unidos. A dianteira ficará mais alta e com linhas mais robustas no para-choque. Os faróis, provavelmente em LED nas versões mais caras, serão mais afilados e o capô ganhará vincos.

Na traseira haverá menos novidades, entre elas, novos desenhos das lanternas, que também terão assinatura em LED, além do novo desenho do para-choque.

A grande novidade fica para o interior que, de alguma forma, seguirá à risca o desenho do painel da Colorado, incluindo quadro de instrumentos 100% digital e central multimídia integrada ao cluster. Nos EUA, a picape conta com carregador de celular por indução e até Head-Up Display.

O Traiblazer seguirá como versão SUV da picape, portanto, a dianteira inspirada na Colorado, mas a traseira não deverá mudar tanto em relação ao modelo atual.

Projeções: Kleber Silva / @kdesignag

Comentários