Chevrolet Camaro se despede do Brasil 10 anos após virar hit nacional

Versão “Collection” terá 125 unidades fabricadas e será exclusiva do mercado brasileiro. Relembre a trajetória do muscle em nosso mercado
LF
Por
08.12.2023 às 14:55
Versão “Collection” terá 125 unidades fabricadas e será exclusiva do mercado brasileiro. Relembre a trajetória do muscle em nosso mercado

Já é de conhecimento geral que o Chevrolet Camaro sairá de linha, pelo menos como conhecemos. O esportivo V8 irá acompanhar o rival Mustang, tornando-se elétrico. O sucessor será lançado provavelmente em 2025. Com isso, a Chevrolet anunciou uma nova série limitada de despedida do muscle para o mercado brasileiro, chamada Collection.

A ligação dos fãs automotivos com o Chevrolet Camaro é muito forte, tanto mundialmente quanto no Brasil, em específico.  No cenário internacional, a presença dele no famoso filme “Transformers”, onde Bumblebee, personagem principal do longa, é um robô extraterrestre que se transforma no muscle car americano, conquistou o mundo.

Você também pode se interessar por:

Trazendo um pouco mais para o nosso mercado, o sucesso de 2011 da dupla Munhoz e Mariano, “Camaro Amarelo”, contribuiu para que o modelo esportivo virasse sonho de consumo, quase um fetiche no País. Curiosamente, ao mesmo tempo em que atiçou a curiosidade das classes mais baixas, a música fez a elite brasileira torcer o nariz para o esportivo, comprometendo suas vendas.

Com o tempo passando e o mercado se atualizando, o Camaro trocou de geração em 2016, quando ganhou um visual e uma dinâmica mais modernas, mantendo a clássica grade bipartida, recortada por uma faixa na cor da carroceria, balanço dianteiro exageradamente grande e linhas musculosas tão características do modelo.

Porém, ainda impactado pelo “estrago” causado pela música sertaneja, o Camaro não conseguiu ter o mesmo número de vendas da antiga geração. O muscle também chegou a contar com uma configuração conversível, disponível no Brasil desde 2014.

Como será o Chevrolet Camaro Collection

Nenhuma imagem ou dados da versão de despedida foram revelados até o momento. O que se sabe é que serão 125 unidades numeradas, exclusivas para o mercado brasileiro, além de que o esportivo terá acabamento inspirado no clássico modelo Z/28 da década de 60.

O motor deve ser o mesmo que temos hoje em dia no mercado: um V8 naturalmente aspirado de 6,2 litros, com 461 cv de potência 62,9 kgfm de torque, acompanhado de um câmbio automático de dez marchas (o mesmo do rival Ford Mustang) e tração traseira. Com essa cavalaria, ele vai de 0 a 100 km/h em apenas 4,2 segundos.

Despedida americana

Apesar de a série especial Collection ser exclusiva do Brasil, o Chevrolet Camaro também ganhou uma edição de despedida nos Estados Unidos, a Collector’s Edition, na cor Panther Black e listras em Santin Black. A edição especial traz ainda o spoiler traseiro da versão ZL1, acompanhado de rodas pretas de 20 polegadas.

Comentários