Chevrolet Camaro se despede do Brasil 10 anos após virar hit nacional
Já é de conhecimento geral que o Chevrolet Camaro sairá de linha, pelo menos como conhecemos. O esportivo V8 irá acompanhar o rival Mustang, tornando-se elétrico. O sucessor será lançado provavelmente em 2025. Com isso, a Chevrolet anunciou uma nova série limitada de despedida do muscle para o mercado brasileiro, chamada Collection.
A ligação dos fãs automotivos com o Chevrolet Camaro é muito forte, tanto mundialmente quanto no Brasil, em específico. No cenário internacional, a presença dele no famoso filme “Transformers”, onde Bumblebee, personagem principal do longa, é um robô extraterrestre que se transforma no muscle car americano, conquistou o mundo.
Você também pode se interessar por:
- Ford Mustang Mach E custará menos de R$ 1.000 por cv
- Avaliação: Ford Mustang Mach E é um pecado bom de cometer
- Chevrolet Camaro SS: os custos para manter um esportivo de R$ 500.000
- Mini-Camaro “deita” no drift com peças de Chevette, Gol e motor de Hornet
Trazendo um pouco mais para o nosso mercado, o sucesso de 2011 da dupla Munhoz e Mariano, “Camaro Amarelo”, contribuiu para que o modelo esportivo virasse sonho de consumo, quase um fetiche no País. Curiosamente, ao mesmo tempo em que atiçou a curiosidade das classes mais baixas, a música fez a elite brasileira torcer o nariz para o esportivo, comprometendo suas vendas.
Com o tempo passando e o mercado se atualizando, o Camaro trocou de geração em 2016, quando ganhou um visual e uma dinâmica mais modernas, mantendo a clássica grade bipartida, recortada por uma faixa na cor da carroceria, balanço dianteiro exageradamente grande e linhas musculosas tão características do modelo.
Porém, ainda impactado pelo “estrago” causado pela música sertaneja, o Camaro não conseguiu ter o mesmo número de vendas da antiga geração. O muscle também chegou a contar com uma configuração conversível, disponível no Brasil desde 2014.
Como será o Chevrolet Camaro Collection
Nenhuma imagem ou dados da versão de despedida foram revelados até o momento. O que se sabe é que serão 125 unidades numeradas, exclusivas para o mercado brasileiro, além de que o esportivo terá acabamento inspirado no clássico modelo Z/28 da década de 60.
O motor deve ser o mesmo que temos hoje em dia no mercado: um V8 naturalmente aspirado de 6,2 litros, com 461 cv de potência 62,9 kgfm de torque, acompanhado de um câmbio automático de dez marchas (o mesmo do rival Ford Mustang) e tração traseira. Com essa cavalaria, ele vai de 0 a 100 km/h em apenas 4,2 segundos.
Despedida americana
Apesar de a série especial Collection ser exclusiva do Brasil, o Chevrolet Camaro também ganhou uma edição de despedida nos Estados Unidos, a Collector’s Edition, na cor Panther Black e listras em Santin Black. A edição especial traz ainda o spoiler traseiro da versão ZL1, acompanhado de rodas pretas de 20 polegadas.
Por Lucas Frasson
Jornalista Automotivo
Formado em jornalismo desde 2024, sempre gostou muito do mundo automotivo, além de esporte e velocidade. Tem o prazer em se comunicar e levar informações para as pessoas.