Chevrolet Cobalt usado é sedan espaçoso e robusto mais barato que Fiat Mobi 0km
O Chevrolet Cobalt foi um dos produtos da controversa renovação de portfólio da General Motors na América do Sul no começo dos anos 2010, quando a fabricante deixou os carros baseados em projetos da alemã Opel e passou a se dedicar a modelos de baixo custo.
O Cobalt foi lançado em 2011 para competir contra Fiat Grand Siena, Nissan Versa e Renault Logan na categoria de sedans compactos-médios, voltados ao público que buscava por um carro espaçoso e funcional, mas que ainda não tinha poder financeiro para pagar pelo refinamento e status de um sedan médio, como Chevrolet Cruze, Honda Civic e Toyota Corolla.
Você também pode se interessar por:
- Por que um antigo Chevrolet Cobalt está rodando com placas de teste?
- Chevrolet Cobalt tem até kit de Mercedes para seguir vivo do outro lado do mundo
- Chevrolet Cobalt: sedan se recusa a morrer e terá nova reestilização
- Segredo: Chevrolet Montana terá novo visual contra futuras rivais
Construído a partir da plataforma GSV – Global Small Vehicle (a mesma da minivan Spin), o Cobalt mede 4,47 metros de comprimento, 1,73 m de largura e 1,51 m de altura. O entre-eixos de 2,62 m é bem aproveitado e confere espaço interno de fazer inveja à maioria dos sedans médios, enquanto o porta-malas é um “latifúndio” de 563 litros de capacidade.
As suspensões dos tipos McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira) têm acerto voltado ao conforto, mas garantem rodar estável e bem assentado na estrada.
O Chevrolet Cobalt sempre foi comercializado com a motorização EconoFlex 1.4 8V flex de até 102 cv de potência e 13 kgfm de torque, combinado ao câmbio manual de cinco marchas. Devido à relação peso/potência desfavorável, esse propulsor tem desempenho limitado e consumo elevado.
A partir de 2012, o sedan passou a oferecer o 1.8 8V flex, que também podia ser atrelado à caixa automática de seis velocidades. Os 108 cv de potência e 17,1 kgfm de torque se mostraram mais adequados para o porte do sedan.
Independentemente da motorização, o Chevrolet Cobalt é conhecido por ter mecânica robusta e de manutenção descomplicada. Pelo fato de compartilhar componentes com outros modelos da Chevrolet, as peças de reposição são facilmente encontradas no mercado.
Em 2015, na virada para a linha 2016, o polêmico visual do Chevrolet Cobalt foi retocado e deu um estilo mais harmônico ao sedan, que passou a ostentar faróis horizontais e lanternas invadindo a tampa do porta-malas. A cabine também foi atualizada com acabamento mais esmerado e novos equipamentos, como o sistema de concierge e rastreamento OnStar.
Além da atualização visual e de conteúdo, o Cobalt sofreu melhorias mecânicas voltadas à redução do consumo de combustível, como a adoção de direção elétrica, grade frontal ativa e peças internas do motor com menor atrito.
O Chevrolet Cobalt saiu de linha em 2020 para dar lugar ao Onix Plus, oriundo de um projeto mais moderno e dotado de motor turbo, mas ainda é uma opção a ser considerada no mercado de usados por aliar espaço interno generoso e mecânica confiável a preço relativamente baixo.
Principais equipamentos do Chevrolet Cobalt:
No lançamento, a versão de entrada LS, destinada a frotistas, trazia apenas o essencial: direção hidráulica, ar-condicionado, painel com mostrador digital, chave canivete, desembaçador do vidro traseiro, travas elétricas das portas e porta-malas, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro com encosto rebatível 60/40 e rodas de aço de 15 polegadas.
Na LT eram adicionados airbags frontais, freios com ABS, grade frontal cromada, coluna de direção com regulagem de altura, chave canivete, vidros dianteiros elétricos, alarme e revestimento interno bicolor.
Por fim, a LTZ acrescentava faróis de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas, acabamento cromado nas maçanetas internas e nos comandos do ar-condicionado, rádio AM/FM com CD player/MP3 e Bluetooth, computador de bordo, vidros, travas e retrovisores elétricos.
Em 2015, a Chevrolet lançou o Cobalt Graphite, uma série especial posicionada acima da LTZ. Nessa configuração, o sedan incorporava bancos e volante revestidos de couro, central multimídia MyLink com moldura em preto brilhante, tapetes acarpetados e soleira de alumínio. Por fora, as novidades eram os faróis escurecidos com lâmpadas Blue Vision, frisos na cor da carroceria, rodas de 15 polegadas com acabamento diamantado e emblemas alusivos à versão.
A partir da linha 2016, junto com a reestilização, o sedan ganhava a central multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay, combinada ao sistema OnStar. O conteúdo das versões não foi alterado, com exceção da nova versão topo de linha Elite, que saía de fábrica com bancos revestidos de couro marrom, câmera de ré, sensor de chuva e faróis com acendimento automático.
No entanto, o Chevrolet Cobalt, por se tratar de um projeto defasado, fica devendo mais equipamentos de segurança, como airbags laterais e de cortina, por exemplo.
Pontos positivos do Chevrolet Cobalt:
- Espaço interno
- Porta-malas
- Robustez mecânica
- Rodar confortável
Pontos negativos do Chevrolet Cobalt:
- Visual da primeira fase (2011 a 2015)
- Desempenho do motor 1.4
- Consumo do motor 1.4
- Acabamento das versões de entrada
- Apenas airbags frontais e freios ABS como equipamentos de segurança
Preços do Chevrolet Cobalt na tabela fipe:
Linha 2011
- Cobalt LS 1.4 8V flex MT – R$ 27.726
Linha 2012
- Cobalt LS 1.4 8V flex MT – R$ 31.412
- Cobalt LT 1.4 8V flex MT – R$ 32.037
- Cobalt LTZ 1.4 8V flex MT – R$ 35.698
Linha 2013
- Cobalt LS 1.4 8V flex MT – R$ 35.654
- Cobalt LT 1.4 8V flex MT – R$ 34.464
- Cobalt LTZ 1.4 8V flex MT – R$ 38.086
- Cobalt LTZ 1.8 8V flex AT – R$ 39.630
Linha 2014
- Cobalt LS 1.4 8V flex MT – R$ 36.546
- Cobalt LT 1.4 8V flex MT – R$ 38.682
- Cobalt LT 1.8 8V flex MT – R$ 36.981
- Cobalt LTZ 1.4 8V flex MT – R$ 39.221
- Cobalt LTZ 1.8 8V flex AT – R$ 39.430
- Cobalt LTZ 1.8 8V flex AT – R$ 40.690
Linha 2015
- Cobalt LS 1.4 8V flex MT – R$ 37.460
- Cobalt LT 1.4 8V flex MT – R$ 39.650
- Cobalt LT 1.8 8V flex MT – R$ 42.182
- Cobalt LT 1.8 8V flex AT – R$ 43.234
- Cobalt LTZ 1.4 8V flex MT – R$ 42.022
- Cobalt LTZ 1.8 8V flex AT – R$ 43.148
- Cobalt LTZ 1.8 8V flex AT – R$ 43.810
- Cobalt Graphite 1.8 8V flex MT – R$ 42.263
- Cobalt Graphite 1.8 8V flex AT – R$ 36.912
Linha 2016
- Cobalt LT 1.4 8V flex MT – R$ 43.703
- Cobalt LT 1.8 8V flex AT – R$ 43.703
- Cobalt LTZ 1.4 8V flex MT – R$ 46.167
- Cobalt LTZ 1.8 8V flex AT – R$ 49.985
- Cobalt LTZ 1.8 8V flex AT – R$ 51.536
- Cobalt Elite 1.8 8V flex AT – R$ 53.967
Linha 2017
- Cobalt LT 1.8 8V flex AT – R$ 44.796
- Cobalt LTZ 1.4 8V flex MT – R$ 47.322
- Cobalt LTZ 1.8 8V flex MT – R$ 52.072
- Cobalt LTZ 1.8 8V flex AT – R$ 52.825
- Cobalt Elite 1.8 8V flex AT – R$ 55.317
Linha 2018
- Cobalt LT 1.4 8V flex MT – R$ 53.243
- Cobalt LTZ 1.4 8V flex MT – R$ 53.488
- Cobalt LTZ 1.8 8V flex MT – R$ 55.662
- Cobalt LTZ 1.8 8V flex AT – R$ 55.846
- Cobalt Elite 1.8 8V flex AT – R$ 56.700
Linha 2019
- Cobalt LT 1.4 8V flex MT – R$ 57.066
- Cobalt LTZ 1.4 8V flex MT – R$ 57.969
- Cobalt 1.8 8V flex AT – R$ 59.897
- Cobalt LTZ 1.8 8V flex MT – R$ 59.686
- Cobalt LTZ 1.8 8V flex AT – R$ 60.580
- Cobalt Elite 1.8 8V flex AT – R$ 63.326
Linha 2020
- Cobalt LT 1.4 8V flex MT – R$ 59.260
- Cobalt LTZ 1.4 8V flex MT – R$ 64.208
- Cobalt 1.8 8V flex AT – R$ 67.157
- Cobalt LTZ 1.8 8V flex MT – R$ 67.565
- Cobalt LTZ 1.8 8V flex AT – R$ 69.462
Por Guilherme Silva